O hanbok (한복) é o conjunto de vestimentas tradicionais que é usado pelos coreanos por mais de 1600 anos. A sua importância histórica é constantemente atrelada à Dinastia Joseon, ainda que existam registros mais antigos de sua existência.
O hanbok é conhecido por utilizar cores, tecidos e acessórios para distinguir as classes sociais. Um exemplo disto seria a própria figura do rei, que utilizava trajes nas cores vermelho e violeta com o Geumbak (금박), uma técnica de aplicação de finos fios de ouro sob o tecido.
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Com a queda da Dinastia Joseon e as novas influências ocidentais, o hanbok deixou de ser uma roupa cotidiana e tornou-se algo para ser utilizado em grandes cerimônias, como casamentos, e durante os feriados Seollal e Chuseok.
Como uma tentativa de reconexão com a moda do passado, o hanbok ganhou adaptações de diferentes marcas, que o trouxeram de volta à rotina dos coreanos sem se esquecer de inseri-lo nas grandes tendências atuais. Conheça algumas das marcas que apostam nesta conexão entre passado e futuro.
Danha Seoul (단하 서울)
Fundada em agosto de 2018 pela designer Kim Dan Ha, a Danha Seoul se posiciona como uma marca que “expressa a beleza da Coreia na moda, inspirada em padrões, tecidos e estilos tradicionais“.
A atual moda coreana dá destaque para tons pastéis e o contraste que podem fazer com o preto e o branco. Neste contexto, o hanbok moderno vai além das cores vívidas e sobrepostas do hanbok tradicional. A designer Kim parece perceber essa tendência e traz estampas mais claras, que fazem equilíbrio com as partes não estampadas, compostas de uma cor lisa.
Acima, vemos estampas em azul e rosa claro em equilíbrio com as cores lisas branco e preto, na primeira foto, e azul claro (no tule) e rosa claro (na alça) na última imagem.
A designer Kim traz como principais elementos do hanbok a jaqueta (Jeogori – 저고리) e a saia (Chima – 치마). Além das vestimentas para adultos, há também uma coleção infantil que vale a pena conferir! As peças da marca ganharam ainda mais destaque quando o BLACKPINK, utilizou alguns de seus modelos no MV de How Do You Like That.
Leslee (리슬)
Leesle é uma marca de roupas criada pela designer Hwang Lee Sle em 2014, que busca incorporar a moda de rua (street fashion) ao hanbok. De acordo com o site oficial da marca: “O DNA que flui em Leesle é o Hanbok. O Hanbok não precisa ser pesado e complicado. Roupas que você pode usar livremente com walker, jeans ou mochila. Roupas que não ficarão estranhas em nenhum lugar, sejam em cinemas, cafés ou acampamentos. Belas roupas para vestir. Roupas que se comunicam nos tempos modernos, não roupas mortas amarradas ao passado em nome da tradição. As roupas de Leesle não são ‘roupas coreanas tradicionais’, mas moda com a qual o mundo ressoa.”
A Leesle é uma marca mais consolidada no mercado. A designer Hwang consegue ir além dos tons pastéis, trazendo também cores vivas e escuras. Na primeira foto, vemos uma jaqueta Jeogori preta unissex, que se encaixa no ideal da marca de “uma roupa tão cotidiana que se usa até com uma mochila e jeans”. A segunda foto também traz um acessório tradicional do hanbok para compor o traje. A faixa no cabelo da modelo antigamente fazia parte do chapéu Heukrip (흑립). A marca já vestiu artistas como Jimin (BTS), Taemin (SHINee) e Lai Kuan Lin (Wanna One).
Seorinarae (서리나래)
A Seorinarae tem seu foco em hanboks modernos e traz estampas diferenciadas, com listras, bolinhas e até xadrez. A marca também é conhecida pelas famosas roupas combinando, muito utilizada por casais.
Um dos principais elementos tradicionais incorporados pela marca é o corte na gola e na abertura das jaquetas. A gola tem o formato triangular e algumas roupas se fecham em X, ao invés do clássico fechar de botões no meio do corpo. Observe abaixo o formato da gola e como as jaquetas dos personagens são fechadas:
Coreano (꼬레아노)
Coreano traz o hanbok moderno no estilo mais casual e confortável. A marca se baseia na sua experiência de mais de 10 anos fazendo hanboks tradicionais, tentando ao máximo transpor para o contemporâneo o que tem de mais genuíno nesta vestimenta tradicional coreana.
A marca incorpora tons pastéis e estampas florais para trazer delicadeza e jovialidade às roupas, ao mesmo tempo que se arrisca em cores fortes e escuras para trazer roupas mais chamativas. Um dos seus grandes diferenciais são as roupas de inverno e a incorporação da gola à jaqueta Jeogori.
DailyHan (데일리한)
A moda coreana atual é conhecida por ser “simples, porém elegante”. Isso se adequa às peças da DailyHan, que traz hanboks modernos com pegada minimalista, apesar de também trabalhar com peças estampadas e de cores chamativas.
A marca traz cores diferenciadas, como o cinza e o rosa bem claro. A DailyHan também é conhecida por produzir uma grande variedade de Jeogori de mangas curtas, como mostrado na segunda foto acima. Há para venda uma grande variedade de saias Chima curtas e longas, assim como vestidos e acessórios.
Bellahanbok (Etsy Shop)
A Etsy Shop é uma plataforma de e-commerce que vende produtos diversos e roupas de variados estilos para além do hanbok. Entre as lojas que utilizam a plataforma, está a Bellahanbok.
A marca atende a diversos públicos, de crianças a mais velhos, tanto homens quanto mulheres. Mangas médias e com transparência são um de seus diferenciais, assim como saia Chima sob vestido (segunda foto) e roupas tom sobre tom (primeira foto).
Tchai Kim (차이킴)
A marca Tchai Kim pertence à famosa designer Kim Young Jin e trabalha principalmente com cortes diferenciados e camadas de roupa, além de arriscar em cores e estampas extravagantes. O hanbok tradicional era costurado para se adequar aos movimentos do corpo e fluir com eles. Essa ideia da peça que se movimenta em conjunto com quem a veste está presente no design de Kim Young Jin.
A marca é conhecida por sua originalidade dentro e fora da Coreia. Tchai Kim já foi citada pela Vogue e pela Great Big Story, além de grandes ícones do mundo da moda, sendo também selecionada para exposição no Victoria and Albert Museum no Reino Unido.
Zijangsa (지장사)
A Zijangsa é uma marca que visa o conforto, principalmente em dias quentes e úmidos. Seus produtos são conhecidos pelas várias opções de cores.
O diferencial e principal produto da Zijangsa é o Seungbok (승복) moderno. O Seungbok era a roupa tradicional utilizada diariamente pelos monges. Ela é simples e com calça larga, trazendo um estilo bem despojado. A marca ganhou mais popularidade após ser vestida por Jungkook (BTS) em um aeroporto.
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