Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Lançamentos de outubro: de rookies promissores a lendas voltando do hiatus

O que foi esse último mês de lançamentos de k-pop, minha gente? Foi tanto hit atrás de hit que é até difícil saber por onde começar. O começo de outubro foi particularmente repleto de grupos e solistas masculinos, mas logo o poder feminino chegou com tudo para abalar estruturas.

Tivemos desde rookies com ares de experientes até lendas fazendo comebacks. Então vamos relembrar um pouco sobre essas maravilhas musicais que foram lançadas nas últimas semanas.

SuperM – Jopping

Provavelmente uma das músicas mais marcantes deste mês foi o “debut” do novo projeto da SM que juntou integrantes do SHINee, EXO e NCT. Como esperado desta parceria, a música é eletrizante do começo ao fim. São vocais, raps, danças poderosas e um refrão quase todo em inglês pra todo mundo cantar junto. Cuz when we jumping and popping, we jopping.

Super Junior – SUPER Clap

Outro lançamento de outubro da SM foi o comeback aguardado do Super Junior. Depois de quase uma década com diversas formações por causa dos desencontrados períodos de serviço militar, o grupo está de volta com 9 integrantes. Depois de um “aquecimento” com o lançamento de I Think I, veio o comeback oficial com a super divertida SUPER Clap, seguindo bem o estilo animado do grupo.

Ladies’ Code – Set Me Free

Rainhas com músicas cheias de estilo, as meninas do Ladies’ Code voltaram também com sua marca retrô e eletro-pop, que definiam o grupo no debut. O próprio nome do álbum, Code#03 Set Me Free, dá continuidade a série, seis anos depois do segundo volume. Até no próprio MV elas reviveram a coreografia icônica do debut Bad Girl, relembrando a sua história. Set Me Free é uma volta no passado, mas com um ar maduro de mulheres incríveis e livres.

NU’EST – Love Me

Para alegria dos LOVEs, Nu’est fez seu segundo comeback do ano com uma música que fala que amor, mas, a cima de tudo, sobre sentimentos e relacionamentos saudáveis. O mais interessante é que o mini-álbum, The Table, segue a mesma linha do começo ao fim: uma série de histórias que as pessoas compartilham na mesa, seja com a família ou com amigos. Assim, Love Me traz o sentimento de uma tarde agradável em um café do lado de que você ama. Chega a dar um calorzinho no coração ver e ouvir um MV tão aconchegante como esse.

ARIAZ – Moonlight Aria

Um dos debuts do mês que merece atenção é o sexteto ARIAZ. A música é bem alegre transmite muita pureza e tranquilidade, perfeita para ouvir quando quer relaxar ou se animar um pouco. A maioria das integrantes participou de programas de sobrevivência, seja na primeira temporada do Produce 101, seja no Mixnine (ou ambos!). Os vocais das seis meninas combinam bem e os figurinos todos são lindíssimos.

VAV – Poison

VAV é uma fábrica de hino e isso não é novidade para ninguém. Depois da recente turnê pela América Latina, eles voltaram para a Coreia levando mais um pedacinho daqui para lá. A prova disso foi o Ayno contando de 1 a 7 numa mistura de português e espanhol para derreter todos os Vampz daqui. Poison ainda segue para um lado mais dark deles, perfeito para um lançamento perto do Halloween.

AleXa – Bomb

Uma verdadeira bomba (no bom sentido) é a melhor forma de definir este debut. Sim, senhoras e senhores, este MV altamente produzido é de um debut. Ela é a primeira artista da ZB Label, subsidiária do Zanybros, empresa especializada em produzir MVs, e dá pra ver que investiram bem nela. AleXa participou do Produce 48, é meio coreana, meio russa e nasceu nos Estados Unidos. Ela ainda disse pra K-IN que é fã da Anitta e se inspirou no funk brasileiro pra essa música! Você quer artista internacional?

Sunny Hill – NomNomNom

Depois de três anos em hiatus, mudança de agência e de algumas integrantes, o grupo lendário Sunny Hill está de volta! Ainda que o MV seja bem mais simples se comparado com as produções cinematográficas de outros lançamentos, o som ainda é bem típico das músicas do grupo. Já a letra, sempre carregada de significados, é uma crítica a falsidade e a homens que não respeitam limites.

BDC – Remember Me

Voltando a falar sobre debuts do mês, outro destaque vai para BDC. O novo trio da Brand New Music é composto por ex-participantes do Produce X 101, Kim Sihyun, Hong Seongjun e Yun Junghwan. Ao que tudo indica o grupo, na verdade, é uma unit, que vai lançar as músicas próprias enquanto outro trainee, Eunsang, está promovendo no X1. É uma situação similar ao que aconteceu com MXM/AB6IX. Mas essa história toda não impede o trio de explorar todo seu vocal numa música linda e melódica. Vale super a pena acompanhar esse grupo cheio de potencial e ver o que mais eles podem criar daqui para frente.

Monsta X – Follow

Follow é um hit purinho, não tem como negar. É uma música que canaliza toda a energia do MonstaX, daquelas que ninguém consegue ficar parado e tem um refrão viciante. Dito isso tudo, essa música também ganhou um ar triste e marcante pros Monbebes. Esta é a última música do OT7, já que o Wonho saiu do grupo após surgimento de polêmicas sobre seu passado. Existem até campanhas pedindo a volta do integrante, mas, enquanto o futuro é incerto, nada mais justo do que apoiar o esforço dos 7 que nos deram mais uma música icônica.

Brown Eyed Girls – Wonder Woman

Me perdoem o surto, mas: R-A-I-N-H-A-S. Um dos grupos mais antigos e ousados do k-pop voltou com mais um hit para dar tapas na cara da sociedade coreana. A música inteira é praticamente um hino feminista e LGBT, com as quatro cantoras incríveis bem acompanhadas de drag queens maravilhosas em um único MV. Faltam palavras pra definir o quão perfeito esse comeback é. Como se não bastasse, elas ainda lançaram MV pra outra música nova, Abandoned, uma balada poderosíssima, cheia de emoções e aclimatada pro Halloween.

Menções Honrosas:

Argon – Give Me Dat
Jeong Sewoon – When it rains
HaMinWoo (ZE:A) – Let Me Love U (Feat. LeeYoungji)
Jang Woohyuk (ex-T.O.P) – Weekand
Limesoda – Wave
Baek Z Young – We
ONF – Why
AB6IX – Blind for Love
Ateez – Wonderland
Kei (Lovelyz) – I Go
Stray Kids – Double Knot
Jung Dae Hyun – Aight
Youngjae – Forever Love
ZELO – Drunken Master
N.Flying – Good Bam
1the9 – Blah
Heize – Falling Leaves are Beautiful
TXT – Run Away
Winner – Soso
CIX – My New World
Day6 – Sweet Chaos
Henry – Don’t Forget (Feat. Rocoberry)
Zico – Balloon
Takeuchi Miyu – My Type
Spax – Fresh Air
Taeyeon – Spark
Bz-Boys – Yessir
We In The Zone – Loveade
A.C.E – Savage
WeGirls – Heartbeat

Gostou da nossa seleção de músicas de outubro? Tem alguma que deixamos de fora que você curtiu? E qual sua música favorita dentre essas? Conta pra gente! Não esquece de ouvir também nossa playlist recheada de hits do ano todo!

Por Paula Bastos Araripe
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido