Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Entrevistas K-pop

[EXCLUSIVO] PENTAGON revela amor pelo Brasil: “é o país mais apaixonado”

O PENTAGON já é o queridinho dos fãs de KPOP pelo mundo todo. De composição musical às novelas, os integrantes do grupo são reconhecidos por suas diversas habilidades e conceitos musicais ousados, provando seus talentos nas mais diferentes áreas de atuação no entretenimento sul coreano.



O grupo já experienciou ao vivo a paixão dos brasileiros, durante o concerto realizado em São Paulo no ano passado. Como parte da “PRISM World Tour”, o PENTAGON se apresentou em mais de 20 cidades ao redor do globo. De lá pra cá, criaram novas músicas, lançaram álbuns,  participaram de reality shows e conquistaram (ainda mais) admiradores internacionais e reconhecimento do público.

Agora em 2020, devido à pandemia de COVID-19, os jovens passarão por uma experiência única: um concerto online. No próximo dia 6 de setembro o boygroup planeja se encontrar com os fãs através de um fan meeting virtual, o PENTAG.ON AIR.  Através dessa iniciativa, o grupo poderá criar mais momentos memoráveis para os fãs ao redor do mundo, encurtando um pouco a distância entre eles e os UNIVERSEs. 


Hongseok nos garantiu que está preparando algo que “fará os fãs sentirem o coração e a energia do PENTAGON pela tela.” O integrante Yeo One revelou que haverão performances especiais que “só poderão ser vistas em um concerto online” e Yuto ainda disse que será como “se você estivesse nos assistindo pessoalmente, mesmo estando muito longe.

Antes desse momento icônico na carreira dos meninos e de seus fãs, a KoreaIN teve a oportunidade de conversar com o PENTAGON e trazer exclusivamente mais informações sobre o evento online, a paixão pelo Brasil, os últimos lançamentos e muito mais.



Recentemente o grupo participou do reality show Road To Kingdom, que rendeu performances inesquecíveis e pudemos conhecer além dos talentos, um pouco mais da personalidade deles. Houveram momentos emocionantes e divertidos, então perguntamos aos meninos como estava a cabeça deles naquele momento e como é o apoio entre eles.

Hongseok contou que eles estavam focados em mostrar “o que é o grupo PENTAGON” e que eles sempre encorajavam um ao outro dizendo “vamos fazer uma performance que combine com o melhor do PENTAGON”. O integrante Shinwon ainda completou ressaltando: “Nós encorajamos uns aos outros a não esquecer que o PENTAGON é o PENTAGON”.

Wooseok também revelou seus pensamento sobre a participação do grupo no reality: “Eu participei no “Road To Kingdom” com o pensamento de aprender, do começo ao fim. Nós compartilhamos e respeitamos as opiniões e pensamentos uns dos outros, e ainda nos apoiamos para fazer performances animadas durante o programa.



Os integrantes então comentaram sobre os aprendizados para vida que vieram através da competição. Yeo One disse que aprendeu muito com os treinos mentais e as diversas performances. Yuto comentou que ver os outros artistas fazendo bem, o incentivou a praticar ainda mais. Kino falou um pouco sobre o backstage: “Eu acho que tinham vários artistas incríveis, não só os idols participantes, mas toda a equipe criadora como os coreógrafos, escritores e diretores. Então eu decidi trabalhar duro para me tornar um artista mais competitivo.Wooseok não poupou elogios para os artistas do programa: “Foi realmente divertido ver as performances que os participantes se esforçaram ao máximo. Eu espero que muitos artistas criem mais performances com as ideias e criatividade deles”.



O resultado da participação do PENTAGON em Road To Kingdom foi a nova música “Basquiat”, uma faixa com inspiração no rock, junto de uma coreografia poderosa e um MV com uma forte mensagem. Wooseok rapidamente respondeu: “Foi idea do Hui, e então foi finalmente feito a partir de mais opiniões dos integrantes e da equipe.Hui nos contou um pouco sobre a criação: “Eu quis escrever uma música com o foco na mensagem ‘Eu resisti ao tempo’ e fui muito inspirado pelo pintor Basquiat, quem combinou bem com a ideia.” Yeo One ainda complementou “Eu pratiquei muito fazendo várias situações na minha imaginação e usando referência de vários filmes, fotos e vídeos.

