De acordo com números levantados pelo Spotify em 2018, os acessos e procura por artistas sul-coreanos aumenta exponencialmente desde 2015. Ainda segundo números da plataforma, músicas de k-pop e k-hiphop foram ouvidas por cerca de 46 bilhões de minutos somente no aplicativo.
As produções musicais coreanas já se estabeleceram no mercado internacional e esse crescimento está representado em pesquisas no Google, a Billboard afirma que a procura pelos gêneros coreanos aumenta em 65% a cada ano. Um fenômeno e tanto, certo?
O sucesso impulsiona tanto grandes nomes como artistas não tão conhecidos. Os artistas já estabelecidos no mercado se destacam ainda mais, ganhando premiações e corações mundo a fora, enquanto os novos nomes tentam traçar uma carreira por meios mais alternativos. Confira uma lista com alguns artistas de k-hiphop que estão conquistando seu espaço!
HEIZE
Nos últimos anos Heize vem ganhando cada dia mais atenção dos fãs sul-coreanos, mas também caiu no gosto do público ocidental. Além de rapper, também compõe e é cantora. Seu debut aconteceu em 2014 com um EP homônimo, mas ganhou destaque ao participar do reality show Unpretty Rapstar. Heize é, provavelmente, a artista mais promissora ao mainstream nos próximos anos. Neste ano lançou o álbum She’s Fine e o EP 만추 (Late Autumn).
Assista o MV de Falling Leaves Are Beautiful:
JUNE ONE
Originalmente parte do grupo Glen Check, June One se lançou em carreira solo, produzindo os próprios trabalhos e gerenciando a carreira. O artista lançou recentemente um documentário pelo YouTube, explicando sua trajetória e conceito por trás da mixtape Violent Dreams.
Confira a faixa Ridin’, presente na mixtape Violent Dreams:
NAFLA
Natural dos Estados Unidos e com dupla nacionalidade, o rapper e produtor segue desde os primórdios da carreira um estilo musical puxado para o Hip Hop Old School (como já explicado pelo próprio). Nafla ganhou popularidade em 2015 com WU. Faz parte das crews 42 e MKIT Rain, ao lado de outros rappers e produtores, como Bloo, AP e YoungWest.
Assista NBA, parceria de Nafla com Loopy, Bloo e DJ Flojee:
LOOPY
Loopy, além de produtor e uma das primeiras mentes criadoras do crew e selo MKIT Rain, também é rapper e cantor. Debutou oficialmente em 2016, mas antes já era conhecido na cena underground devido às suas composições, faixas geniais e voz única.
Confira o MV super bem-elaborado de FLEX, parceria com Nafla:
JUNNY
Rapper e cantor que iniciou a carreira publicando seus covers e obras no Souncloud, Junny se juntou à Stone Music Entertainment e debutou oficialmente em 2017, com a faixa Problem, parceria com yelloasis. É parte do crew Marilyn Monderland.
Assista o MV de For The Weekend, comeback de JUNNY com PALOALTO.
BLOO
BLOO, ou BadBoy Loo (como o mesmo se intitula), cresceu na Califórnia, Estados Unidos, onde conheceu os colegas de gravadora e crew Nafla e Loopy. Integra os crews MKIT Rain e 42. O rapper e cantor iniciou a carreira em 2015, mas debutou em 2016 ao lançar as primeiras faixas e MVs pela MKIT Rain.
Confira o MV de 달의아이 (boyfromthemoon):
JESSI
Vinda da cena underground do rap, Jessi conquistou notoriedade ao participar da primeira temporada do reality Unpretty Rapstar. A nova-iorquina de 30 anos passou pelos grupos Uptown, Sister’s e o grupo misto, Lucky J. Atualmente, a cantora assinou contrato com a P Nation Entertainment, empresa de entretenimento gerenciada por PSY.
Assista o MV do single Drip, em colaboração com o rapper Jay Park:
SIMON DOMINIC
Simon Dominic iniciou sua trajetória musical no cenário underground como K-Outa. Em 2009, foi reconhecido por sua dupla com E Sens, duo denominado Supreme Team, no mesmo anos ganharam prêmios juntos, entre eles o MAMA de Best New Male Group. Hoje é um dos CEOs da gravadora AOMG, que comanda ao lado de Jay Park e, são referência no cenário do k-hiphop.
Confira o MV de POSE:
PENOMECO
O rapper e compositor fez parte de duas crews, XVOI e Fanxy Child. Sua carreira como compositor alavancou antes dele se descobrir como rapper. Em 2014, ele lançou o primeiro single Right There e, de lá para cá, contou com a ajuda de outros amigos que inseriram Penomeco no universo da música. O rapper mistura samples e batidas a uma voz mais serena dentro do conceito do rap.
Veja o MV de Coco Bottle:
PH-1
Contratado pela gravadora H1GHR Music, o rapper lançou seu primeiro projeto em 2017 com o EP, The Island Kid. O artista faz uma boa combinação entre senso de humor e reflexões mais profundas durante suas letras. Ele também coleciona diversas músicas em colaboração com outros rappers – dentre eles estão Jay Park, Penomeco e Sik-k.
Confira MV de Donut com Jay Park:
Além de nomes mais conhecidos, fizemos também um Top 3 de Artistas Revelação que iniciaram suas jornadas na música em plataformas alternativas, como o Soundcloud.
CHACOAL
Com 37 músicas postadas no Soundcloud, Chacoal surpreende quanto ao estilo de sua produção. O rap tradicional carregado de ritmo e velocidade se combina com batidas calmas ou as vezes mais eletrônicas. O rapper também é conhecido como midnightcityboi.
Confira música Goin’in de seu terceiro projeto de estúdio:
OVERTHEZOO
O artista de 24 anos produz músicas com refrões chiclete e sua voz aparece encorpada em alguns efeitos que dão um tom robótico a sua voz. OverTheZoo tem 9 faixas postadas na sua conta no Soundcloud e suas músicas variam de 1.000 a mais de 24.000 reproduções.
Escute a música em parceria com Simple
EUI KEN
A indicação para fechar a lista é o Eui Ken. O artista tem 429 seguidores na plataforma e mais de 20 faixas postadas. O artista mistura características do Trap, R&B e Dance. Uma das suas faixas recentes mais conhecidas é make me fool, postada no Soundcloud há dois meses.
Confira o áudio de Without Y O U:
Por Bárbara Contiero e Fernanda Bastos
Não retirar sem os devidos créditos!