Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Foto teaser "Ugly Dance" do grupo ONF
Entrevistas K-pop Música

[ENTREVISTA] ONF se declara fã de Bossa Nova e comenta desejos de conhecer o Brasil


ONF (On and Off) é o grupo caçula da WM Entertainment conhecido por suas perfomances autênticas. Participantes de dois grandes reality shows, os membros sempre atraíram os holofotes durante a exibição, sendo muito bem colocados no ranking final de Mixnine e ficando em segundo lugar no ranking geral do Road To Kingdom (sem contar as vitórias durante o programa). 

A autenticidade está presente até mesmo no nome do grupo, onde a proposta é “dividir” os integrantes em dois grupos: ON – vocalistas = Hyojin, E-Tion e MK, e OFF – dançarinos = J-Us, Wyatt e U, ampliando as possibilidades onde os vocalistas trazem canções mais românticas e positivas, enquanto o dançarinos esbanjam sensualidade e performances únicas. Juntos os membros formam o ONF, onde misturam ambas personalidades para explorar diversos estilos e conceitos. 

Após concluir suas promoções em Ugly Dance, último single presente no repack album City of ONF, o grupo concedeu uma entrevista exclusiva para a Revista KoreaIN e contou sobre os próximos objetivos a serem alcançados, projetos futuros e o amor que recebem dos fãs brasileiros. 




KoreaIN: Vocês recentemente terminaram suas promoções do novo single. E agora, quais são os próximos planos?

U: Após finalizar as promoções, cada membro aproveita para descansar e aprimorar algumas habilidades pessoais.  Também trabalhamos consistentemente em nossa música para sempre preparar faixas novas para todos.


KoreaIN: A canção “Ugly Dance” foi um sucesso e fez todo mundo dançar! Como vocês se sentem com esse sucesso?

J-Us: Com o apoio inabalável de nossos fãs, amor e energia que recebemos daqueles que gostaram de ouvir Ugly Dance, fomos capazes de executá-la com o melhor de nossa capacidade. Esperamos que nossa música continue a dar força a muitas pessoas.



KoreaIN: E vocês finalmente receberam a primeira vitória com Beautiful Beautiful, parabéns! Contem-nos um pouco sobre esse momento único.

Wyatt: Muitos pensamentos e emoções tomaram conta de nós, pois foi nossa primeira vitória em um programa de música desde nossa estreia. Ficamos maravilhados com a felicidade, e essa vitória será uma lembrança e uma experiência inesquecível para nós. Isso era algo que sempre desejamos e sonhamos desde nossos dias de trainees. Com isso, sinto que ganhamos mais senso de responsabilidade para trabalhar ainda mais arduamente para apresentar músicas e performances melhores.


KoreaIN: E agora, após a primeira vitória, o que mais desejam alcançar? Qual é o sonho do ONF?

MK: Há muitas coisas que queremos conquistar, mas algo que queremos muito é estar com nossos FUSE (nome do fandom) em um concerto; assim que a pandemia acabar. Devido a situação atual, infelizmente é inviável compartilhar pessoalmente a alegria por receber a primeira vitória.



KoreaIN: Após o final da promoção, é momento de descansar ou pensar em um novo projeto? Vocês podem compartilhar conosco os planos para o segundo semestre de 2021?

Hyojin: Quando as promoções acabam, nós temos mais tempo para descansar ou trabalhar em nossas apresentações e vocais. Infelizmente, nós não podemos divulgar planos para nossos novos projetos, mas o que podemos compartilhar é que estamos constantemente trabalhando em nossa música. Queremos sempre mostrar a todos a nossa nova música e apresentar novos lados do ONF.



KoreaIN: Seus videoclipes têm uma pegada cinematográfica, onde podemos notar muitas teorias, mistérios e histórias de conexão por trás deles. Você pode falar um pouco sobre isso?

E-Tion: Nossa narrativa e o universo único do ONF foram incorporados aos nossos MVs aos poucos para os nossos álbuns. Nosso último álbum se passa em uma era futurista, uma história multiverso onde humanoides e a humanidade coexistem, levando-nos a um universo paralelo através de uma dobra do tempo.

Nosso videoclipe de Ugly Dance é muito centrado no desempenho em comparação com os criativos de MV’s anteriores que eram mais baseados na narrativa do ONF. Se você der uma olhada mais de perto em nosso primeiro videoclipe da faixa título do álbum Beautiful Beautiful, verá que havia dicas ocultas sobre Ugly Dance! Você será capaz de entender a conexão entre as mensagens por trás de Beautiful Beautiful que levam a Ugly Dance se assistir a cena.



KoreaIN: O ONF ganhou muitos fãs após Road To Kingdom graças a suas apresentações únicas. Quem é o responsável por fazer incríveis arranjos musicais? Contem-nos um pouco do processo criativo!

MK: Todas as apresentações são centradas nas ideias do grupo. Nós trabalhamos com um compositor, diretor de perfomance e outros profissionais que dão vida às nossas ideias. Diversas reuniões foram realizadas para garantir que as ideias e pensamentos dos membros fossem incluídos ao longo do processo. Compartilhamos feedbacks e apoiamos uns aos outros para aprimorar as ideias e garantir que cada um dos pontos fortes dos membros fosse destacado.



KoreaIN: Seus singles exploram diferentes estilos musicais. Qual(is) ritmo(s) vocês ainda não exploraram, mas gostaria de experimentar algum dia?

U: Primeiramente gostaríamos de agradecer aos nossos fãs brasileiros por amarem as canções do ONF. O fato de podermos mostrar uma variedade de estilos musicais para nossos fãs é uma de nossas alegrias em fazer música. Eu pessoalmente gostaria de tentar performar uma música refinada, porém lenta! Não tivemos a chance de tentar esse estilo, mas acredito que nossos membros definitivamente serão capazes de executá-lo.


KoreaIN: Vocês gostam de algum artista brasileiro ou sabem algo das canções brasileiras? Podemos esperar alguma música do ONF misturada com o ritmo latino, especialmente o brasileiro como MPB ou Funk?

Wyatt: Quando eu penso na música brasileira o que posso dizer de imediato é a Bossa Nova. É uma assinatura musical que todos conhecem! Há muitas cafeterias na Coreia que tocam Bossa Nova. E há um músico brasileiros que eu gostaria de mencionar, ele é um músico de Bossa Nova de renome mundial que muitos saberão. Chama-se Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) e tive oportunidade de ouvir a sua música em algumas ocasiões. E, claro, se tivermos a chance, adoraríamos explorar sons inspirados no gênero musical brasileiro.


[Em pé, da esquerda pra direita: Mk, E-tion, Hyojin e J-US. Abaixo: U e Wyatt | WM ENTERTAINMENT (divulgação)]

KoreaIN: A fanbase brasileira tem muito amor para dar! O que vocês sabem dos fãs brasileiros? Alguma vez já encontraram mensagens e/ou interações nas redes sociais?

Hyojin: Eu já vi diversos comentários dos fãs brasileiros. Eu espero poder visitar o Brasil em breve, então poderemos construir memórias juntos no Brasil.

E-Tion: Muitos FUSEs brasileiros nos enviam mensagens de apoio pelo V LIVE e Twitter. Nós somos extremamente gratos pelos fãs brasileiros. Eu espero – sinceramente – poder apresentar pessoalmente para nossos fãs do Brasil.

J-Us: Nós encontramos nossos fãs brasileiros pelo V LIVE, mas é tão surreal por ser on-line. Nós realmente desejamos encontrá-los pessoalmente um dia, e ter a oportunidade de apresentar e interagir com eles no Brasil.

Wyatt: Sim, nós sabemos que os FUSEs brasileiros nos apoiam. Nós recebemos muito amor e apoio pelas redes sociais, eles nos dão muita energia e força.

MK: Eu vejo muitas mensagens dos fãs brasileiros. Quando eu vejo as mensagens fico com muita vontade de me apresentar no Brasil. Eu também imagino quão maravilhoso será quando pudermos realizar um concerto lá.

U: Estamos cientes de que os FUSE’s brasileiros estão conosco! Ainda não tivemos a chance de visitar o Brasil, mas esperamos visitá-los em breve para ter um maravilhoso momento juntos!


KoreaIN: Vocês poderiam enviar uma mensagem para os FUSEs que estão lendo essa entrevista?

Hyojin: Para nossos FUSEs brasileiros: esperamos que esse período difícil passe, então poderemos nos apresentar pessoalmente para vocês. Eu espero que esse dia chegue logo. E sempre teremos os FUSEs brasileiros na mente enquanto trabalhamos duro por nossos fãs, então por favor continuem nos apoiando no caminho! Amamos vocês!

E-tion: Eu gostaria de agradecer nossos FUSEs por sempre nos enviar amor e torcer por nós, mesmo de tão distante. Espero que a pandemia acabe logo, então poderemos nos encontrar frente a frente. Por favor, espere por nós! Obrigado!

J-US: Espero encontrar todos em breve. Obrigado pelo apoio de tão longe, e por favor nos ensine sobre a cultura brasileira! Por favor, se cuidem para que possamos nos divertir no show!

Wyatt: É pelo apoio e amor que o ONF consegue aproveitar a apresentação no palco. Obrigado por ser nossa razão e por nos amar. Nós continuares trabalhar duro para que possamos conhecer nossos FUSEs do Brasil!

MK: Queridos FUSEs brasileiros! Obrigado por sempre nos apoiar e nos amar! Nós sentimos todo o amor que nos enviam de longe, e sempre nos deu força durante as promoções e atividades. Queremos ver todos o quanto antes!

U: FUSEs do Brasil! Como vocês estão? Vocês amaram nossas canções Beautiful Beautiful e Ugly Dance? Não tivemos a chance de nos apresentar no Brasil, mas espero que vocês tenham sentido nossa energia daqui da Coreia! Nós continuaremos a mostrar ótimas perfomances e músicas, então fiquem de olho em nós. Muito, muito, muito obrigado por sempre nos apoiar aí do Brasil! Espero conhecer todos em breve!!!!

Entrevista por Isabela Marques
Imagens: WM Entertainment (divulgação)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido