Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Após acusar JYP de plágio, artista plástico negocia acordo com a empresa

O artista plástico Davis McCarty acusou a JYP de plagiar um de seus trabalhos no MV de More & More – último comeback do grupo TWICE – lançado dia 1º de junho.

A obra que levantou a polêmica trata-se de um arco chamado Pulse Portal. Feito de vidro dicróico, que dá o efeito colorido na obra, e ferro, a escultura mede mais de 6 metros. Finalizada em 2016, ela ganhou um prêmio em uma competição de design em 2017 e já foi vista por mais de 250 mil pessoas e exibida em diversas cidades.

PULSE PORTAL davis McCarty
O Pulse Portal de Davis McCarty. Foto de Cliff Baise.


O próprio artista chamou atenção para a semelhança da obra com um dos cenários do MV através de suas redes sociais, em um post que posteriormente foi apagado. A sua declaração dizia:

A banda sul-coreana TWICE roubou o design do Pulse Portal e criou uma réplica para o seu clipe musical. (O vídeo) Já tem 15 milhões de visualizações desde que foi lançado hoje no Youtube. Isso é uma gritante violação de direitos autorais; amigos artistas, alguém pode me ajudar e dar alguma orientação?

OS MELHORES PRODUTOS DE K-POP VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Após a denúncia do artista, um representante da JYP lançou uma nota na última quarta (3) na qual lê-se:

Esta manhã, soubemos que um item do cenário de More & More é idêntica a uma obra de arte já existente; pedimos para a produtora do MV entrar em um acordo com o artista original da obra. Como empresa que produz conteúdo criativo para nossos artistas, a JYP planeja preparar sistemas preventivos para garantir que tais problemas não se repitam.

Ontem, o site coreano XsportsNews entrou em contato com McCarty para buscar seu posicionamento sobre o assunto. O artista se pronunciou e postou a seguinte declaração em seu perfil no Facebook:

Post de Davis McCarty no seu Facebook pessoal

Minha equipe jurídica e eu levamos esse plágio muito a sério. Estamos em contato com TWICE, JYP e NAIVE. Espero que eles façam a coisa honrada e trabalhem comigo para resolver essa questão.



A Naive Creative Production é uma produtora de vídeos inaugurada em 2011 e que desde 2013 trabalha com a JYP. Além do TWICE, eles já produziram MVs de outros artistas da gravadora, como GOT7, DAY6, Miss A, 2PM além do próprio J.Y. Park.

Confira o MV de More & More:

Continuaremos a companhando o caso para outras atualizações.

Fonte: (1), (2), (3)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido