Um porta-voz do Spotify falou a agência de notícias coreana, Yonhap, sobre a retirada de músicas da plataforma percebida por fãs em todo o mundo nesta segunda (1). De acordo com o representante, o serviço e o Kakao M não conseguiram chegar a um acordo mútuo para renovar o contrato que permitia a inclusão de artistas distribuídos pela Kakao M.
Os esforços para a renovação têm sido feitos há um ano e meio, mas sem sucesso. Como o contrato venceu em 1º de maio, todas as músicas dos artistas distribuídos pela Kakao M foram retiradas.
O representante afirmou que isso não tem ligação com a chegada do Spotify na Coreia do Sul e a competição direta com o Melon, serviço de streaming musical da Kakao M.
Apesar de tudo, o Spotify ainda espera resolver a situação e voltar a disponibilizar os artistas sul-coreanos para seus mais de 345 milhões de usuários.
Spotify remove músicas de K-pop licenciadas pela Kakao M Corp após não renovar contrato
Entretanto, a declaração lançada pela Kakao M acusa o Spotify de encerrar por conta própria a parceria de licenciamento. Nesta segunda (1) a Kakao M lançou seu posicionamento através do portal coreano Money Today, poucas horas após o pronunciamento oficial do Spotify.
De acordo com a declaração, foi a plataforma sueca que encerrou a parceria. “Nós requeremos a renovação do contrato internacional existente, mas o Spotify nos notificou com a expiração do contrato internacional.”, disse a Kakao M.
Em comum, ambas as declarações dizem que a retirada das músicas do catálogo do Spotify não teve ligação com a chegada do serviço na Coreia do Sul. “Devido à política do Spotify de prosseguir com os contratos domésticos e globais ao mesmo tempo, nosso contrato global expirou.”
A Kakao M diz que ainda negocia se seu catálogo será disponibilizado no Spotify coreano e que a negociação sobre o catálogo global ainda está em andamento e que pediram renovação do mesmo.
Neste Domingo (28), o Spotify retirou de sua plataforma global todas as músicas coreanas disponibilizadas pela Kakao M Corp. A decisão atingiu artistas como IU, HyunA, Jessi, ZICO, MAMAMOO, CL, MonstaX, EPIK HIGH e muitos outros.
Por Greyce Oliveira e Naira Nunes
Fonte: Yonhap + Money Today + Soompi