Para documentar o crescimento do k-pop entre os assuntos mais comentados pelo mundo, o Twitter lançou uma série de estatísticas mostrando os números impressionantes alcançados por grupos e fãs nos últimos 10 anos.
Os primeiros dados foram sobre quais artistas eram mais comentados por país. O BTS ficou em primeiro lugar em quase todos os países contabilizados, exceto na Tailândia, onde foram ultrapassados pelo GOT7.
Na América Latina, pode-se observar um padrão no qual todos os países incluíram BTS, EXO e TXT no seu Top 5. No caso do ranking brasileiro, temos BLACKPINK e MONSTA X completando a lista.
Em seguida veio uma curva com o crescimento do número de tweets sobre k-pop, considerando tags relacionadas aos lançamentos e menções à contas de grupos. O pico da curva – referente ao ano passado – contabilizou 6.1 bilhões de tweets. O gráfico também demonstra quais artistas foram mais comentados em cada ano de 2010 até hoje.
Com relação aos artistas em destaque, o site fez o ranking dos 10 grupos mais mencionados do último ano:
E dos grupos em ascensão em 2020:
Por último, temos dois destaques para países com maior número de usuários tuitando sobre k-pop em 2020:
E maior número de tweets sobre o assunto:
O Brasil conseguiu posições significativas – de 7º e 6º lugares, respectivamente – nos levantamentos, provando, mais uma vez, a força do mercado do k-pop no país. México, Argentina e Chile completam o grupo América Latina, também apareceram em ambas estatísticas. O Peru foi o único país a ser citado apenas no número de tweets.
Fonte: Twitter Data
Não retirar sem os devidos créditos.