Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop TV/Streaming

5 maiores ganhadores de prêmios do MAMA

Dezembro já chegou e existe algo que balança muito mais a vida do kpopper do que o Natal e as músicas típicas natalinas tocando em todos os lugares: as premiações de final de ano

Talvez uma das mais importantes e que mais causa guerra entre os fandoms de K-POP, é o MNET Asian Music Awards, muito mais conhecido como MAMA. A premiação acontece no próximo dia 04/12 em Nagoya, no Japão e está em sua vigésima edição, no ar desde 1999 e é repleta de controvérsias. Sempre conta com muitos artistas conhecidos no continente asiático e até mesmo, mundialmente. Mas você já parou para pensar em quais são os grupos ou cantores com o maior número de prêmios no MAMA? Preparamos um top 5 para vocês! Podem rufar os tambores!

5) 2NE1

O girl group formado por CL, Park Bom, Dara e Minzy já levou pra casa um total de 11 prêmios do Mama! Entre eles, dois por Melhor Música do Ano (2009, com I Don’t Care e 2011, com I Am The Best). O quarteto também garantiu na sua lista de troféus as categorias Melhor Álbum em 2010 com To Anyone, o primeiro álbum de estúdio do grupo, Melhor Vocal (2011), Melhor Vídeo Musical (2009 e 2010), Melhor Grupo Feminino (2010) e Melhor Grupo Feminino Novo (2009). Também garantiram o Prêmio do Portal de Música da MNET (2009). Em 2013, CL recebeu um prêmio no MAMA por Melhor Dança como Artista Solo, com a canção The Baddest Female.

Infelizmente, o 2NE1 anunciou seu disband em 2016. Mas é claro que um grupão talentoso desses não ia parar por aí e até hoje, podemos conferir os trabalhos solos das ex integrantes. 

4) BIGBANG

Companheiros de agência do 2NE1, o BIGBANG tem músicas conhecidas até mesmo por quem tá começando neste labirinto chamado K-POP. Até hoje muito populares no meio, o grupo garantiu 14 troféus, dois prêmios como Música do Ano, um ano após seu debut (2007, com a canção Lies e em 2015, com o hino Bang Bang Bang), três como Artista do Ano (2008, 2012 e 2015) e três como Melhor Grupo Masculino (2007, 2008 e 2012). Em 2008, também levaram para casa as categorias de Single Digital, com Haru Haru, e o Prêmio do Portal de Música Mnet. O grupo também guarda o prêmio de Melhor Vídeo Musical, de 2015, com Bae Bae. Se fossemos contar também com os prêmios dos membros como solistas, o grupo totalizaria mais de 20 prêmios.

3) RAIN e SUPER JUNIOR

Temos o primeiro empate da lista! Ainda bem que, neste caso, é entre um cantor solo e um grupo. Desde que debutou, Rain começou a pegar quase todos os troféus entregues pelo MAMA. Talento que chama, não é mesmo? Só em 2004, o cantor e ator levou para casa os prêmios de Álbum do Ano, Música do Ano, Artista do Ano e Prêmio de Melhor Vídeo Musical porém, já em seu primeiro ano de debut, Rain já havia garantido o Prêmio de Popularidade Móvel Popular Em 2006, levou a categoria de Melhor Solo Masculino (por “Im Coming”) e em 2010, a de Melhor Dança, com “Love Song”.  

Já o Super Junior começou a sua carreira de colecionadores de prêmios do MAMA assim que estreou, levando como Melhor Grupo Masculino Novo (2005). Em 2007, garantiram-se como Artista do Ano e também levaram pra casa dois prêmios por popularidade. Em 2009, confirmaram ainda mais sua popularidade, levando mais três prêmios em categorias que relacionadas a isso e em 2011, Mr. Simple rendeu ao grupo o prêmio de Álbum do Ano. Sexy, Free & Single lhes deu, no ano seguinte, o prêmio de Álbum do Ano e eles ainda arremataram as categorias de Melhor Line e Melhor Grupo Global

Super Junior no MAMA de 2011

2) EXO x TVXQ

Se existe uma briga de gigantes, essa é uma. TVXQ é um dos grupos mais antigos e adorados na ativa, mesmo que só com dois membros em sua formação atualmente. Em seu debut, já mostraram que seriam brilhantes ao levarem Melhor Grupo Masculino Novo (2004). No ano seguinte, Rising Sun lhes rendeu o Prêmio de Melhor Vídeo Musical Popular e claro, com a popularidade do grupo em alta, não é novidade que levaram também o Prêmio de Popularidade Móvel. Também garantiram neste mesmo ano o prêmio de Artista do Ano

TVXQ em sua formação original

Em 2006, foram eleitos Artistas do Ano novamente, além de Melhor Grupo Masculino, outro prêmio de popularidade e o Prêmio Mnet.com. O reconhecimento da popularidade do grupo veio em 2008, quando garantiram 4 prêmios diferentes relacionados a tal. Em 2009, se consagraram como Melhor Estrela da Ásia, nos fazendo entender porque até hoje, são uma referência do que é bom na música coreana. 

Representantes desta geração mais nova do Kpop, o EXO recebeu já em seu ano de estréia, o Prêmio de Novo Artista da Ásia (2012).  Desde 2013, o grupo se manteve como Álbum do Ano, até 2017! Isso ajuda bastante a subir neste ranking, não é mesmo? Além disso, em 2014, os até então novatos, foram escolhidos como Artista do Ano e Melhor Grupo Masculino, categoria que levaram nos dois anos seguintes também. Em 2017, garantiram os prêmios de Melhor Estilo Asiático no Japão e Mwave Global Fans’ Choice (2017).

1) BTS

E o primeiro lugar desta lista vai para… BTS! Mesmo debutando em 2013, o grupo que hoje é mundialmente conhecido, só levou seu primeiro prêmio no MAMA em 2016, onde se destacaram como Artista do Ano (2016), posição que também garantiram em 2017 e 2018. Ainda em 2016, também ganharam como o grupo com melhor dança, com a música Blood Sweat & Tears. Já em 2017, Spring Day lhes rendeu o prêmio de Melhor Vídeo Musical, posição em que se mantiveram com Idol, música lançada em 2018. 

Com o reconhecimento dos septeto ao redor do mundo, o grupo garante o primeiro lugar como os maiores ganhadores de prêmios do MAMA graças a pelo menos cinco tipos de prêmios relacionados a popularidade global entre 2017 e 2018, entre eles as categorias Melhor estilo asiático em Hong Kong, Worldwide Icon of the Year, Mwave Global Choice, Promoção de Seul, Worldwide Fan’s Choice e Favorite Dance Artist Male. Em 2018, ainda garantiram as posições de , Favorite Music Video, Favorite Dance Artist Male e Álbum do Ano, com Love Yourself: Tear.    

O MAMA deste ano tem alguns dos nomes mencionados acima como indicados, além de vários outros conhecidos. E aí, pra quem você tá torcendo e quem é o seu favorito dessa lista? Conta pra gente!

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido