Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Conheça 9 idols de k-pop que encantaram especialistas da dança com suas habilidades

Desde 1982, todo 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança. Para celebrar a data, a KoreaIN fez uma seleção com nove nomes de uma longa lista de idols que foram reconhecidos pelos principais profissionais da área graças às suas notáveis habilidades na arte. Confira.



Ha Sung Woon

Ha Sung Woon foi integrante do boy group Wanna One e participou do reality de sobrevivência Produce 101 Season 2 da Mnet em 2017. Kwon Jae Seung, coreógrafo e treinador no programa em duas temporadas, citou o astro em entrevista para o Idol Radio da MBC FM como o seu aluno mais memorável na dança.

“Mesmo que fosse difícil e ele não pudesse fazer, ele trabalhava duro, sem se envergonhar. Ele sofreu muito, mas teve sucesso na mesma proporção.”

Kwon Jae Seung

J-Hope (BTS)

Em 2008, J-Hope ganhou o primeiro lugar na competição nacional de dança na Coreia do Sul e rapidamente adquiriu reputação de artista promissor estreando no BTS em 2013. O coreógrafo Son Sung Deuk, ganhador do prêmio The Style of This Year – Choreography no Gaon Chart Music Awards 2021, revelou que J-Hope é o líder dos membros quando o assunto é dança e relatou a forte influência do hip hop e popping  no estilo de dança do idol.

[LEIA MAIS] [Entrevista] ”Os membros do BTS possuem charmes únicos.” – Diz Sung Deuk, coreógrafo do grupo


Jimin (BTS)

Son Sung Deuk, também destacou o charme suave e poderoso de Jimin (BTS). Em entrevista à Mnet, o astro, que estudou dança contemporânea em Busan, foi elogiado por Kim Do Kyung, sua professora de dança na Busan Performing Arts School, que comentou sobre seu comprometimento e responsabilidade com a arte, mesmo na época escolar. 



Kai (EXO)

Para Kai (EXO) a dança é mais do que algo que ama, é uma ferramenta para se expressar, um amigo sem o qual não pode viver. Não é novidade seu talento nato para performar. O artista foi elogiado pelo coreógrafo Choi Young Jun, que explicou já ter trabalhado com Kai várias vezes e mencionou que ele é um grande dançarino e muito apaixonado. Choi é conhecido por instruir os participantes da série Produce da Mnet e por seus trabalhos com grupos como Shinhwa e TWICE

“O talento de Kai na dança está além da imaginação.”

Choi Young Jun

Lisa (BLACKPINK)

Lisa é a integrante mais jovem do girlgroup BLACKPINK. Ela tinha apenas 14 anos quando fez o teste para se tornar trainee na YG Entertainment. Multitalentosa, ela se destaca na indústria do k-pop. Choi Young Joon, em entrevista à agência de entretenimento THE FACT, relembrou que ao criar uma coreografia interpretada pela idol ficou impressionado com o quão bem ela dançou e que é incrível a maneira como ela é capaz de não só acompanhar a coreografia, mas de trazê-la para si.


Momo (TWICE)

Momo, do grupo TWICE, foi eleita por Lia Kim como a melhor dançarina no k-pop. A coreógrafa comentou sobre a capacidade da idol em recriar uma coreografia com pouca explicação, adicionando seus próprios encantos e peculiaridades nas produções. A popular coreógrafa é cofundadora do renomado estúdio 1MILLION e está por trás de diversas rotinas memoráveis de dança para canções como Gashina de Sunmi, TT de TWICE e Very Very Very do IOI.



Rocky (ASTRO)

Keon Jae Seung – criador de movimentos icônicos para muitos grupos, incluindo Stray Kids, MONSTA X e GOT7 – revelou que Rocky (ASTRO) é um grande dançarino na indústria do k-pop. Ele também comentou sobre suas boas linhas corporais para dançar e habilidades atléticas impressionantes.

“Ele é perfeito.”

Keon Jae Seung

Seulgi (Red Velvet)

Seulgi frequentemente cita Beyoncé como seu modelo de artista. Ela é a dançarina principal do grupo Red Velvet e foi eleita por BoA como top perfomer da SM Entertainment, conforme relevado no episódio 422 do Weekly Idol. “Rainha do Pop Coreano”, BoA é ganhadora do Mnet Asian Music Award for Best Dance Performance 2003 e debutou com apenas 13 anos. Desde então quebra as barreiras enfrentadas por sua geração no k-pop, alcançando sucesso comercial não apenas em seu país, como também no exterior.


Taemin (SHINee)

Também elogiado por BoA pelo seu inegável talento na dança, Taemin é o membro mais jovem e dançarino principal do bougroup SHINee. O artista, ganhador do Favorite Dance Performance – Male Solo 2020 da Mnet por seu trabalho em Criminal, confessou que sempre admirou Michael Jackson e é nele que se inspira. Em entrevista, Rain revelou seu interesse em produzir com o artista.

“Eu quero fazer algo com Taemin. Suas linhas quando dança são tão lindas. Ele também tem uma personalidade gentil.”

Rain

Sobre a data

A dança faz parte da cultura humana há séculos, mas infelizmente não é reconhecida por muitos estabelecimentos oficiais ao redor do mundo. De acordo com o professor Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança, em grande parte dos países a dança não aparece em textos legais e sequer há recursos alocados no orçamento dos Estados para apoiar esta forma de Arte.

Em 1982, o Comitê Internacional de Dança da Unesco e o Instituto Internacional do Teatro escolheram o dia 29 de abril – aniversário de Jean Georges Noverre, considerado o criador do balé moderno – como o Dia Internacional da Dança para incentivar os governos a fornecer subsídios ao sistema educacional, do ensino primário ao superior, e a conscientizar o público geral sobre a importância e a boa influência da arte. 

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16), (17), (18)
Imagens: Reprodução, Divulgação.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Vitória Chaves

    Brasiliense de 23 anos e apaixonada pela Coreia do Sul. Gosto de pesquisar, entender e compartilhar. Levemente obcecada por K-pop e K-dramas e ainda descobrindo o que me motiva a fazer um bom trabalho, onde quer que seja.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido