Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

[LISTA] 5 MVs de KPOP com referências artísticas

Desde sempre os MVs de Kpop tem trazido referências artísticas em suas cenas. Os fãs têm passado a pesquisar e associar mais os MVs à obras de arte, tenha sido essa a intenção ou não dos diretores dos clipes. O fato é: os fãs acabam conhecendo mais sobre o mundo artístico, o que talvez não acontecesse se a pessoa não se interessasse por conta própria. Kpop também é cultura, viu?

Pensando nisso, trouxemos 5 MVs de KPOP com referências artísticas que talvez você não tenha reconhecido ao assisti-los!



Heart Attack – LOONA

O MV fofo que introduziu Chuu ao LOONA tem referências à arte do pintor surrealista belga René Magritte. Chuu aparece ao longo do MV com uma maçã verde, tema frequente nas pinturas de Magritte. A cena em que ela está no quarto com uma maçã gigante faz referência à obra “A Sala de Audição”, de 1952.


DOOM DADA – T.O.P

Lançado em 2013, DOOM DADA é cheio de referências ao movimento surrealista. Em uma das cenas, T.O.P aparece caracterizado com um bigode invertido como o que Salvador Dalí, artista espanhol e um dos principais nomes do Surrealismo, usava.



OS MELHORES PRODUTOS DE K-POP VOCÊ ENCONTRA AQUI!


ME – CLC

O comeback do grupo em 2019 mostra logo em suas primeiras cenas a imagem da deusa Vênus, presente na pintura O Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli. A imagem aparece durante o resto do MV, combinando com a letra da música sobre amor próprio.


WANT – Taemin

O incônico MV de Taemin traz a imagem de uma escultura chamada “La Porte de L’enter” (Porta do Inferno), do artista francês Auguste Rodin, combinando com a temática do clipe.


Blood, Sweat & Tears – BTS

Claro que não poderíamos deixar essa obra-prima do BTS de fora da lista, não é mesmo? O MV é carregado de referências artísticas do início ao fim. Podemos citar: a estátua de Venus de Milo; pintura “A Queda dos Anjos Rebeldes”, do artista renascentista Pieter Bruegel; e “Pietà”, escultura renascentista de Michelangelo Buonarotti.

Conseguiu achar as referências nos MVs? Conhece algum outro clipe de KPOP que tenha referências artísticas? Conta pra gente!



Tags relacionadas:

  • 7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido