Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

K-Pop: série “Explicando”, do Netflix, tenta entender a origem do fenômeno

A KoreaIN convidou um "não-kpopper" para assistir ao novo lançamento da Netflix, a série "Explicando". Em seu quarto episódio a série tentou explicar a origem do Fenômeno do KPOP, que tem conquistado centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo. Confira abaixo a review escrita por Guilherme Rosa.

É possível explicar um fenômeno? O episódio mais recente da série “Explicando”, original Netflix, tem essa difícil missão: entender como o K-Pop se tornou o fenômeno de popularidade dos dias de hoje. A primeira vez que o K-Pop impactou as pessoas, antes mesmo de ser chamado assim, foi em 1992 com os garotos do Seo Taiji&Boys, que surgiram cantando e dançando na TV sul coreana e pegaram a todos de surpresa.

O contexto histórico também merece ser relatado. A Coreia do Sul havia saído de uma ditadura não havia muito tempo e via sua economia crescer vertiginosamente. Tudo parecia conspirar para o surgimento de algo muito grande. O Seo Taiji&Boys se aposentou quando chegou ao topo, somente dois anos após o seu lançamento oficial. Mas o seu legado já era maior do que o seu nome e a partir daí diversos outros grupos começaram a colocar seus nomes na história.

Em terras orientais o K-Pop é um fenômeno de grandes cifras desde aquela época, porém a sua globalização encontrou em PSY e o seu “Gangnam Style” (o primeiro clipe na história do YouTube a atingir um bilhão de visualizações) um grande aliado. Foi lá em 2012 que o mundo todo teve notícia do que estaria por vir. E se essa história fosse contada em grandes capítulos, um novo começou em 2017 (e dura até hoje) com o grupo-exportação BTS, destinado a fazer história e a quebrar recordes.

O documentário ainda aborda outras questões recorrentes no universo K-Pop como a devoção (exagerada?) de muitos fãs, os bastidores da formação dos grupos, a doutrinação dos membros, os contratos muitas vezes abusivos (que aos poucos vem sendo deixados no passado), a intensa rotina de trabalho dos astros e a indústria por trás dessa geração de novos ídolos globais.
Vale o play! Já disponível no Netflix!

https://www.netflix.com/br/title/80216752

Por Guilherme Rosa
Fonte: Netflix
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido