Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

[LISTA] 10 programas de variedades sul-coreanos que você precisa assistir

Quando falamos em audiovisual, a Coreia do Sul vem ganhando destaque mundial com suas produções. Só de ter filmes do país passando na Sessão da Tarde, já percebemos que a Coreia está focada em conquistar o mercado internacional. E a aposta está dando retorno. A Netflix, uma das principais plataformas de streaming do mundo,  anunciou que investirá 500 milhões de dólares em produtos do país em 2021. Esse valor corresponde a 50% do orçamento da plataforma para a região Ásia-Pacífico.

Os programas de variedade sul coreanos são consideravelmente menos reconhecidos internacionalmente. Apesar de não falharem no quesito criatividade, fãs desses shows têm mais dificuldade em encontrar seus queridinhos nas plataformas de streaming. Pensando nessas pessoas, fizemos essa lista de programas de variedade sul coreanos para conhecer:



Paradas obrigatórias dos idols:

Knowing Bros

Não é exagero falar que o sucesso do programa foi uma surpresa para todos. Knowing Brothers, que estreou no final de 2015, é um programa da emissora JTBC e passou por vários formatos antes de ganhar a atenção do público. 

Inicialmente o show consistia em fazer os membros responderem perguntas e desafios feitos pelos espectadores. Esse formato gerou pouca audiência e após 13 episódios os produtores alteraram o programa para virar um game show, que também não recebeu muitos elogios. Após 3 episódios do novo formato foi feita uma mudança drástica que salvou o programa do cancelamento, levando Knowing Bros a ser um dos programas mais assistidos da Coréia do Sul.

O elenco consiste nos ex-atleta e MCs Kang Ho-dong e Seo Jang-hoon, os comediante Lee Soo-geun e Kim Young-chul, além dos músicos Kim Heechul (Super Junior), Min Kyung-hoon (BUZZ) e Lee Sang-min (Roora).  

O formato atual simula uma classe escolar onde todos possuem a mesma idade. Toda semana o programa recebe convidados, que são considerados estudantes transferidos. Esses estudantes, para serem aceitos na escola precisam mostrar todo o seu talento, contar suas histórias e participarem de desafios. O ambiente mais descontraído gera várias gargalhadas, e várias histórias dos grupos de kpop são reveladas durante o programa.

Confira um momento hilário, onde os membros do grupo EXO arrasam no whisper challenge:



Os melhores episódios de 2015 a 2020 estão disponíveis na Netflix, o que é ótimo, mas todas as músicas dos episódios foram substituídas por músicas com direitos de uso livre, o que deixa o programa um pouco perturbador. 

Em 2020 também foi criado um canal no YouTube para o programa. Nele os membros participam de atividades extracurriculares, como o debut de um duo de Hip Hop dos membros Kim Heechul e Min Kyung-hoon, que gerou a música Hanryang, com a participação da (incrivelmente talentosa) BIBI. Você pode ver o MV da colaboração aqui embaixo:



Weekly Idol

Esse programa deve ser considerado patrimônio histórico do k-pop. E é impossível que você não conheça algum momento histórico que rolou por lá. O programa foi ao ar pela primeira vez em 2011, na emissora MBC Every1, e foi um dos primeiros programas a receber grupos inteiros de kpop, não apenas alguns membros.


O conceito simples, de um estúdio branco e dois apresentadores extrovertidos permite que os grupos mostrem todo o seu charme e talento, além de fazer a audiência rir horrores. 

Os apresentadores icônicos do programa são Hyeong Don (Doni) e Defconn (Coni), que foram os MCs de 2011 até 2018. Não se sabe ao certo o motivo da saída dos apresentadores, que foram acompanhados pelo diretor de produção, mas a crítica à postura rude dos MCs deve ser uma das motivações. Com essa substituição, o programa passou por momentos de dificuldade. Mais de uma vez o programa passou por trocas de MCs, que não conseguiam emplacar no programa.

Em 2020 ocorreu a última mudança no quadro de apresentadores, colocando Kwanghee e Eunhyuk como as novas caras do programa. Foi uma mudança bem pensada já que os dois apresentadores são membros de grupos de kpop, Kwanghee do ZE:A e Eunhyuk do Super Junior, além de terem experiência em programas de variedade.

Assista um dos quadros mais conhecidos do programa, o Random Play Dance, com o grupo feminino Dreamcatcher:



Jessi Show!terview 

A era de Jessi chegou oficialmente, e chegou para quebrar a censura sul coreana!

A cantora e rapper Jessi é a celebridade do momento, seja aparecendo em diversos programas de variedade, seja se tornando membro do grupo babadeiro Refund Sisters junto com outros ícones do kpop. A única coisa que separava Jessi de ter seu próprio programa eram as restrições que o governo sul coreano impõe às emissoras do país. 

Felizmente o Youtube existe, e o canal Mobidic, que é a aposta online da emissora SBS, também. Em 2020 o programa estreou trazendo um jeito bem informal de entrevistas, mostrando o lado mais espontâneo dos convidados. Para ter uma noção, quase todos os episódios ultrapassam 1 milhão de visualizações e já participaram do programa Hyuna, Sunmi, Heechul (Super Junior) e Solar (Mamamoo).

Ao lado de Jessi está o locutor Jo Jung Shik, que traz mais dinamismo ao programa. Os dois são uma ótima dupla e parece ser uma parceria duradoura.

Um dos episódios mais icônicos é esse, em que o idol Minho, do grupo SHINee, é o convidado:




How do you play?

Um programa que tem o MC Yoo Jae Suk é um programa de sucesso, e não é exagero. Considerado um dos maiores apresentadores do país, o conceito do programa How do you play? é basicamente não ter conceito. O programa possui projetos grandes e pequenos, que mudam totalmente de um para o outro. 

Para ter uma noção, em 2020 o programa realizou dois projetos musicais grandes, um em que Yoo Jae Suk virou um idol, criando o grupo SSAK3, junto com os artistas famosíssimos Rain e Lee Hyori. Após esse projeto, ele virou CEO e manager do grupo rookie Refund Sisters, um girl group com as lendas do kpop Lee Hyori e Uhm Jung Hwa e com as novas sensações Jessi e Hwasa

Depois desses grandes projetos, ele convidou amigos para fazer kimchi. Uma grande mudança no conceito, não é mesmo? Para aproveitar esse programa você não pode se prender ao estilo do programa e deve focar nos momentos agradáveis que terá ao assistir.

Para conferir o show tem esse vídeo, onde o programa realiza o desejo dos membros do Refund Sister de se apresentar em um estádio. Já fica o aviso que é de fazer chorar:




Viagem: 

New Journey to the West

O programa tem um início um tanto quanto incomum. O conceito inicial era o de reunir os ex-membros do programa 2 Days and 1 Night, para realizar um programa de viagem. O programa foi uma aposta da tvN Go, como um investimento no conteúdo digital. Os quatro membros eram Lee Seung Gi, Kang Ho Dong, Eun Ji Won e Lee Soo Geun e eles viajariam para a China juntos, com um pequeno detalhe: cada um seria um dos personagens da história clássica Journey to the West.

Utilizando fantasias o tempo todo, e disputando desafios para conseguir comer as comidas locais, o programa passou a ser exibido na televisão em sua segunda temporada, sendo exibido em 2020 a sua oitava temporada. Atualmente quem faz parte do elenco são os membros originais Kang Ho Dong, Eun Ji Won (Sechs kies) e Lee Soo Geun, além dos idols Mino (Winner), P.O. (Block B) e Kyuhyun (Super Junior).

A boa relação entre os membros, assim como a relação de toda a equipe do programa, faz com que situações hilárias aconteçam. Mas não pensem que o programa é todo amorzinho e harmonia. Todas as pessoas envolvidas não possuem limites e o caos reina o tempo todo. É sério, eles não dormem. 

Fica aqui um dos melhores momentos do programa, o lendário whisper challenge dos melhores amigos Mino e P.O.:



Gamsung Camping

O programa é um dos poucos que possuem elenco regular composto apenas por mulheres. Nele, Solar (Mamamoo), Ahn Young Mi, Park So Dam (Parasita), Son Na Eun (Apink) e Park Na Rae viajam pela Coreia do Sul para acampar em lugares pitorescos do país. Cada viagem representa um país diferente, e a decoração do camping e comidas acompanham o tema proposto. 

O programa conta com momentos de reflexão, risadas e muito trabalho, já que o elenco, junto dos convidados, são responsáveis por montar tudo no acampamento.

A gravação do programa aconteceu durante a preparação para o comeback do grupo de Solar, Mamamoo. Em um dos episódios a cantora teve que ir embora mais cedo por causa disso, mas não sem antes dar uma palinha do single AYA, de pijama:




Focados no desafio:

O Jogo do Detetive

Uma aposta da Netflix em programas de variedade, o jogo do detetive é uma mistura de RPG e Escape Rooms. Na história, sete pessoas comuns se vêem envolvidas em um grande mistério ao descobrirem que são parte de um experimento secreto que inseriu nelas o DNA de famosos detetives da história através do implante de um chip. Loucura, né. A cada episódio os participantes têm que desvendar mistérios e usar a lógica para descobrir a verdade em seus passados. 

O programa é recheado de humor, já que o elenco está longe de ser mestre da dedução e lógica. Participam de O Jogo do Detetive os MCs Yoo Jae Suk, Ahn Jae Wook, Kim Jong Min e Lee Kwang Soo, os atores Park Min Young e Lee Seung Gi, além dos Idols Sehun (EXO) e Sejeong.

O programa agradou o público, e atualmente conta com três temporadas na Netflix.



Girls High School Investigation Class

Esse programa segue o mesmo conceito do anterior, de interpretação de papéis e mistérios, mas com algumas diferenças importantes: O elenco é inteiramente feminimo e o modo como a gravação é feita passa uma sensação maior de realidade.

Girls High School Investigation Class estreou em 2021 e conta com um elenco interessante. Participam dele a ex-locutora e MC Park Ji Yoon, a comediante veterana Jang Do Yeon, Jae Jae que é uma produtora da SBS, a cantora e rapper BIBI e a idol integrante do grupo IZ*ONE, Choi Ye Na.

Na primeira temporada as participantes se transformam em alunas transferidas para a Escola para Garotas Saera. Logo no primeiro dia se interessam pelo clube de mistérios da escola, que traz diversas histórias para as garotas solucionarem. No decorrer dos episódios elas se deparam com um mistério que dura mais de 30 anos e que ainda traz consequências para as alunas nos dias de hoje. Vale a pena assistir? SIM.




Vida de Celebridade:

Omniscient Interfering View

 Esse programa de variedade utiliza técnicas de documentário para aprender mais sobre a rotina de artistas sul coreanos… acompanhando de perto o dia a dia de seus managers. A abordagem pode parecer um pouco estranha, mas os managers estão ao lado de seus artistas o tempo todo, e sabem mais da vida de seus artistas que eles mesmos. 

O programa está no ar desde 2018, e já passaram diversos artistas como Jessi, Jo Kwon, Kang Daniel, Rain e Jackson (GOT7). É muito interessante ver como é a relação entre os artistas e seus managers e o que os managers pensam das situações em que se envolvem, já que além de acompanharem os funcionários, o programa também os entrevista e o episódio é comentado pelos MCs e pelo próprio artista.

Se existe um episódio que é necessário assistir é o episódio em que o manager novato do grupo SEVENTEEN é acompanhado por um dia, respondendo a pergunta de todos: Como dá pra controlar e organizar um grupo de 13 pessoas? Trabalho duro e lágrimas.

Esse episódio, além de ser engraçadíssimo, também mostra o grupo conquistando sua primeira vitória em um programa de música. 



Things That Make Me Groove (언제까지 어깨춤을 추게 할 거야?)

Lembra que o Kyuhyun faz parte do elenco de New Journey to the West? É aqui que a história para esse novo programa começa. Na Coreia a história de que Kyuhyun bebe com frequência e é forte para bebida se tornou bastante conhecida, ganhando mais notoriedade no programa New Journey to the West onde ganhou o apelido de “Drunkard Cho”, traduzido livremente como “Kyu Bebum”.

Esse programa é um talk show feito pelo produtor de New Journey to the West em seu canal no Youtube Fullmoon. Nele Kyuhyun recebe convidados para beber, comer e conversar sobre diversos assuntos pessoais, Já participaram do programa os seus colegas de programa P.O, Mino e Jiwon, além  de amigos como Eunhyuk (Super Junior), Kim Heechul (Super Junior), Xiumin (EXO) e Baekhyun (EXO) .

No primeiro episódio seus companheiros de programa participam, arrancando várias risadas. Aconselho a já guardar esse vídeo se você tem interesse. O canal e o programa são totalmente em coreano, apesar de ter legendas disponíveis. Isso torna um pouco difícil achar essa jóia rara.



E aí, qual o seu próximo programa de estimação?

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagens: Divulgação e reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido