Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento História

O que é K-pop?

Caracterizado por batidas cativantes e dança excepcional K-pop é uma grande parte de um fenômeno chamado Hallyu – também conhecido como “onda coreana” – refere-se à crescente influência da cultura coreana ao redor do globo. De comida a filme, jogos e música, a influência coreana pode ser vista em quase todos os lugares.

Mas nem sempre foi assim. Durante décadas, o rádio e a televisão na Coreia do Sul foram fortemente censurados. Significando uma diminuição nas oportunidades que a cultura tinha de influenciar ou ser influenciada pelo resto do mundo. Em 1987, entretanto, reformas permitiram um afrouxamento nas censuras. Logo, música e outros entretenimentos de todo o mundo inundaram a Coreia do Sul.

Foi então que no dia 11 de abril de 1992, Seo Taiji and Boys fizeram história, quando o primeiro single, “Nam Arayo (Iknow)” tocou no programa de fim de semana da MBC. O grupo pegou sons populares de rap, rock, Techno e R&B e os combinou com letras coreanas, inventando um híbrido único de cultura popular moderna e tradicional de duas partes muito diferentes do mundo.

Embora os juízes do show e o público estivessem chocados e confusos, a dança coordenada e altamente enérgica do trio ao som de animadas faixas de hip-hop enlouqueceram os adolescentes de todo o país. O single alcançou o primeiro lugar por dezessete semanas consecutivas. Seo Taiji and Boys criaram um gênero completamente novo que distinguia a música dos jovens da música dos adultos. Pela primeira vez, alguém estava escrevendo música com as quais crianças e adolescente podiam se identificar.

Logo, mais músicos se juntaram ao movimento K-pop. Grupos como H.O.T. e artistas solo como BoA lançaram grandes sucessos. As três principais agências do K-pop – SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment – logo estavam recrutando mais talentos para lançar bandas e carreiras solo.

As empresas então passaram a recrutar jovens não apenas na Coreia, mas também Estados Unidos, Japão, China e outros tantos países. Os jovens são levados para as empresas e treinam extensivamente não apenas canto e dança, mas também expressões faciais, comportamento público, atitude e desenvolvimento de personalidade.

Iniciado com três caras e estabelecendo novos parâmetros na indústria cultual coreana, o K-pop vem se tornando um gênero cada vez mais conhecido no mundo todo, encantando uma legião de fãs que cada vez mais se inspiram na música para dar luz aos seus sonhos juvenis.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagens: reprodução e SM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Ávila

     Formada em moda, apaixonada por livro, filme, música e café nessa ordem.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido