Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

O segredo do emagrecimento dos ídolos coreanos, conheça a empresa Juvis

O ano de 2021 começou com Park Bom sendo notícia por suas fotos exibindo a nova forma em seu Instagram. Em um post mostrando o antes e depois da perda de 11 quilos, Bom falou de sua dificuldade em aliar uma dieta saudável com os remédios para Déficit de Atenção (DDA) e, nas hashtags, marcou uma famosa empresa de dietas, Juvis Diet. Em posts mais recentes, Bom anunciou que também se tornou representante do novo programa da empresa “Juvis At Home” (Juvis em casa).




Com mais de uma década de existência, essa não é a primeira vez que a Juvis faz notícia. Em 2020, Shindong (do Super Junior) se tornou garoto propaganda da empresa e porta-voz de seus métodos. O cantor, que perdeu 37 quilos seguindo o programa fala abertamente de sua satisfação e de como a Juvis foi capaz de ajuda-lo na perda de peso de uma forma saudável e duradoura.



Antes de procurar a Juvis, porém, é preciso abrir o bolso, já que o preço cobrado pela empresa não é nada camarada. O pacote de dieta mais barato sai pela bagatela de 3 milhões de won (cerca de 14 mil reais). Mesmo assim, a lista de celebridades que advogam pela empresa é extensa: os comediantes Sam Hammington, Seo Kyung Seok e Yoo Jae Hwan, assim como os cantores Kangnam (M.I.B.), Huh Gak, Kim Tae-woo (g.o.d) e Moon Hee-jun (H.O.T.) são apenas alguns dos nomes que podem ser mencionados.


Kangnam em seu antes e depois

Entretanto, Kim Tae-woo e Yoo Jae-hwan acabaram como representantes também do lado obscuro da famosa dieta. Em setembro de 2019, após meses publicamente falando de sua bem-sucedida perda de peso e do método Juvis, Yoo Jae-hwan foi hospitalizado com uma febre alta e contínua, diagnosticada pelos médicos como um resultado de uma dieta extrema, feita por conta própria e na busca por manter um dos parâmetros da Juvis, manutenção do peso a longo prazo.

A manutenção do físico obtido é, aparentemente, uma cláusula do contrato assinado por celebridades que aceitam se tornar porta vozes da marca. Em 2018, Kim Tae-woo foi condenado a retornar 50% do pagamento que havia recebido para promover a Juvis Diet em 2015. A causa? O cantor estaria acima do peso, causando danos morais à empresa.



O juiz do caso, Lee Mi-sun, declarou: “Ele neglingeciou as obrigações de contrato para com a empresa ao se mostrar incapaz de manter seu corpo de boa forma, causando assim prejuízo econômico para a parte queixosa”.

Esse, entretanto, não foi um caso isolado. Em 2019 uma mulher escreveu um longo post em seu blog pessoal, onde contava detalhadamente sua experiência com a Juvis Diet. Ao assinar o pacote de 3 meses e pagando um total de 7 milhões de won (cerca de 33 mil reais), ela esperava perder por volta de 10 quilos e manter o peso, algo em que havia falhado em suas dietas anteriores. Ela conta ter alcançado sua meta em 2 meses, começando assim a parte de manutenção, ainda sob supervisão da empresa, mas, em menos de 6 meses, havia recuperado todo o peso perdido anteriormente.

O blog recebeu muita atenção e se tornou um dos tópicos mais falados em diversas plataformas coreanas. A autora do blog anunciou então que a Juvis Diet havia aberto um processo de calúnia e difamação contra ela e pedia que o post fosse apagado. Atualizações sobre o caso não estão disponíveis, mas o post continua online e, na época, a empresa sofreu com a propagando ruim e, não muito mais tarde, anunciou a parceria com Shindong e seus audaciosos planos para o idol.

Ainda que casos como o de Kim Tae-woo e da blogueira anônima tenham trazido dúvidas sobre a eficácia da dieta há longo prazo, a atenção trazida por celebridades parecem ter se mostrado mais fortes e permanentes para a Juvis: uma simples buscas pelas hashtags relacionadas à empresa mostra que, apenas nas duas primeiras semanas de 2021, dezenas de coreanos buscaram o aconselhamento de uma das diversas clínicas Juvis espalhadas pela Coreia do Sul. A marca “Juvis at Home” e a linha de comidas saudáveis “Made by Juvis”, promovidas por Park Bom e Sam Hammington também parece ser um sucesso de vendas em canais de compra e portais de vendas.



E você? O que pensa sobre essa dieta dos famosos e sobre cláusulas de manutenção de peso?

Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Jeice Torres

    Brasileira morando e estudando na Coréia. Apaixonada por k-hip hop, filmes de terror e picolé de melão. Na luta pela fluência em coreano.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido