Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação

Pesquisa sul-coreana cria “capa de invisibilidade” com pele artificial

Pesquisadores sul-coreanos criaram um dispositivo que permite deixar objetos e pessoas invisíveis. A invenção é uma espécie de pele artificial capaz de processar a temperatura e iluminação dos arredores para imitá-las e, assim, camuflar algum elemento no ambiente. A descoberta, feita por estudiosos da Universidade Nacional de Seul e da Universidade de Hanyang, foi divulgada na revista digital Advanced Functional Materials na última semana.

A superfície da “pele” é formada por pequenos cristais líquidos termocrômicos que mudam individualmente de tonalidade de acordo com estímulos externos. Eles traduzem o calor e frio do lugar em cores e replicam a temperatura detectada, então o dispositivo é capaz de ocultar pessoas tanto em câmeras de vídeo comuns quanto em sensores térmicos.


Imagens do estudo mostrando o funcionamento da pele artificial.

O protótipo ainda tem algumas limitações, no entanto. Os cristais não são capazes de captar automaticamente as cores exatas dos arredores, então é preciso, no momento, determinar a tonalidade de cada um deles manualmente para que a pele artificial ganhe o efeito de invisibilidade. O próximo passo, segundo os pesquisadores, é embutir uma microcâmera no dispositivo para que ele detecte as cores do ambiente e as replique de maneira mais precisa e autônoma.



Imagens do estudo mostrando o funcionamento da pele artificial.

O objetivo do projeto é encontrar formas para deixar soldados em campo passarem despercebidos por equipamentos de visão noturna que usam infravermelho. O estudo é inspirado na habilidade de camuflagem de cefalópodes (como lulas e polvos), apesar de a imprensa ter apontado semelhanças com a famosa capa da invisibilidade da saga Harry Potter.

Fontes: (1), (2), (3)
Imagens: Warner Bros (Reprodução) e Seung Hwan Ko (Universidade Nacional de Seul)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Beatriz Cardoso

    Sagitariana mais para capricorniana que veio parar no K-pop graças ao SHINee.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido