Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Especiais

5 coisas que você NÃO percebeu nos MV’s do OH MY GIRL

É inegável que Oh My Girl é um girlgroup completo. Vocais doces e também poderosos, coregrafias elaboradas e músicas inesquecíveis são características que aparecem em cada comeback. Além disso tudo, elas ainda entregam MVs lindos e que representam bem suas músicas e o grupo como um todo.
No meio das histórias que contam, não é incomum deixarmos passar alguns detalhes do clipe que podem deixá-los ainda mais mágicos. Por isso, hoje vamos mostrar o que você talvez não tenha percebido nos MVs do Oh My Girl.

  1. As simbologias de Closer

Closer é um MV tão profundo que para falar de toda sua história é preciso fazer uma análise completa de cada elemento do vídeo. Para simplificar, vamos retratar de alguns elementos que fazem referências a histórias conhecidas, como contos de fadas e mitologia. Isso porque o enredo deste clipe denota justamente um conto fantasioso, mas que representa passagem do tempo (a janela em forma de relógio, o carro abandonado e envelhecido, por exemplo).

A começar, temos a Binnie representando simultaneamente a inocência da Chapeuzinho Vermelho e a figura de Caronte, o barqueiro da mitologia grega que leva as almas para o submundo. Não a toa, durante a travessia da YooA ela encontra um veado, símbolo de espiritualidade e um mensageiro. Com a chegada de YooA no seu destino, ela atravessa um espelho, que mostra uma outra realidade, no caso, um outro período temporal daquele lugar. Lá ela encontra a Arin e as outras meninas atraídas por uma maçã dourada, o fruto proibido e também que leva a Branca de Neve ao sono eterno.

YooA tenta pará-la, mas falha e Arin come a maça, fazendo-a adormecer e aquele paraíso de todas desaparecer. O tal paraíso, como é mostrado nas memórias alegres delas se divertindo, remete diretamente a Alice nos País das Maravilhas, um lugar onde o tempo não passa. É uma união inteligente de contos famosos com referências ao tempo, nesse mundo mágico de Closer.

  1. As constelações de Closer

Ainda falando deste primeiro comeback do grupo, o destaque em particular agora é para a coreografia do clipe. Enquanto a letra fala sobre de aproximar de alguém, ela também inclui pedidos de desejos para estrelas cadentes e de olhar para os céus e para as constelações. Pois bem, para associar tudo isso, a dança das meninas neste lugar fantasioso desenha a todo momento as estrelas, como se elas próprias fossem estrelas no céu. Para ver os desenhos perfeitamente, é preciso ver de cima, do ponto de vista da janela em forma de relógio no teto.

Assim como nós precisamos olhar para cima para ver as constelações, na história o “céu” precisaria olhar para baixo para ver o brilho delas. Por isso a WM Entertainment lançou uma versão especial do MV visto de cima. Dessa forma, com o posicionamento delas, elas fazem os desenhos que representam primeiro o sol, depois a lua, e em seguida todos os signos do zodíaco, de Áries até Peixes, que representam as constelações.

  1. Os detalhes de Liar Liar

Liar Liar tem um clipe divertido e colorido. Embora não tão complexo quanto Closer, não deixa de ter detalhes interessantes para notarmos. O principal ponto é que duas integrantes, YooA e Arin, vestem roupas com desenhos da animação de Alice no País das Maravilhas. Inclusive a blusa da Arin ainda inclui escrito “OMG”, sigla da expressão “Oh My God” e, claro, do grupo Oh My Girl.

Bônus: o “erro” divertido da Hyojung. Bem no final do MV, ela termina a música e sai do cenário andando para trás enquanto o nome da música aparece no meio. É possível ver no rosto dela sua dificuldade em andar pela curva do corredor, o que inclusive a leva a bater em uma parede no processo. Uma cena atrapalhada e divertida da líder do grupo.

  1. Homenagem à JinE em Coloring Book

Depois de Windy Day, a JinE se afastou – e eventualmente saiu – do grupo para se tratar da anorexia que havia desenvolvido. Como uma forma de mostrar que ela continuaria junto com o grupo, quando as meninas voltaram com Coloring Book, foi feita uma homenagem. Na época de Liar Liar, uma das linhas de JinE na música dizia, em tradução livre, “sou como uma baleia solitária em um oceano rosa”. Além disso, durante as promoções cada uma delas vestia uma cor diferente e a da JinE era rosa e seu penteado era para lembrar o formato de um golfinho. Então, no final do MV de Coloring Book há uma cena em que um golfinho rosa nada atrás das meninas dançando. Ele simboliza a JinE, estando sempre com o grupo.

  1. Os easter eggs em Secret Garden

Toda a história do MV utiliza elementos de outros vídeos do grupo para relembrar os últimos três anos de existência do Oh My Girl e toda a evolução das meninas nesse tempo. De Cupid, as flores de cerejeira que caem nas mãos de Jiho e também o quarto onde elas aparecem dormindo, e agora Hyojung dorme. De Closer, Mimi trabalha em um restaurante onde podemos ver uma maçã (a maçã dourada da maldição) e depois ela mesma dormindo. Ao seu lado, ainda, aparece um veado e um barco sobre a água, os mesmos que aparecem em Closer.

Assim como elas ficaram submersas em Liar Liar, Hyojung aparece em uma sala cercada de peixes e outros animais marinhos, como uma baleia. Essa baleia também é referência direta a JinE e sua parte desta música. Windy Day está presente neste MV de diversas formas. A caixa que Arin abre trazendo vento, a gaiola vazia que Binnie carrega, e até mesmo o pássaro que ela vê voando e até as flores do pequeno jardim de YooA. E ainda em Windy Day elas aparecem como veados, em Secret Garden eles reaparecem na escultura de Hyojung, na decoração da Seunghee e na janela da Jiho.

De Coloring Book, a cozinha colorida vista por uma janela é a mesma onde Mimi trabalha em Secret Garden. E ainda, Seunghee, que aparece nesse MV desenhando, tem um quadro-negro escrito “Color”, palavra que elas repetem várias vezes em Coloring Book. E ainda, a representação de JinE retorna vindo do desenho de Seunghee.

Agora que já conheceu a magia dos MVs do Oh My Girl, que tal conhecer a magia delas pessoalmente? O grupo será o primeiro a visitar o Brasil em 2019, com sua primeira turnê com fansigns e um show em São Paulo. A primeira parada é no Rio de Janeiro, dia 29, em seguida Porto Alegre dia 30 e Curitiba dia 31. Elas encerram em São Paulo, com o show no dia 2 e o fansign dia 3.
Compre seu ingresso aqui: https://www.sympla.com.br/hwstar

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: wm entertainment, naver, wikiwand, seoulbeats, allkpop, aminoapps, kpoptimeout koreaboo, criticalkpop, twitter, kpopreviewed
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido