Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Comebacks e Debuts: As músicas que fizeram o KPOP em Setembro

Confira o que teve de novo no k-pop durante o nono mês do ano. Spoiler: muita música incrível!

Chegou, caros leitores, o momento do mês onde relembramos o quão abençoado fomos ao longo do mês anteior. A hora de rever, re-assistir e re-viciar nos comebacks e debuts que setembro rendeu. Prontos?

De novos boygroups e girlgroups, até veteranos da indústria musical, setembro foi um verdadeiro pote de ouro para as playlists. A escolha foi difícil, mas entre patrimônios tombados do fandom e novos rostos, sobrevivemos a todos (ufa!).

Comebacks

WheeIn – Goodbye

Como assim já começar dizendo ‘adeus’? Pois é, não poderia pedir um início de mês melhor. A primeira semana de setembro trouxe um novo hino da WheeIn, ¼ do Mamamoo. Goodbye retrata um relacionamento que não deu certo, trazendo uma leva de memórias positivas, mas também sentimentos negativos para quem escreveu. O clipe demonstra os altos e baixos de um termino, desde a felicidade e satisfação com a própria companhia, até a solidão causada pela mesma.

Aliás, um easter egg do vídeo é que o relacionamento retratado no MV era de WheeIn com outra garota.

V.O.S – Again

Lembra que mencionei veteranos da música fazendo comeback? V.O.S é um grupo sul-coreano de 2004, composto pelos integrantes Choi HyunJun, Kim KyungRok e Park JiHeon. Again é uma música romântica, mas que também retrata o término. Os vocalistas dizem que não podem deixar que o relacionamento termine de forma tão triste, então deveriam tentar novamente.


Choa & Way (Crayon Pop) – My Universe

Choa e Way são vocalistas do girlgroup Crayon Pop, debutado em 2012 e com disband em 2018. Essa “unit” trouxe algum alívio aos fãs do grupo e das artistas. My Universe é uma faixa romântica, que combina perfeitamente com a voz doce das vocalistas. Além do mais, veio acompanhada de um clipe fofo, cheio de cenários vintage e close-ups nos rostos harmoniosos de Choa e Way.

CLC – Devil

Por onde começar a explicar CLC e seu comeback? O colorido dos cenários, a letra deveras interessante e o tom dark do MV em determinados momentos, se aplicam perfeitamente à proposta. A letra de Devil descreve uma situação onde ações de terceiros trouxeram à tona um lado mais feroz do intérprete da canção, um aspecto maldoso da personalidade em questão.

BOL4 – Workaholic

BOL4, ou Bolbbalgan4, é um duo de K-Folk e K-Pop debutado em 2016. As integrantes se chamam Ahn JiYoung e Woo JiYoon, são compositoras incríveis e desde o debut não saem do 1º lugar dos charts coreanos. Workaholic é parte do novo álbum, Two Five, e narra a ideia de como lidar com as pressões do dia-a-dia, de uma forma divertida, mas destrutiva: bebendo.

IZ*ONE – Vampire

Era conceito dark e trevoso que você queria? Toma conceito! Em um cenário digno de Halloween, um mix de Conde Drácula com RuPaul’s Drag Race, as meninas do IZ*ONE mostram a qualidade de seu comeback japonês, Vampire. Talentosíssimas em qualquer idioma.

3YE – OOMM (Out Of My Mind)

FUGINDO completamente de qualquer conceito fofinho, cupcakes de baunilha da música, encontra-se 3YE. O girlgroup debutou em maio deste ano, composto por Son YuJi, Park YuRim e Yoon YaEun. Elas vêm conquistando seu espaço na indústria musical com um estilo badass de interpretar as canções, além do talento gigantesco. Originalmente, o trio fazia parte do girlgroup Apple.B, que teve disband em 2018, mas retornaram com mais glória e força neste ano. 

OOMM tem cenários ala Orange Is The New Black, que trazem uma vibe valentona, reforçada pela coreografia puxada para o hip hop e cheia de poppings e lockings.

Dreamcatcher – Deja Vu

Dreamcatcher fez seu tão esperado comeback no meio de setembro, um MV repleto de referências medievais e místicas. Deja Vu é na verdade parte da trilha sonora do jogo King’s Raid, sabendo disso os cenários e situações apresentadas fazem muito mais sentido. A sonoridade é baseada em bateria e baixo, como as músicas anteriores do grupo, uma marca registrada.

Se quer minha opinião pessoal – prazer, Bárbara Contiero -, a música fez todo sentido com o jogo, principalmente pelo mesmo utilizar desenhos estilo anime e, pra ser bem honesta, consigo imaginar perfeitamente Deja Vu como abertura de anime. Well done, ladies.

LABOUM – Firework

LABOUM é uma girlband que debutou em 2014, atualmente é formada por cinco garotas: Yujeong, Soyeon, ZN, Haein e Solbin. Originalmente um sexteto, mas em 2017 viu a partida de Yulhee do grupo. Elas são agenciadas pela Global H-Media (que tem como subsidiárias NH Media e Nega Networks).

Firework faz jus ao título, tem uma sonoridade brilhante, resplandecente, mas quente, devido ao violão e toques latinos. Os cenários florais lembram muito a primavera e trazem mais cores para um MV um tanto escuro, em determinadas cenas.

Amber Liu – Hands Behind My Back

Lenda do Kpop e multitalentosa, para quem não conhece, lhes apresento Amber Liu. A ex-f(X) é um dos grandes nomes da indústria, após debutar no grupo em 2009, foi construindo seu caminho e mostrando que não só rapper e dançarina, como também é uma atriz, cantora e produtora.

Hands Behind My Back se passa em o que parece ser um hospital psiquiátrico, onde os pacientes são impossibilitados de se expressarem por máscaras. Eu poderia descrever por horas a importância e beleza no MV, mas eis uma mensagem escrita pela própria Amber no Instagram:

“Essa música é todos que se sentem presos e sozinhos. Você NÃO está sozinho. Você pode lutar através de qualquer coisa, mas você deve QUERER. Acredite e tente. Se falhar, levante e tente novamente. Nunca desista do amor e da esperança”.

Amber Liu

Um minuto de aplausos, por favor.

Twice – Feel Special

Mais um sucesso do Twice. Não sei de vocês, mas sempre que as meninas anunciam um comeback já começo a me preparar para me sentir atacada. Gente, é tanto luxo e beleza em um só MV que assisti já com a bombinha de ar ao lado. A música é bem pop, mas com uma letra linda. Feel Special fala de dias em que se sentem pra baixo, como se não valessem muita coisa, mas sempre existem pessoas para fazer as meninas se sentirem amadas e especiais.

Artista de qualidade não decepciona nunca, né?

Jessi – Who Dat B

Não sabia se colocava esse MV como comeback ou debut, pois a Jessi não é um nome novo na música coreana, na verdade ela já é tão famosa que se falasse “who dat b?” na rua, alguém provavelmente responderia Jessi por mim. Mas esse é o primeiro lançamento da rapper sob os cuidados da P Nation Entertainment (gravadora do Psy).

A Jessi é parte do grupo de rappers que já fazem tanto sucesso e tem tanto talento, que não se espera menos. Who Dat B é uma mensagem clara para todos que falaram mal dela, duvidam da capacidade e habilidades ou a odeiam por ser verdadeira demais. A música deixa claro o quanto Jessi não se importa, quanto mais a proibirem, mais vai querer continuar fazendo sucesso e músicas polêmicas.

Todos querem um pedaço da Jessi.

ONEUS – Lit

Para finalizar o mês feliz temos ONEUS e um comeback icônico e bem patriota. O clipe e sonoridade de Lit fazem uso de instrumentos, cores, cenários e movimentos de luta coreanos, deixando claro que não estão deixando suas origens para trás, não estão perdendo o que os torna quem são por um estilo ocidental.

ONEUS debutou em janeiro de 2019 e chamou a atenção dos fãs de K-pop com Valkyrie. É composto por seis membros: Ravn, Seoho, Leedo, Keonhee, Hwanwoong e Xion, que são agenciados pela RBW Entertainment, mesma agência do Mamamoo.

Consideração histórica/Patrimônio tombado dos fandoms:

Super Junior – Somebody New

Em 16 de setembro, antecedendo o lançamento de seu nono álbum (marcado para 14 de outubro), Super Junior deixou os fãs felizes com um comeback tocante: Somebody New é emocionante e com uma qualidade musical incrível. 

SuJu não decepcionando os fãs, como já de costume, né mores?

Debuts

VIOLET (바이올렛) – PANGPANG

Quem aqui gosta de girlgroups com conceitos fofos? Eu mesma! As meninas do VIOLET são lindíssimas e debutaram no primeiro dia de setembro. Uma brisa fresca logo no início do mês.

Composto por seis membros, o grupo está sob os cuidados da gravadora AfreecaTV e foram reunidas durante o programa Best of Best. PANGPANG foi o primeiro single de Gu Seul, Do Yeon, You Eun, Yeo Ri, Yoon Kyung e Da Da.

W Project 4 – 1분1초(돌아와줘)

O W Project 4 é a nova aposta do Woolin Entertainment. Os garotos debutaram no dia 2 de setembro, com o MV de 1분1초(돌아와줘). O boygroup é completo por Hyeop, Yunseong, Changuk, Dongyun, Minseo e Sungjun. Cinco dos seis membros foram revelados durante o programa Produce X 101. O vídeo mostra que além de vocalmente competentes, eles também são dançarinos exímios.

Soovi – Chained Up in Diamonds

Olha, vou ser bem sincera, a Soovi é o tipo de cantora para quem não daria só biscoito, se pudesse entregaria a Bauducco todinha de mão beijada para ela. 

A cantora e compositora debutou pela Stone Music Entertainment em 15 de setembro com o MV de Chained Up in Diamonds, mas já produzia as próprias canções e as publicava no Soundcloud muito antes. Os vocais impecáveis e visual sem defeitos fazem dela uma artista com enorme potencial para estourar logo logo nas paradas. 


ANS – Boom Boom

ANS é um acrônimo para AngelNSoul (Anjos e Almas), o girlgroup trouxe um conceito super badass em seu debut, Boom Boom. Elas chegaram em 16 de setembro, pela gravadora ANS Entertainment. Composto por seis integrantes, as meninas Dalyn, Bian, Dam I, Royeon, Lina e Raon, fizeram uma estreia primorosa.

K-Tigers Zero – Now

O grupo misto com 12 membros, K-Tigers Zero, fez seu tão esperado debut em 19 de setembro com o MV de Odd&Beautiful e também Now, uma pegada pop e tranquila. Mas logo demonstraram sua versatilidade musical com o single Side Kick, que traz uma batida eletrônica e coreografia pesada. Agenciados pela K-Tigers Entertainment, Sungjin, Kangmin, Hyunmin, Gunwoo, Taejoo, Hyungkyun, Junhee, Taemi, Yoonji, Yiseul, Youjin, e Minji misturam KPOP ao Taekwondo e são uma promessa do cenário coreano.

Menções honrosas

M.O.N.T – Bae
Brown Eyed Soul – Right feat. Sole
Simon Dominic – GOTT feat. MOON, Woo HwonJae & Jvcki Way
Jang WooHyuk – Stay feat. Babylon
Vanner – Crazy Love
IONE – Idea
Yultron X Jay Park – Say Goodbye feat. Sik-K & pH-1
DEAN – Sometimes I hear Howlin’ in my head
FTISLAND – Quit
WeGirls – Ride
GIRLKIND xJR – All You Want
Chung Ha & Mommy Son – Fast
Dongkiz – Dreaming You
Ryu Su A – H!
HENG – Summer’ Summer
Seventeen – Fear
Rain & Soyou – Beginning
GWSN – Total Eclipse (Black Out)
LEES2UN – Youtube feat. J.Yung
Saturday – Bbyong
KARD – Dumb Litty
Lee Haeri – Heartache
Gracie – Conquest feat. Junny
Jackson Wang – Bullet to the Heart
J-Hope – Chicken Noodle Soup ft. Becky G
Minty – Arcadia
ZICO – Human

Curtiu a nossa playlist de Setembro? Fora dezenas de lançamentos memoráveis e que merecem nosso carinho. Conta pra gente qual foi sua música favorita da nossa playlist!

Vem ouvir a playlist:

Por Bábara Contiero
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido