Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

L (Infinite) anuncia saída de sua agência com carta aos fãs e gera polêmica

O cantor Kim Myung Soo, mais conhecido como L, anunciou nesta segunda (19) que não renovou seu contrato com a Woollim Entertainment, onde debutou como membro do grupo INFINITE, em 2010. No Instagram ele compartilhou uma carta contando sobre sua decisão e agradecendo ao fandom, INSPIRIT, pedindo apoio nesse novo desafio da vida. Ele também agradece aos outros integrantes e à empresa pelos momentos felizes que teve desde o início do grupo.

A carta

“Oi, aqui é Kim Myung Soo… L.
Eu inclino minha cabeça pedindo desculpas por vir aqui depois de tanto tempo para dar essa notícia triste e quero expressar gratidão por sempre terem me apoiado. O meu coração está pesado com a ideia de que essa notícia possa ser dolorosa para as INSPIRIT, que sempre me deram amor.
Com a semana passada sendo a final, meu contrato com a Woollim terminou
Eu tomei uma difícil decisão depois de pensar muito. 
Depois de muita deliberação, eu decidi seguir sozinho.
Senti que eu precisava de um novo desafio na minha vida e agora vou começar este novo desafio.
Enquanto estava na Woollim, pelo período de 10 anos, desde os meus dias de trainee até meu debut e até agora, eu senti e aprendi muito enquanto crescia.
Eu acho que o tempo passa muito rápido.
Todos os momentos passados juntos com as INSPIRIT depois de debutar como INFINITE  foram momentos felizes.
Nossos membros do INFINITE, com quem passei todos estes momentos juntos, todos esses momentos foram felizes por causa dos membros. Eu quero mais uma vez expressar minha gratidão e nossa promessa de que estaremos sempre juntos.
É difícil descrever em palavras quanta força os membros do INFINITE  e INSPIRIT me deram desde o debut até hoje.
Apesar de nós estarmos juntos de uma forma diferente do que antes, não há mudança na confiança de que vamos apoiar uns aos outros e estaremos juntos.
E também [agradeço] ao Lee Jung Yeop, a vice presidente Lee Ji Young e à toda a família Woollim que me permitiu inesquecíveis e valiosos momentos e [momentos de] felicidade, tanto quanto me apoiaram. Eu vou trabalhar duro com o coração agradecido para cumprimentar vocês depois de melhorar ainda mais.
Além disso, eu posso continuar com os membros do INFINITE, e vou fazer o meu melhor para estar com eles em qualquer momento que for necessário.
De novo, eu sinceramente agradeço às INSPIRIT, que acreditaram em mim e me deram um bom e caloroso amor.
Vou fazer o meu melhor para cumprimentar vocês em breve com maior crescimento.
Obrigado por ler essa longa carta até o final.

De Kim Myung Soo.”

A empresa também se pronunciou em relação à saída de L da agência e dos planos futuros do INFINITE:

“Olá,
Esta é a Woollim Entertainment.
Em primeiro lugar, expressamos sincera gratidão aos fãs que amam o grupo INFINITE.
Nosso contrato exclusivo com o membro do INFINITE, L (Kim Myung Soo), que está conosco há nove anos, terminou em 18 de agosto de 2019 (data de vencimento do contrato).
Recentemente, antes de seu vencimento de contrato exclusivo, tivemos uma discussão profunda com nosso artista L (Kim Myung Soo) por um longo tempo, e depois de uma discussão cuidadosa, a decisão foi tomada de não renovar o contrato.
L (Kim Myung Soo) [estreou] como um membro do grupo INFINITE em 2010, e ele colocou todo o seu esforço em atividades de diversos campos. Expressamos nossa sincera gratidão a L (Kim Myung Soo), que está junto conosco há nove anos desde 2010.
Pedimos que você mostre amor contínuo a L (Kim Myung Soo), e estaremos sinceramente torcendo por seu futuro.
Além disso, como os membros têm forte determinação sobre as atividades do grupo, a dissolução do INFINITE não está sendo considerada. Em relação à direção das atividades futuras do INFINITE, elas serão realizadas após discussão suficiente no futuro, já que há membros atualmente servindo nas forças armadas.”

A polêmica e a reação da Internet

Logo após a publicação da carta, surgiram declarações polêmicas de diversos fãs coreanos e internacionais. Os internautas repararam que a carta publicada por L continha trechos iguais e/ou semelhantes à cartas de agradecimento de outros artistas como Yookyung (AOA) e Bang Yongguk (B.A.P). Até o momento os k-netizens dizem identificar trechos vindos de 6 cartas diferentes, de artistas que deixaram suas respectivas agências.

Por: theqoo; Tradução pannchoa.

As cores marcadas correspondem a partes da carta de L, em que os público apontou semelhanças com às cartas de Bang Yongguk (BAP em menta), Lee Gaeun (After School em laranja), Youkyung (AOA em rosa), Jimin (do duo 15& em verde), Hoya (Infinite em azul) e Seohyun (SNSD em amarelo);

A KoreaIN reuniu algumas reações dos fãs do INFINITE pelo twitter em relação a saída de L da Woollim Entertainment e as acusações em relação a “carta plagiada”.

E você, o que pensa sobre a acusação? Se trata apenas de uma coincidência, já que os artistas podem compartilhar de sentimentos parecidos, ou L realmente se inspirou em cartas de outras pessoas? Conta pra gente!

Por Daniele Fernandes
Fontes:
Soompi Pann
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido