Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

ROOKIES promissores: 8 GRUPOS que você PRECISA acompanhar em 2020 – Parte 1

Todas as grandes estrelas do k-pop começaram como rookies. Muitos deles começaram desconhecidos, com seu talento quase escondido até serem revelados nas primeiras músicas oficiais. Para fãs uma das maiores satisfações é poder conhecer um grupo nos seus primeiros anos de carreira e acompanhar sua evolução enquanto artistas.



Vem descobrir com a gente alguns rookies super promissores para 2020 e além! Confira os grupos que mal debutaram mas já estão chamando a nossa atenção e que prometem arrasar ainda mais este ano.


(G)I-DLE


O profissionalismo do (G)I-DLE é tão grande que até esquecemos que elas ainda são rookies. Depois de um debut estrondoso com Latata em maio de 2018, elas conseguiram espaço para crescer e mostrar que o sucesso não foi ao acaso. Conquistaram o first win apenas 22 dias depois do debut e ganharam inúmeros prêmios como melhor novo artista, incluindo MMA, AAA Golden Disk Awards.

(G)I-DLE se destaca pela potência do grupo, não só vocalmente como expressivamente, com músicas fortes e apresentações icônicas. Essa força foi mostrada inclusive no Queendom, onde competiram bem com grupos mais experientes que elas. A participação das integrantes, principalmente da Soyeon, nas composições mostra que elas são artistas completas e capazes de sustentar a carreira por conta própria. Com tanta coisa que elas já fizeram, de realities shows até collab com League of Legends, mal podemos esperar que surpresas vão nos trazer em 2020.


AB6IX


Falando em rookies produtores musicais, AB6IX já provou desde o pré-debut que juntos conseguem compor melodias, escrever letras e criar coreografias dignas de hit. Lá no Produce 101 Season 2, quatro trainees da desconhecia Brand New Music chegaram cheios de ousadia apresentando Hollywood, uma música criada por eles e que impressionou os jurados e o público. Não a toa, dois deles, Woojin e Daehwi, entraram para o Wanna One.

Dois anos depois, com o inevitável fim do grupo temporário, os fãs desses jovens trainees puderem enfim ver a reunião deles – com a adição de mais um integrante, Jeon Woong – e o debut do AB6IX. Sem desapontar, Breathe mostrou que não são grupo de um hit só, com uma música animada, mas suave e que combina perfeitamente com as vozes deles. Isso sem contar a coreografia que é quase uma obra de arte de tão bonita que é. E considerando que eles se envolveram na criação de todas as músicas dos seus álbuns, podemos esperar ainda mais inovação vindo deles este ano.



Everglow


Música chiclete mas que não enjoa, coreografia icônica que dá pra dançar junto e melodia animada que não deixa ninguém parado. É assim que as músicas do Everglow também podem ser definidas. Bon Bon Chocolat já foi uma surpresa pela qualidade logo no debut, marcado por mais de 50 milhões de visualizações só no youtube.

Já o primeiro comeback, Adios, coroou o talento do sexteto da Yuehua com outro hit ainda em 2019. O clipe já tem mais de 90 milhões views e foi a música que também deu para elas o first win na carreira. Como se não bastasse, elas já começaram 2020 com tudo lançando a música DUN DUN, que já passou dos 50 milhões de views em uma semana. Se seguir neste ritmo, não há dúvidas que elas vão conquistar ainda mais destaque ao longo deste ano.


ATEEZ


Normalmente os grupos de k-pop costumam fazer um ou dois lançamentos em um ano se estiverem bem ativos. Este não é o caso do ATEEZ, que não para de dar aos fãs músicas maravilhosas em tão pouco tempo. Desde o debut já foram 7 singles em um período de 1 ano e meio, distribuidos em 5 mini-álbuns e 1 álbum completo. Feito bastante impressionante para um grupo novato e mostra o quanto a KQ Entertainment está investindo no talento desses garotos. Tanto que eles treinaram durante o pré-debut nos EUA, para comporem suas próprias músicas e aperfeiçoarem suas habilidades no canto e na dança.

ATEEZ ainda se destacou por usar e abusar do conceito de histórias interligadas, usando cada lançamento como um “episódio” novo de uma aventura. Um prato cheio para quem gosta de interpretar MVs e descobrir easter eggs. Com Wave eles conquistaram seu first win. E com o comeback mais recente, Answer, finalizou uma Era para o ATEEZ, conectando várias de seus MVs anteriores. Assim, podemos esperar que ainda em 2020 eles começarão uma nova saga, cheia de histórias e mistérios – e muita música boa – para a gente acompanhar.



GWSN


Falando em histórias, quem não curte um mistério cercado de fantasia e um pouco de astronomia? O próprio nome do grupo GWSN é uma abreviação para “Girls in the Park” e a ideia é que simboliza um lugar que qualquer pessoa pode ir para curar suas feridas e sonhar. Com isso em mente, os lançamentos delas até agora são parte de uma trilogia intitulada The Park in the Night. Só isso já é o bastante para chamar atenção para esse grupo e quando damos uma chance para ouvi-las, elas nos conquistam na hora.

As vozes adoráveis desse grupo são perfeitas para suas músicas suaves e alegres, que combinam, curiosamente, com passeios em parques. As músicas principais dos seus álbuns: Puzzle Moon, Pinky Star e Red Sun, brincam com a ideia dos corpos celestes em nosso universo, misturados com histórias de fantasia e mundo dos sonhos. Este conceito está presente até mesmo nas coreografias, que cada vez mais estabelece o estilo único e distinto do grupo. Mal podemos esperar para ouvir as próximas aventuras que elas cantarão.


ONEUS


Vamos combinar, não existe um grupo que a RBW cria que não é mergulhado no talento. Colegas do Mamamoo, do Vromance e grupo irmão do ONEWE, ONEUS tem até uma atmosfera de veteranos, mesmo com menos de 1 ano de carreira. Naturalmente, os rapazes não são tão novatos assim da indústria musical, já que participaram de realities como Produce 101 Season 2 e MIXNINE. O talento do grupo como um todo é inimaginável.

Dos vocais até os raps e as coreografias impecáveis que se adaptam a cada comeback, desde Valkyrie até LIT. Cada integrante do ONEUS se encaixa como uma peça de um quebra cabeças. A sincronia nos movimentos e o carisma nas expressões faciais tornam o grupo completo e pronto para conquistar cada vez mais fãs ao redor do mundo. Inclusive, eles já estão dando seus primeiros passos na “conquista mundial” depois de lançar 3 EPs coreanos e 2 singles japoneses em 1 ano de carreira.



ITZY


Um grupo com a proposta de mostrar garotas confiantes e ousadas sem medo de exibir suas diferenças e fugir de um comportamento ditado pela sociedade. Este é o ITZY, girlgroup mais novo da JYP. Seguindo os passos das antecessoras Wonder Girls, missA e Twice, elas chegaram abalando estruturas e colecionando recordes. O debut, Dalla Dalla, entrou no topo de charts mundiais e rendeu a elas 8 vitórias seguidas em prêmios musicais, quebrando – e dobrando! – um recorde de 22 anos conquistado pelo S.E.S com suas 4 vitórias.

Elas continuaram pegando fogo em 2019 com o primeiro comeback ICY, mantendo o estilo de EDM e future house com uma letra cheia de autoestima. Elas rapidamente alcançaram mais números incríveis, como 18 milhões de visualizações em 24h. Hoje, 6 meses depois, este número já passou os 120 milhões. Todo o impacto que tiveram como rookies foi traduzido em forma de 13 premiações de melhor novo artista, incluindo AAA, Golden Disk, MMA, MAMA e outros. Se isso é o que elas conseguiram em 1 ano, pode apostar que 2020 promete.



Stray Kids


Sim, nós vamos falar de mais um rookie da JYP. Não tem jeito, se é pra falar de rookies que se destacaram e que prometem pra esse ano, Strays Kids não pode ficar de fora. O novo boygroup da agência foi montado em um reality e, em 2018, foi apresentado oficialmente para o público com Hellevator. Desde o pré-debut 3 deles, Bang Chan, Changbin e Han, formaram o trio de compositores 3Racha, que participam na criação das músicas do grupo desde então. O restante do grupo, por sua vez, faz sempre o seu melhor para fazer justiça as criações empolgantes e viciantes do trio.

Desde 2018 parece que eles não param e só lançam MV atrás de MV. Invejamos a energia desses garotos, fato. Foi com Miroh, logo após o aniversário de 1 ano do grupo, que eles venceram seu primeiro programa musical. Eles repetiram o feito ainda em 2019, com Levanter, música lançada logo após a saída de Woojin. Apesar da perda do integrante, que entristeceu o fandom, Stray Kids manteve uma atitude positiva para continuar fazendo o seu melhor em prol dos fãs. Para 2020, aguardaremos mais hits incríveis para suarmos de tanto dançar.


No fim, esperamos que todos os novatos encontrem seu caminho e obtenham o sucesso desejado. Conta para a gente, já acompanhava todos esses grupos? Que outros rookies você acha que prometem crescer ainda mais em 2020?


Por Paula Bastos Araripe
Fontes: [1][2][3][4][5][6][7][8]

Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido