Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Economia Entretenimento K-pop

Spotify remove músicas de K-pop da Kakao M Corp após não renovar contrato

O conglomerado de entretenimento sul-coreano é o responsável provedor da plataforma MelOn, um dos principais concorrentes diretos da Spotify no país.

ATUALIZAÇÃO: 01/03/2021 – às 00h53

Um porta-voz do Spotify falou a agência de notícias coreana, Yonhap, sobre a retirada de músicas da plataforma percebida por fãs em todo o mundo nesta segunda (1). De acordo com o representante, o serviço e o Kakao M não conseguiram chegar a um acordo mútuo para renovar o contrato que permitia a inclusão de artistas distribuídos pela Kakao M.

Os esforços para a renovação têm sido feitos há um ano e meio, mas sem sucesso. Como o contrato venceu em 1º de maio, todas as músicas dos artistas distribuídos pela Kakao M foram retiradas.
O representante afirmou que isso não tem ligação com a chegada do Spotify na Coreia do Sul e a competição direta com o Melon, serviço de streaming musical da Kakao M.

Apesar de tudo, o Spotify ainda espera resolver a situação e voltar a disponibilizar os artistas sul-coreanos para seus mais de 345 milhões de usuários.



ORIGINAL: 28/02/2021 – às 18h

Os fãs de K-pop ao redor do mundo foram pegos de surpresa neste domingo (28) com uma notícia ruim: partes ou discografias completas de diversos artistas já não estavam mais disponíveis no Spotify mundialmente. A gigante do streaming global não teria conseguido chegar em um acordo com a Kakao M. Corp., distribuidora de música responsável pelo serviço sul-coreano MelOn, da qual tem os direitos de distribuição de grupos e solistas de K-pop, K-indie e K-hip hop.

A empresa de streaming Spotify havia lançado oficialmente seus serviços no começo do mês, sem ter renovado oficialmente o contrato com a Kakao M. Corp. para continuar tendo em seu catálogo no ocidente nomes como IU, HyunA, ZICO, MAMAMOO, CL e EPIK HIGH. Na península, o aplicativo desenvolvido pela empresa sueca já não tinha os direitos, no entanto, sem um acordo definitivo, álbuns e singles lançados a partir de 2019 pela empresa foram retirados oficialmente da plataforma.



O serviço de streaming para músicas e podcasts disponibilizado pela Spotify Technology S.A é um dos maiores no planeta, com cerca de 345 milhões de usuários em mais de 90 países e que viu em suas estatísticas o números de ouvintes de K-pop crescerem exponencialmente nos últimos anos. Ao lançar os serviços na Coreia do Sul, passou a competir com alguns dos aplicativos nativos, como o MelON, Genie Music (da KT Corp.) e Flo (da SK Telecom.).

Antes de tornarem indisponíveis para reprodução os álbuns e singles, a Kakao M. Corp. havia concedido uma entrevista ao The Korea Herald, dizendo que estavam discutindo os termos para disponibilizar o conteúdo distribuído por eles na plataforma. Enquanto, em conversa a Folha F5, o Spotify confirmou que “a partir de 1° de março de 2021, o catálogo da Kakao M não estará mais disponível”, alegando que tentaram realizar a renovação do acordo de licenciamento, dizendo lamentar e esperar que a interrupção seja temporária e que o assunto seja resolvido o mais brevemente possível.

Continuamos comprometidos em trabalhar com detentores de direitos locais, incluindo a KakaoM, para ajudar a expandir o mercado musical coreano e o ecossistema de streaming em geral

Declarou o porta-voz pela Spotify.

Empresas como YG Entertainment, SM Entertainment, JYP Entertainment, Big Hit Entertainment, AOMG, Warner Music e Sony Music não tiveram seus artistas afetados, devido a acordos fechados diretamente com o Spotify, tornando-as fornecedoras diretas do conteúdo.

Alguns dos artistas afetados pela exclusão de seus conteúdos foram: IZ-ONE, (G) I-dle, GAHO, STAY C, GFRIEND, AOA, Seventeen, Nu’est, KARD, VIXX, HyunA, 4Minute, FTIsland, CNBlue, CLC, Pentagon, LOONA, MOMOLAND, BIBI, WJSN, Secret Number, Block B, BEAST, Jessi , ONEUS, Cravity, VICTON, Jannabi, LUCY, NELL, Brave Girls, DIA, Younha, SECHSKIES e muitos outros.

Fonte: 1, 2, 3

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido