Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Curiosidades Turismo

[LISTA] Conheça 7 museus curiosos e diferentes da Coreia do Sul

Desde a popularização da cultura coreana nos últimos anos, intensificada por conta da ascensão do k-pop e dos k-dramas, o número de pessoas interessadas em viajar para o solo sul-coreano vem aumentando cada vez mais. Entretanto, além dos pontos turísticos famosos, como o museu de história e a torre de Seul, também existem vários lugares curiosos que se pode visitar no país. Neste Dia Internacional dos Museus, selecionamos uma lista com 7 museus curiosos que os turistas podem visitar na Coreia do Sul para você, quem sabe, incluir no seu próximo roteiro de viagem. Confira.



Museu da Privada do Senhor Park

A história desse museu começou na Copa do Mundo de 2002, sediada na Coreia do Sul e no Japão. O prefeito da cidade de Suwon ficou encarregado de melhorar os banheiros da cidade para o grande evento, mas ele levou esse papel tanto a sério que não apenas criou a associação mundial dos banheiros, como também reformou a sua própria casa para ficar no formato de uma privada gigante e a chamou de Haewoojae. Após o dono do local falecer em 2009, o lugar foi transformado em um museu, que não apenas exibe privadas e papéis higiênicos de diferentes países ao redor do mundo, como também tipos de fezes e esculturas de pessoas sentadas no “trono”. 


Museu do Porco

Em Incheon, na província de Gyeonggi, existe um museu do porco. isso mesmo, um museu onde é possível ver todos os tipos de imagens e estátuas de porcos, de diferentes cores, formas e dimensões. Além disso, o museu também tem um show com porcos de verdade fazendo diferentes truques e porcos andando ao redor. Visitantes podem fazer carinho e tirar fotos com os bichinhos.



Museu de Seul de arte de galinhas 

Ainda na categoria de museus de arte sobre animais, na capital do país tem um museu apenas com artes de galinhas. As mais de duas mil pinturas e esculturas de galinhas são de diferentes épocas e de diferentes estilos, mas fazem jus a proteína mais consumida no país. O acervo pertencia à uma colecionadora, mas, após uma mudança na lei coreana permitir a criação de todo o tipo de museu privado, a dona resolveu abrir o museu para visitação.


Museu de Bolsas da Simone  

https://www.youtube.com/watch?v=2zJ283xEMQ4&ab_channel=gangnammedicaltourcentergangnammedicaltourcenter

Outro museu localizado na capital do país é o museu de bolsas da Simone. Aberto em 2012, lá existe uma coleção de mais de 350 bolsas que contam a história desse acessório tão amado pelos fashionistas. O museu é reconhecido mundialmente pela sua coleção de ponta, além de ter a intenção de inspirar novos designers. Outra característica interessante do museu é o seu formato, já que o formato externo do prédio é no formato de uma bolsa.



Museu Kimchikan

Inaugurado em 1986, este museu é dedicado ao famoso prato coreano. Algumas exposições são interativas e contam tanto a história do kimchi quanto a da Coreia em si, que estão completamente interligadas. Visitantes também podem participar de vários tipos de atividades, como um programa para poder fazer o próprio kimchi, e há programações especiais para crianças, mas que são necessárias reservas.  

Leia mais: [LISTA] 10 coisas que você não sabe sobre a Coreia do Sul


Museu de Bolos de Arroz e Utensílios de Cozinha

Continuando a lista dos museus dedicados à comidas, na capital temos o Museu de Bolo de Arroz e Utensílios de Cozinhas. Aqui é possível conhecer toda a história desse lanche, que é um dos favoritos dos coreanos, e ver os utensílios usados nas cozinhas coreanas ao longo das das eras. Ao final da tour, os visitantes podem fazer seus próprios bolinhos de arroz para levar como recordação.



Museu do Alho

O Museu do Alho está localizado na ilha Namhae, ou Ilha do Tesouro. A Coreia do Sul é a maior produtora e consumidora de alho, então nada mais justo que uma homenagem em formato de museu. O edifício em formato de alho conta a história do condimento e explica todos seus benefícios para a saúde. Além disso, também há uma exposição com pequenas esculturas feitas com alho.  


[Bônus +18] Love Land – Ilha do Amor 

Esse museu ao ar livre na ilha de Jeju tem um sexo como tópico principal e é famoso pelas suas esculturas mostrando diversas posições sexuais. Também há um café e uma loja de presentes para quem quiser comprar aquela lembrancinha para os familiares ou amigos. Apenas fique atento, pois para entrar nesse parque cheio de erotismo é necessário ter mais de 20 anos.


Sobre a data

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), que faz parte da UNESCO. O objetivo desta data é incentivar o hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea ou até mesmo outros curiosos como os da nossa lista.

Alguns museus coreanos possuem exposições on-line para visitar sem sair de casa, confira alguns deles:

Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea da Coreia, que também tem diversos conteúdos no canal oficial no YouTube.

Museu do Taekwondo

Museu de Arte Nacional

Arquivo de Filmes Coreanos

Por Daniela Gama e Isabela Marques
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: TripZilla (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos 

Tags relacionadas:

  • Daniela Gama

    Carioca que até hoje espera a segunda temporada de Descendentes do Sol e a vinda do GOT7 ao Brasil. Insta: daniggama

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido