Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Saiba quem são as 6 maiores idols compositoras do K-POP

Que muitos idols de k-pop têm múltiplos talentos, isso ninguém duvida. Seja dança, canto, rap ou tocar instrumentos, as áreas de destaque são diversas. Porém, não é sempre que artistas podem se vangloriar de escrever as próprias músicas. Que dirá ter seu nome nos créditos de várias canções. Preparamos aqui uma lista com as compositoras que formam o top 5 das artistas que mais escreveram músicas de acordo com a KOMCA, a associação coreana que administra direitos autorais.

Será que você consegue adivinhar quem está na lista?


5. Exy (WJSN)


Crédito: Starship Entertainment

A primeira da lista é a líder e rapper do WJSN, Exy. A caçula da lista já assina 53 composições, sendo a grande maioria para o seu grupo. Ela chegou a participar da segunda temporada do Unpretty Star que foi ao ar em 2015 antes de debutar no ano seguinte. O último single que contou com a colaboração de Exy foi Butterfly:



4. IU


Crédito: EDAM Entertainment

Continuamos a lista com a rainha das paradas coreanas: IU. A solista assina 54 composições. A maioria delas foram interpretadas pela própria autora, mas algumas foram presenteadas a artistas como os solistas Jung Seung-hwan e Cherry B, o grupo High4 e a banda Jehwi. O último sucesso escrito por Lee Ji-Eun (verdadeiro nome da cantora) foi eight, parceria com Suga do BTS, cujo MV homenageia dois grandes amigos da cantora: Jonghyun e Sulli.



3. BoA


Crédito: Allure Magazine

O que esperar de uma cantora com uma carreira de sucesso de 20 anos? Não menos que 66 músicas em seu nome, claro. Em 2015, BoA escreveu e produziu todas as faixas do seu oitavo álbum de estúdio, Kiss My Lips. Em entrevista, ela revelou que a demora do lançamento do álbum foi devido à demora em fazer todo o trabalho sozinha. Apesar do desgaste, BoA disse que o processo foi divertido e gratificante. O último single escrito e cantado por ela foi o single Starry Night.



2. LE (EXID) e Moonbyul (MAMAMOO)


Crédito: Divulgação e RBW Entertainment

Seguindo a lista, em segundo lugar temos um empate de 67 composições entre LE do EXID e Moonbyul do MAMAMOO. O futuro do EXID pode ser incerto desde que todas as integrantes do grupo saíram da Banana Culture, mas LE deixou seu legado como compositora. Além do seu próprio grupo, artistas como Secret, Fiestar, K.Will e Hyuna também cantaram músicas da rapper. LE, inclusive, compôs Trouble Maker e Now, dois maiores sucessos do dueto formado por Hyuna e Hyunseung. Sem lançar inéditas coreanas desde o ano passado, o último sucesso do EXID foi o single ME&YOU que, óbvio, teve a participação de LE na composição.



Já a rapper do MAMAMOO é a recordista de mais músicas creditadas entre as companheiras de grupo. Ela, inclusive, escreveu uma música com IU: a canção Greedyy, que foi interpretada por JeA (Brown Eyed Girls) e tem participação da rapper. A última adição na lista de sucessos de Moonbyul – pelo menos até o próximo comeback do grupo ser lançado – é Dingga.



1. Miryo (Brown Eyed Girls)


Crédito: Apop

A briga entre o segundo e terceiro lugares da lista foi apertado com apenas uma música de diferença entre cada artista, mas o primeiro lugar da lista está disparado no topo com 97 músicas. E quem conseguiu a coroa de compositora com mais músicas? Miryo do Brown Eyed Girls! A rapper já está nessa posição há anos e, pela vantagem que conseguiu em comparação com outras artistas, ainda permanecerá em primeiro por muito tempo. Miryo escreveu diversas músicas do B.E.G, mas nem todas chegaram a ser lançadas como singles. A última faixa a receber MV foi o hino atemporal Kill Bill.



E aí? Conseguiu acertar alguma das talentosas artistas? Qual sua composição preferida delas? Conta pra gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido