Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Sociedade

Quem quer ser uma CHAEBOL? Então conheça as 7 REGRAS!

Herdeiro bilionário conhece garota comum, os dois se apaixonam, passam por alguns problemas, se casam e vivem felizes para sempre. Já ouviu essa história antes, né? O clichê número 1 do mundo cinematográfico é ainda mais comum quando falamos de K-Dramas, mas nestes o herdeiro é chamado de chaebol (e invariavelmente tem uma mãe terrível e um envelope cheio de grana, né?).

Cena do drama “Boys over Flowers”.

Chaebols são, basicamente, as famílias que controlam as maiores empresas sul-coreanas (Samsung, Hyundai, LG, Asiana, etc.). Nos anos 60 o governo da Coreia do Sul, visando um rápido desenvolvimento do setor industrial, investiu pesadamente nestas empresas, que já eram grandes e, com incentivos fiscais e empréstimos milionários, evoluíram para gigantes não só dentro de seu país, como internacionalmente.

Os conglomerados conhecidos como chaebols se tornaram um exemplo de crescimento e a face que a Coreia do Sul gostaria de exibir no exterior. Nos anos recentes, diversos escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro levaram parte da sociedade a odiar tudo que essas grandes famílias representam, mas o sonho de princesa de ser tornar parte da elite sul-coreana ainda vive nas mentes de muitas garotas.

A musa de grande parte dessas garotas é Noh Hyun-Jung. Vinda de uma família comum, Noh batalhou para se tornar âncora de TV e arrebatou muitos corações ao se tornar MC do famoso programa de entretenimento “Star Golden Bell”, entre os corações arrebatados estava o de Chung Dae Sun herdeiro da Hyundai e, facilmente, um dos homens mais ricos do país. Os dois se conheceram e se casaram poucos meses depois, Noh deixou a carreira de lado e se dedicou à função esposa e mãe.

As regras para ser uma chaebol

Como acontece com todo famoso ou com a família real inglesa, por exemplo, a vida da ex-âncora é tópico de muita curiosidade e escrutinação por parte da mídia coreana e, recentemente, esta publicou o que seriam As 7 regras de uma nora chaebol, seguidas à risca por Noh Hyun-Jung.

  1. Seja sempre humilde;

  2. Aja com cautela;

  3. Nunca aja de maneira a chamar atenção;

  4. Vegetais devem ser comprados diretamente da feira;

  5. Mantenha um descrição detalhada de todos os gastos (!);

  6. Comparecer a cada funeral ou aniversário de morte é mandatório;

  7. Deve-se saber de cor os nomes de todos os idosos da família (considerando o quão grandes essas famílias são, haja nomes!).

Outras recomendações incluem ainda: acordar antes das 5 da manhã, tomar café por volta das 4:30 e sempre usar hanboks (a roupa tradicional coreana) em eventos sociais.

A internet entrou em polvorosa, comentários inundaram as redes sociais, a maioria deles mostrando choque pela vibe retrograda das regras e/ou admiração pela disciplina exigida para segui-las. A única coisa na qual todos os netizens (usuários da internet) parecem ter concordado é: a vida de chaebol não é tão fácil quanto se imagina, mas talvez todo o dinheiro deve ajudar a aliviar o peso de tantas regras, não é mesmo? Ou talvez não.

E você teria a coragem e o emocional para ser uma nora das famílias bilionárias da Coreia?

Jeiciane Torres
Fonte: Yanpah news, Naver, Osun, Huffington post
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido