Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cinema Entretenimento

Don Lee: do cinema coreano pra Hollywood. Conheça o novo “Eterno” da Marvel

No último dia da Comic Con San Diego (22/07), na Califórnia, o Estúdio Marvel anunciou a Fase 4 de MCU (Marvel Cinematic Universe). A sequência de filmes que já fazem parte do coração geek devem surgir a partir do próximo ano, consequentemente, novos heróis vão ganhar espaço nas telas. A grande aposta da Marvel é trazer o universo de “Os Eternos”, retratados nas histórias em quadrinhos como deuses super poderosos que habitaram a Terra antes mesmo dos humanos. 

Mas esta aposta vai além dos filmes. A grande surpresa (e revelação) foi a participação do ator Ma Dong-Seok, que se torna o primeiro ator sul coreano a ganhar o papel principal em um filme de Hollywood. Em “Os Eternos” ele atuará ao lado de Angelina Jolie, Richard Madden (Robb Stark de Game Of Thrones) , Kumail Nanjiani (ator e humorista), Lauren Ridloff (Connie de The Walking Dead), entre outros que serão confirmados.

Mas quem é Ma Dong-Seok no cinema sul coreano?

Conhecido como Don Lee (seu nome ocidentalizado por ser também um cidadão estados-unidense), fez sua estréia no ano de 2005 como coadjuvante no filme “Heven’s Soldier”. Na época, ainda sem muito tempo de tela, a participação lhe rendeu outras chances em grandes filmes e kdramas

Suas participações sempre foram mais comuns em filmes de ações, envolvendo gangue e comédia. A “cara fechada” mais querida da Coreia sempre chama atenção, e às vezes ganha até mesmo mais destaque do que o protagonista. Como foi o caso de “The Neighboor” (2012) um thriller que investiga a morte de uma criança, e o maior suspeito do crime são os moradores de um prédio onde… Todos parecem suspeitos até demais. Pela atuação, Don Lee recebeu 4 indicações a prêmios e dois troféus nos festivais: 49th Baeksang Arts Awards, como melhor ator coadjuvante e um prêmio de menção honrosa no 17th Puchon International Fantastic Film Festival.

O papel principal veio somente oito anos após sua estreia, em 2013, com “The Secret Scandal” (Norigae), onde dá vida ao jornalista Lee JangHo, que busca justiça ao investigar a morte da atriz Jung JiHee (Min Jihyun). A história qual causou um rebuliço na mídia, por retratar os abusos sexuais que a personagem havia sofrido com seu diretor. O filme rendeu o prêmio de melhor atriz para Min Jihyun como atriz revelação no 50th Grand Bell Awards.

Em “Nameless Gangster: Rules of the Time” (O gângster sem nome, em tradução livre), DongSeok é um policial que declara guerra contra aos grupos de bagunceiros e criminosos de Seul. Apesar do tempo de tela não ser tão grande, sua participação se faz mais do que necessária, como se o papel tivesse sido feito para ele. 

Em “One on One” (2014) recebeu outro papel principal como um grande vilão: líder de uma gangue de terroristas que são os maiores suspeitos de assassinarem uma estudante do colegial. O filme recebeu ótimas críticas e abriu a 11ª Edição do “Venice Days” no 71st Venice International Film Festival. 

Poster de “One on One”.

Fez também sua estreia como co-roteirista em Deep Trap (2015), onde também atuou. Suas cenas foram dirigidas pelo diretor HyeongJin Kwon e também por si mesmo. O filme de terror psicológico retrata a terrível aventura de Kwon JunSik (Jo HanSun) e Lee Soyeon (Kim MinKyung), um casal que é forçado a se isolar em uma ilha por causa de um psicopata que persegue a esposa. Na ilha os dois conhecem o misterioso Park Sungchul (Ma DongSeok). O filme recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no festival de cinema português, o Fantasporto.

Em “Derailed” (2016), ao lado de Choi Minho (SHINee), Don Lee dá vida a um maníaco que persegue um grupo de adolescente para cobrar uma dívida pessoal. O filme é de tirar o fôlego (literalmente) e repleto de cenas de pancadaria. Don Lee, mais uma vez, traz à tona o personagem malvado e durão que a gente torce para que se dê mal.

“The Bros” é a prova de que não apenas de filmes de ação vive Don Lee. O filme de comédia e melodrama explora a reconciliação de dois irmãos, após a morte do pai. No elenco os renomandos Lee DongHwi (Reply 1988, A Criada) e Lee Hanui (Comeback Mister, Tazza) entram em sintonia com Don Lee.

Pôster de “The Bros”. Don Lee ao lado de Lee Hanui e Lee DongHwi, da esquerda para a direita.

A grande “roubada de cena” do ator é em “Train To Busan”, ou Invasão Zumbi como ficou conhecido no Brasil. O filme coreano que foi um dos primeiros a entrarem em cartaz nos cinemas mundiais (incluindo até mesmo o Brasil nessa), rendeu ótimas críticas e trouxe novos apaixonados por cinema para o universo cinematográfico coreano. Don Lee é ator coadjuvante nessa obra, porém é impossível não se envolver com o carisma dele como o pai corajoso e audacioso que enfrenta uma horda de zumbis famintos e descontrolados para proteger sua esposa grávida. 

Finalizando a lista de filmes e a trajetória de Don Lee até aqui, eis uma obra para assistir obrigatoriamente: The Outlaws, filme de 2017 que ganha sequência agora em 2020! O filme é baseado em um caso real de investigação, conhecido por “Heuksapa Incident”, onde duas gangues travam uma batalha por território. O policial Ma Seok-Do (Don Lee) é incumbido como grande pacificador dessa guerra de gangue. A atuação de Don Lee nesse filme lhe presenteou com dois troféus de melhor ator no Golden Egg Awards e no 2nd Korea China Internacional Film. Além de duas indicações também como Melhor Ator nos festivais: 54th Baeksang Arts Awards e 23rd Chunsa Film Art Awards.

Cena de “The Outlaws”.

Fora do cinema, Don Lee é conhecido na televisão por seu papel na série “Bad Guys”, de 2014, onde interpreta um gângster visionário que se tornou líder em poucos dias. E também na série “Squad 38”, onde faz parte de um grupo de funcionários da Prefeitura para cobrar impostos dos mais ricos que evitam pagar o valor total. 
Antes de ser conhecido por seus filmes, Don Lee trabalhou como treinador pessoal de artes marciais para os lutadores Mark Coleman e Kevin Randleman. 

Ainda sobre “Os Eternos”

O filme “Os Eternos” (The Eternals) é baseado nas histórias em quadrinhos lançadas em 1972, onde seres divinos entram em conflito com uma raça inferior a deles e seus deuses criadores. A história dos personagens é baseada na mitologia grega e Inca, onde povos antigos cultuavam os deuses poderosos do universo, ligados -nem sempre- a natureza.

Don Lee será Gilgamesh, também conhecido como Forgoten One, que tem super força e sabe manipular armas. Invencível, talvez? E alerta de spoilers! Forgotten One é sim considerado um Vingador.

Será que a Marvel vai acrescentar Don Lee em filmes sequências? Resta-nos esperar para ver. Os Eternos tem previsão para ser lançado em Novembro de 2020.

Por Isabela Marques
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5)
Não retirar sem os créditos!

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido