K-pop

Treze músicas de k-pop que fazem dez anos em 2021

Em 2011 o K-pop ainda não havia atingido o nível mundial de hoje, mas já havia conquistado uma legião de fãs em diferentes pontos do globo. Naquele ano foram lançados alguns hits que se tornariam clássicos, e fomos apresentados a grupos como Block B, Apink entre outros. Foi em 2011 que Beast (hoje Highlight) se consagrou com o álbum Fiction and Fact e também foi o ano em que 2NE1 lançou um dos maiores clássicos entre as músicas de k-pop: I Am The Best.



Dentro desses dez anos muita coisa mudou. Novos grupos surgiram, outros deram disband, o mundo rodou e rodou mais um pouquinho, mas o que não mudou foi nossa vontade de ouvir cada vez mais K-pop.

E para matar um pouco da saudade, ou para aqueles que só viriam a conhecer o K-pop mais tarde, aqui estão algumas das músicas que completarão dez anos em 2021!


 INFINITE – Be Mine


Be Mine é a faixa-título do primeiro álbum do grupo Over the Top lançado em 21 de julho de 2011. A canção estreou em 24º nas paradas Gaon no dia 23 de julho e subiu para a 13º posição na semana seguinte, permanecendo por duas semanas, subindo mais uma posição na semana do dia 13 de setembro, atingindo seu auge.


SISTAR – So Cool


Lançada como faixa-título, a música estreou no topo das paradas do Gaon Digital Chart, liderando o Dowload Chart com 570,309 dowloads. A música esteve por cinco semanas consecutivas no Top 10, tendo mais de 3,334,222 downloads e acumulando 18,703,636 visualizações, se tornando o primeiro single do grupo a ficar no topo das paradas.


Super Junior – Mr. Simple


A faixa-título do álbum de mesmo nome, Mr. Simple ganhou o primeiro lugar em sua primeira apresentação no M!Countdown da Mnet. O álbum estreou em 3º na Billboard World Albums Chart e alcançando o 1º no Gaon Album Chart, com 287.427 cópias vendidas.

O álbum vendeu um total acumulado de 502.830 cópias, tornando-se o primeiro álbum em quatro anos a ultrapassar meio milhão em vendas, e após uma semana o álbum alcançou o status de ouro com as vendas, se tornando o quinto álbum número um do grupo e o quarto álbum a ter uma certificação de ouro no país.


HyunA – Bubble Pop

https://www.youtube.com/watch?v=bw9CALKOvAI

Lançada em julho de 2011, a música alcançou a 4º posição no Gaon Weekly Digital Chart e terminou em 21º nas paradas de final de ano do Gaon, vendendo um total de 2,694,310 cópias digitais. Em dezembro do mesmo ano a música ficou em 9º lugar na lista das “20 Melhores Músicas de 2011” da revista norte americana de música SPIN. Em 2016 a música foi parodiada no terceiro episódio da quarta temporada da animação Family Guy. O legado de Bubble Pop é tão duradouro que em 2018 a música entrou na tracklist do jogo Just Dance.



2PM – Hands Up


A música ficou em primeiro lugar por quatro semanas no Music Bank e no topo no M!Countdown. Sendo também escolhida como Mutizen Song (prêmio para a música mais popular da semana) por duas semanas.


Miss A – Goodbye Baby


Lançada em julho de 2011, a canção foi a faixa principal do primeiro álbum do grupo – A Class – e alcançou o topo em várias paradas musicais da Coreia. Em 28 de julho foi o primeiro lugar no M!Countdown e, no dia seguinte, repetiu o feito no Music Bank e Inkigayo.


BIGBANG – Tonight


O lançamento do álbum Tonight atingiu o topo nas paradas sul-coreana, adquirindo uma atenção internacional, levando o BIGBANG a fazer sua entrada nas paradas estadunidenses Billboard World Albums e Billboard Heatseekers Albums onde se estabeleceu respectivamente, nas posições de número três e sete , além disso, tornou-se o primeiro álbum de K-pop a entrar no top 10 no iTunes Top Albums do país.


2NE1 – I am The Best


Foi o sétimo single coreano do grupo feminino lançado digitalmente em todo o mundo em junho de 2011. A música foi indicada a vários prêmios, ganhando no Korean Music Awards, Japan Music Awards, entre outros. Ganhando também como “Canção do Ano” no Mnet Asian Music Awards. É até hoje um dos maiores clássicos do grupo e do K-pop.



TVXQ – Keep Your Head Down


Keep Your Head Down foi o single principal do quinto álbum do grupo e o primeiro álbum com a nova formação do TVXQ com os integrantes Yunho e Changmin. Tornou-se uma das canções de maior sucesso da dupla: liderando as paradas musicais em tempo real, alcançando a quinta posição no Gaon Singles Chart da Coreia e ganhando por três semanas consecutivas em shows musicais. As vendas também foram um sucesso, ultrapassando mais de 1,3 milhão de cópias.


Apink – My My


O single alcançou a posição de número 16 nas paradas digitais Gaon e K-Pop Hot 100 da Billboard. Uma versão japonesa da música foi posteriormente incluída no single japonês do grupo, NoNoNo, lançado em 22 de outubro de 2014.


IU – YOU&I


You&I estreou no topo do Gaon Singles Chart, permanecendo lá por cinco semanas consecutivas e tornando-se a primeira música de IU a ficar em primeiro no K-Pop Hot 100. Também foi a canção a ficar mais tempo em número um nas paradas, recorde quebrado em 2013 com Return de Lee Seung-gi, que ficou seis semanas consecutivas na primeira posição de dezembro de 2012 a janeiro de 2013.


BEAST – FICTION



A música Fiction foi lançada em 17 de maio de 2011. Uma versão em orquestra também foi incluída no álbum. Uma semana depois da estreia da música, o grupo ganhou seu primeiro prêmio no M!Countdown. O sucesso também ficou em 16º lugar na parada de canções digitais de final de ano do Gaon.


Girls’ Generation – The Boys


Assim que a música foi lançada, ficou no topo de todos os sites de música e programas musicais, incluindo Music Bank, Popular Music e M! Countdown. Foi também classificada em primeiro no Gaon Digital Chart e Billboard Korea K-pop Hot 100.

Fontes: (1), (2), (3), (4)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Isabela Ávila

 Formada em moda, apaixonada por livro, filme, música e café nessa ordem.

Você também pode gostar...