O grupo está agora em uma nova fase, com os dois últimos lançamentos “Dr.Bebe” e “Basquiat”, que são mais dark e bem diferentes dos hits mais antigos “Humph!” e “Shine”. 



Nós sempre estamos em busca de novas coisas e nos desafiando, então eu acho que assim podemos mostrar para os fãs estilos variados”, disse Shinwon. Perguntamos se eles haviam sentido alguma dificuldade na transição de estilos, e Hui disse que sempre prefere focar no que pretende mostrar, sem pensar nas dificuldades. 

Kino falou sobre a escolha de diferentes conceitos: “Foi um pouco difícil mostrar um novo lado, porque nós já mostramos vários estilos. De qualquer forma, essas músicas recentes foram grandes oportunidades para nos descobrirmos e eu acredito que demos mais um passo à frente.” Yuto não concordou tanto, segundo ele: “Não existiram dificuldade, porque nós somos bons em qualquer conceito (risos)”. E nós não discordamos, porque o PENTAGON é sem dúvidas um dos grupos mais inovadores e ousados do Kpop.



Os integrantes são muito envolvidos nas produções e quando perguntados se já haviam ouvido música brasileira durante algum processo de criação, Kino revelou que ele já ouviu “Downtown”, cantada por Anitta. Já Yeo One disse que não sabe muito, mas que adoraria conhecer músicas brasileiras.

Perguntamos se poderíamos esperar algo envolvendo música brasileira ou latina no futuro, Hui disse “Absolutamente! Eu inclusive gostaria de tentar aprender o português.

Kino revelou que já experimentou fazer músicas com influências latinas, “Eu já tentei isso muito. Eu gosto de tentar novos gêneros e a música latina vem na minha mente primeiro sempre que penso em tentar algo inédito. Mas eu não consegui lançar nenhuma, porque elas ainda não estão perfeitas. Espero poder cantá-las pra vocês um dia.Wooseok disse que também pretende fazer algo do gênero se tiver uma oportunidade.



O grupo só tem olhos para seus amados fãs, os UNIVERSEs. Quando perguntados sobre o que lhes dá forças em momentos de dificuldades, a resposta foi unânime: “Os membros do PENTAGON e o UNIVERSE.Kino ainda completou “Pode parecer cliché, mas meu motor sempre foi o UNIVERSE. Sempre foi e sempre será”.

Independente das novidades do concerto online que nos aguarda, Hui revelou que nada supera a emoção do show no Brasil: “A casa de shows lotada com a animação (dos fãs) foi uma das coisas mais memoráveis”. Hongseok, Shinwon e Yeo One concordaram, lembrando da energia dos UNIVERSEs Brasileiros durante o show. Kino foi além: “Depois que o concerto terminou, nós fomos a uma churrascaria com todos os tipos de carnes. Eu não consigo esquecer aqueles sabores.”. Hongseok ainda complementou: “A comida era deliciosa. Eu também fiquei bem satisfeito com a academia do hotel.




Yuto não escondeu a felicidade, e disse que espera voltar a sentir a animação da casa de show. Wooseok disse que guarda ótimas memórias, “Eu quero ir ao Brasil e fazer um show novamente!”.  Então o integrante Kino nos revelou uma memória do show que ficou em sua mente: “Eu sempre escolho o Brasil como o país mais apaixonado por causa da torcida dos fãs Brasileiros. Nós recebemos muito amor de todos os UNIVERSEs do mundo, mas os UNIVERSEs Brasileiros tem um jeito apaixonado de nos dar amor, então foi muito memorável. No dia do concerto, nós passamos pelos fãs com o carro e todos eles estavam cantando nossas música juntos e eles pareciam tão felizes. É uma memória preciosa que eu não quero esquecer nunca.”, disse.

E nós esperamos que o PENTAGON e os UNIVERSEs Brasileiros possam se encontrar o quanto antes.

“Eu sempre escolho o Brasil como o país mais apaixonado por causa da torcida dos fãs Brasileiros.

Kino – Pentagon

Sabendo da paixão do grupo por seus fãs, e a dificuldade atual em poder encontrá-los, pedimos que eles deixassem mensagens de apoio a todos que estão passando pela pandemia de COVID-19.

Nós passaremos por isso como sempre. Por favor, se cuidem, estejam a salvo e saudáveis para nos encontrarmos de novo.”, disse Shinwon. Yuto pediu para “mantermos a esperança de que ficaremos todos bem algum dia e passaremos por isso juntos.Kino disse: “Eu fico triste porque muitas pessoas estão tendo um momento difícil e estão exaustas esses dias por causa da COVID-19. Nós não conseguimos fazer nada ótimo por vocês, mas seria bom se nós conseguíssemos fazer as pessoas se sentirem melhor com a nossa música, performances e vídeos. Queremos ser esse tipo de artista.”. Wooseok completou dizendo: “Vamos passar por isso juntos. Nós seremos o artista que sempre te dará esperança. Pode acreditar!”.



Desde o início da pandemia de COVID 19, os eventos e shows tradicionais, como conhecemos, estão proibidos em todo o mundo. A partir daí, diversas alternativas para manter o mercado vivo foram criadas. Os artistas de KPOP sobretudo, têm realizado shows e fan meetings online, abraçando a oportunidade de atingir os fãs mundiais.

PENTAGON é o segundo grupo da CUBE Entertainment a ter um fan meeting virtual. No mês passado, o grupo (G)-IDLE se encontrou com os fãs através do concerto “I-Land: Who am I” e agora é a vez do PENTAGON trazer o “PENTAGON Official Fanclub UNIVERSE 3rd Online Fan Meeting [PENTAG-ON AIR]”. Segundo Yeo One, o boygroup está preparando várias performances que só poderão ser vistas nessa ocasião. Kino revelou que algumas músicas receberam arranjos especiais apenas para esse fan meeting e ainda completou: “Inclusive, haverão músicas para o UNIVERSE de todo o mundo, então por favor, venham curtir com a gente!”.

Os meninos ainda deixaram uma mensagem especial convidando o UNIVERSE Brasileiro para aproveitar o fan meeting junto à eles. Confira na íntegra:



Hui: UNIVERSE Brasileiro! Eu sempre sinto saudade de vocês e amo muito vocês. PENTAGON estará sempre com os UNIVERSEs.

Hongseok: UNIVERSE Brasileiro! Por favor, aproveite juntos o nosso fan meeting online!

Shinwon: Vamos ter um momento divertido e seguro juntos em casa.

Yeo One: Vejo vocês em breve. Eu realmente sinto muita falta de vocês.

Yuto: É muito triste não poder encontrar o UNIVERSE pessoalmente, mas eu espero que você curta o nosso fan meeting online conosco.

Kino: Queridos UNIVERSEs Brasileiros, como vocês estão? Já faz quase 1 ano desde que nos encontramos. Eu sinto muita falta de vocês e estou triste por não poder encontrar pessoalmente os UNIVERSEs por causa da COVID-19. Mas eu estou grato que eu terei uma ótima oportunidade de encontrar os UNIVERSEs online. Como faz um tempo desde que performei em frente à vocês, eu estou praticando muito, então por favor, unam-se a nós. Vejo vocês no fan meeting!

Wooseok: Nós iremos mostrar performances que são mais animadas do que o UNIVERSE está esperando. Por favor, espere por nós só mais um pouco! Eu amo muito vocês.



O “PENTAGON Official Fanclub UNIVERSE 3rd Online Fan Meeting [PENTAG-ON AIR] acontece online através do app U CUBE, no dia 6 de Setembro. 

PENTAGON Official Fanclub UNIVERSE 3rd Online Fan Meeting [PENTAG-ON AIR]

Data: 06 de Setembro de 2020
Horário: 5 PM (KST) / 5 AM (GMT)

Local: Aplicativo U CUBE
Ingressos: Interpak Tickets – http://www.globalinterpark.com



Agradecimentos à CUBE Entertainment e a CJ&EM pela oportunidade em entrevistar o grupo PENTAGON. As repostas acima foram adaptadas para melhor entendimento e todas pertencem aos integrantes do grupo.


Por Naira Nunes
Agradecimentos: Cube Entertainment + CJ&EM
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido