Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura História

O significado da bandeira da Coreia do Sul

A bandeira de um país tem muitos simbolismos que, as vezes, podem passar despercebido por quem não se interessa por história. A bandeira da Coreia do Sul é um desses casos. Então vamos descobrir juntos, o significado da bandeira da Coreia do Sul. Apesar de ter sido criada em 1882, os seus símbolos estão entre os mais antigos já encontrados em uma bandeira nacional.



O que significa a bandeira da Coreia do Sul?

A primeira coisa que podemos destacar é que a bandeira sul-coreana tem um nome próprio: taegeukgi (sua pronúncia é algo como teh-guk-qui, cuja segunda sílaba é a tônica).

As cores presentes na bandeira também têm seu significado: os três elementos que formam uma nação. O branco representa a paz e a pureza, o azul e vermelho são sobre energias positivas e negativas e os símbolos pretos ao redor do círculo representam diferentes movimentos e harmonia dessas forças.

Os elementos da bandeira simbolizam as forças da natureza. O círculo vermelho e azul é chamado taegeuk, que pode ser traduzido literalmente como “último supremo”. O círculo é dividido em duas partes lembrando uma vírgula. A parte superior vermelha é o yang, enquanto a inferior azul é o um (que muitos conhecem pela denominação chinesa de yin).


Taegeuk, o círculo que representa o povo coreano. Fonte: Reprodução.

O yin e yang juntos formam o to (tao, na língua chinesa), significando forças ou princípios opostos e, ainda assim, complementares que fazem parte da vida: luz e escuridão, masculino e feminino, bem e mal, entre outros.

A parte maior de cada vírgula representa o início de todas as coisas, enquanto a mais estreita é o fim. Então onde o yang acaba, o um começa e vice-versa.



Os trigramas também transmitem a dualidade do cosmos. As três linhas inteiras são o trigrama céu, o princípio puro do yang. As três linhas partidas são seu oposto: a terra, o princípio puro do um. A direção de cada símbolo, separados por 180º também reinforçam a ideia de opostos de cada um. No meio do um e yang, temos os símbolos da água (duas linhas partidas com uma inteira no meio) e do fogo (duas linhas inteiras com uma partida no meio).


Trigramas da bandeira coreana e seus respectivos significados.
Fonte: Reprodução

Os trigramas também simbolizam as 4 estações do ano e os pontos cardinais. O céu é o verão e o sul. A terra é o inverno e o norte. O fogo é a primavera e o leste. E a água o outono e o oeste.

Fonte: (1)
Fotos: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido