Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

10 canais de ASMRs para ter uma quarentena mais tranquila

Não somente de mukbangs vive o YouTube sul-coreano, muitos canais também são focados em ASMR. Conheça alguns deles.

Nos últimos anos a batalha contra ansiedade, insônia e depressão trouxe à superfície diversas formas de relaxar o cérebro e, como consequência, controlar de forma orgânica os sintomas mais presentes. Muitas levam em conta gatilhos visuais para relaxamento (areia cinética e slime), outros dos controles motores (fidget spinners e bolinhas anti stress), mas para explorar todos os cinco sentidos seria necessário encontrar formas de explorar a audição também. O termo ASMR (sigla em inglês para Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) foi registrado por Jennifer Allen em 2010 ao criar um grupo no Facebook com esse nome, atraindo mais pessoas que – assim como ela – sentiam essa sensação gostosa de relaxamento com determinados sons. A princípio não tinha embasamento científico, mas o crescimento da comunidade e criadores de conteúdo fez surgirem pesquisas neurocientíficas, comportamentais e psicanalíticas.

ASMR????? Sensibilidade Sensorial!!! – Questionadoras

Alguns pesquisadores, como o Doutor John Cline da Academia Americana da Medicina do Sono, consideram o ASMR semelhante à uma hipnose que induz ao sono, outros uma forma de meditação guiada. No entanto, a principal característica indicada no site desenvolvido para explicar os benefícios e o que é ASMR diz, “é o relaxamento através de sensações e estímulos induzidos por sussurros e sons específicos (cerdas de pincéis, toques em garrafas de vidro, veludo, algodão, etc)”. Cada crepitar, estalar ou esfregar é pensado para levar ao lóbulo temporal e occipital (responsáveis pelo processamento visual e auditivo) uma sensação de formigamento, que sobe até o topo da cabeça e se expande, levando prazer e relaxamento ao ouvinte.

Agora que já conhece a ciência por trás do fenômeno, vamos conferir alguns dos canais sul-coreanos de ASMR mais populares?

OS MELHORES PRODUTOS DE K-POP VOCÊ ENCONTRA AQUI!


밍숭맹숭한날


Kwak Minsu brinca com ideias de ASMR, desde as mais básicas (limpeza de ouvido), até as mais inusitadas, incluindo roleplay e comendo doces franceses (macarons).


ASMR hyeady


Hyeady faz o uso de objetos tradicionais do ASMR (pincéis e garrafas de vidro), mas para expandir também utiliza orelhas de borracha e aqueles narizes para “tirar cravos” de mentirinha. A youtuber gosta de trazer à tona as sensações de relaxamento através dos sons produzidos por slimes e materiais escolares (lápis, giz de cera, etc)


Loadiy ASMR


Loadiy faz do ASMR uma experiência metafísica e artística. Além de brincar com os sons, o YouTuber também usa cores e cenários elaborados para os roleplays.



Veiled ASMR SJ


Seungju, ou Veiled, tem diversos vídeos com sons tradicionais (os mais populares e com maior adesão pelo cérebro), mas também traz a sensação de conforto e parceria ao sussurrar palavras dóceis no microfone. É só fechar os olhos e “aproveitar a companhia” do YouTuber.


Babzi ASMR


Crepitar do açúcar em um marshmallow queimando? A Manopla do Infinito? O que tudo isso tem a ver com ASMR? A resposta é Babzi. A proposta do canal brinca com o tradicional e incrementa isso usando o inusitado. Relaxamento em um estalar de dedos (e se você assistiu Guerra Infinita, sim, isso foi um trocadilho com o Thanos).


UNO ASMR


Uno faz o ouvinte relaxar com mukbangs, mas também realizando rotinas de skincare e usando situações simples do dia-a-dia, desde deitar para dormir, até ficar observando o mar e ouvindo as ondas quebrando na areia.


Miniyu ASMR


Você conhece o som que diversos objetos de maquiagem fazem ao serem usados? Ou o quão tranquilizador pode ser o som de produzido por lettering (caligrafia) e aquarela? Se não, então o canal da Minjeong – ou Miniyu – é perfeito. Ela produz vídeos elaborados com objetos simples, outros mais rebuscados ou inusitados, como celulares antigos.


Soy ASMR


Soy ASMR é um dos canais mais populares, não sem motivo, ela entretém o espectador com roleplays, contações de histórias e tutoriais sussurrados de maquiagem.



rappeler하쁠리


Outro canal com vídeos diferentões é o rappeler하쁠리. Os roleplays bem produzidos e ideias criativas chamam atenção e são entretenimento puro. Que tal conferir como seria o som de uma bruxa comendo uvas? E maquiagens coreanas tradicionais? As possibilidades são infinitas.


Latte ASMR


O sucesso do canal é compreensível a partir do momento que se aperta em qualquer vídeo. Latte demonstra um carinho muito grande em cada sussurro, além da criatividade sem limites para as simulações. Tudo é feito com tanto cuidado que a sensação – além do relaxamento e formigamento – é a de um quentinho no coração.

E aí, o que achou? Vamos relaxar com os melhores ASMRs disponíveis? Comenta com a gente o seu preferido.

Fontes: Vox, The ASMR, Psychology Today


Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido