Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Saiba quais são as principais premiações da Coreia do Sul

Os meses finais e iniciais de um ano podem ser um tanto tensos para o fã de k-pop. Com as premiações musicais acontecendo nesse intervalo de tempo, é quase um dever do fã votar para que o seu artista favorito tenha destaque nas cerimônias.

São essas cerimônias que selam a relação entre o artista e o fandom. Mas você conhece as principais premiações da Coreia do Sul voltadas pro k-pop?



Asia Artist Awards – AAA

TUTORIAL] PRÉ-VOTAÇÃO: Asia Artist Awards (AAA) | ARMY-BR Amino

O Asia Artist Awards (AAA) foi criado em 2016, sendo realizado anualmente no mês de Novembro. O AAA foi a primeira premiação sul-coreana a ter um processo de seleção transparente, com os resultados da votação popular aparecendo em tempo real na página da premiação. Outra inovação que o prêmio trouxe foi a união das categorias de K-pop, K-drama e K-movie em uma única cerimônia. 

Em 2020 a cerimônia foi realizada sem platéia, com a possibilidade de assistir a cerimônia através de um serviço online pago.


Leia mais: Lista de Ganhadores do Asian Artist Awards 2020 (AAA 2020)


Gaon Chart Awards

9th Gaon Chart Music Awards 2020 Full List of Winners

Essa premiação é considerada uma das maiores da Coréia do Sul, realizada pela Gaon Chart, parada musical do país, no início de cada ano. As premiações são de acordo com as vendas de álbuns digitais e físicos do ano anterior. Ao contrário das outras premiações, a Gaon Charts Awards não possui o Daesang, premiação que define o grupo que mais se destacou dentro do cenário musical.

Entre os principais premiados estão os grupos EXO, com 16 prêmios e BTS, com 13 prêmios. No dia 13 de Janeiro de 2021 acontecerá a décima edição da Gaon Charts Awards, premiando os destaques deste ano.



Golden Disc Awards – GDA

34th Golden Disc Awards' reveals full list of nominees + opens 'Popularity  Awards' voting | allkpop

Com sua primeira edição realizada em 1986, o Golden Disc Awards é uma premiação anual que reconhece os destaques da indústria do K-pop. Os vencedores são determinados pela venda de álbuns e pelos streamings digitais. Os grupos que mais ganharam daesangs na premiação foram o BTS e EXO, com 4 prêmios cada. Se for considerar todas as categorias, os grupos com mais prêmios acumulados são o BTS e o Super Junior, que possuem 20 prêmios cada.

A 34ª edição do GDA teve transmissão online pelo Vlive, com destaques e conteúdo exclusivo no perfil da premiação no Tik Tok.


Korean Music Awards – KMA

Korean Music Awards - Wikipedia

Essa premiação vai na contramão de todas as outras da lista, já que a Korean Music Awards quebra a barreira entre a música mainstream (k-pop) e a alternativa. Assim como a proposta de juntar as categorias, os vencedores não são escolhidos da mesma forma das outras premiações. Enquanto os critérios de seleção nos outros prêmios são baseados nas vendas ou em votação popular, o KMA possui uma comissão que seleciona os vencedores pela criatividade e composição. A premiação acontece no início de cada ano, e considera as produções do ano anterior.



Mnet Asian Music Awards – MAMA

2020 Mnet Asian Music Awards revela teaser e logotipo | Noveen

O MAMA é uma premiação bem conhecida pelos fãs internacionais. Seja pela crítica que o G-Dragon fez em plena apresentação ou pela fama e reconhecimento que os prêmios trazem para os artistas. A primeira edição do MAMA aconteceu em 1999 com o nome de “Mnet Music Video Daesang” e foi apenas em 2009 que o nome “Mnet Asian Music Awards” foi consolidado.

A premiação é realizada em diferentes países da Ásia desde 2010, com os vencedores sendo escolhidos através de votação popular. Em 2020 a cerimônia será realizada respeitando as normas sanitárias e com a participação de fãs pela internet.

O título da edição deste ano é “NEW-TOPIA”, com a intenção de representar um novo mundo virtual onde fãs ao redor do mundo podem se conectar. O MAMA  “NEW-TOPIA” acontecerá dia 06 de Dezembro, e será transmitido pelos canais oficiais da Mnet.


Seoul Music Awards – SMA

Confira a lista completa de ganhadores do 27th Seoul Music Awards

O Seoul Music Awards teve sua primeira edição em 1990. A cerimônia é considerada uma reflexão das tendências atuais do universo da música sul coreana.

Assim como a maioria das cerimônias, o SMA tem o prêmio Daesang, dado anualmente ao artista de maior destaque no ano. Entre os principais premiados da cerimônia estão os grupos EXO com 22 prêmios e  BTS com 15 prêmios.

A 30ª edição do prêmio acontecerá em Janeiro de 2021, ainda sem data definida.



Melon Music Awards – MMA

Melon Music Awards anuncia detalhes da cerimônia deste ano | Noveen

O MMA é uma das principais premiações da Coréia do Sul, sendo realizado anualmente, desde 2009. Assim como a maioria das premiações, os vencedores são definidos através das votações populares, assim como as vendas de álbuns. Entre os prêmios mais populares estão o Daesang de Artista do ano, Álbum do Ano e Artista Global.

Pela primeira vez na história da premiação, a primeira semana de Dezembro será considerada a MMA Week: com conteúdos publicados entre os dias 2 e 5 de Dezembro na internet. A cerimônia acontecerá respeitando as restrições que a pandemia trouxe, oferecendo novas formas de shows, vídeos especiais e conteúdos para rever o ano da indústria musical. Será possível assistir os conteúdos através do canal oficial no Youtube, do aplicativo da Melon e em outras plataformas.



Você acompanha alguma dessas premiações? Conta para a gente nos comentários.


Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido