Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-drama Música TV/Streaming

10 OSTs de drama inesquecíveis de 2020!

As OSTs (Original Sound Track) correspondem a trilha sonora musical criada e selecionada especialmente para uma série ou filme. Elas compõem a história, com melodia e letras que reforçam as emoções sentidas pelos personagens. Com a popularização de produtos do entretenimento coreano, como séries, filmes, música pop e esportes, as OSTs de dramas vem ganhando destaque no mercado, alcançando o coração dos espectadores que querem manter as séries favoritas por perto mesmo sem rever os episódios.

O ano de 2020 foi repleto de grandes produções cinematográficas, com dramas batendo recordes e conquistando a atenção do público nacional e internacional. Pensando nisso, a KoreaIN decidiu relembrar 10 músicas de OST inesquecíveis que compuseram a trilha sonora dos K-Dramas de 2020.



Record of Youth – música “Shine On You”, de Whee In




A série “Passarela dos Sonhos” (청춘기록) fala sobre juventude, a busca por um destaque profissional e a luta diária para se manter firme em seus ideais. O drama foi escrito por Ha Myung Hee, dirigido por Ahn Gil Ho e tem como casal protagonista os atores Park Bo Gum e Park So Dam. O personagem de Bo Gum, Sa Hye Joon, é um modelo que busca se tornar ator, assim como seu amigo Won Hae Hyo (Byeon Woo Seok). Já a Ahn Jeong Ha, a personagem de So Dam, está iniciando na carreira de maquiadora profissional e é bastante fã do Hye Joon. Juntos e ao mesmo tempo separados, eles amadurecem e continuam a batalhar pelos seus futuros.

As músicas desta OST são lentas e animadas ao mesmo tempo, daquelas que fazem o ouvinte balançar o corpo com os olhos fechados, mas não pular e virar estrelinha. A canção “Shine On You”, cantada por Whee In (MAMAMOO), consegue transmitir bem o relacionamento do casal principal: é um amor calmo e cauteloso. Além dessa música, outros grandes destaques da OST são “Go”, de Seungkwan (Seventeen); “You’re In My Soul”, de Chungha; e “What If”, de Kim Jae Hwan.

“Talvez eu esteja em um sonho apaixonado / Porque eu ainda estou olhando para você / Consigo sentir claramente. / Para não acordar desse sonho / E encarar a realidade / Sou cuidadosa com todas as palavras que digo.”


Start-Up – música “Running”, de Gaho




A série “Start-Up” (스타트업), em português traduzida para “Apostando Alto”, foi dirigida por Oh Choong-Hwan e escrita por Park Hye-Ryun. O drama conta a história de pessoas que trabalham com criação e inovação na área de Inteligência Artificial e empreendedorismo.

Seo Dal Mi (Suzy Bae) sonha em se tornar uma Steve Jobs coreana, possui grandes ideias e segue com coragem a sua trajetória, apesar das poucas oportunidades que teve. Nam Do San (Nam Joo Hyuk) é um gênio da matemática, criador da Samsan Tech, que possui problemas com administração e liderança, além de não ter muita confiança em si mesmo. Já Han Ji Pyeong (Kim Seon Ho), mais conhecido como “Menino Bonzinho”, é um solitário grande empreendedor, com uma carreira de sucesso, mas frustrações na vida social e amorosa.

Nesse ambiente cheio de desafios e muito trabalho para conquistar sonhos, não poderia faltar uma trilha sonora animada e esperançosa. Quando a música “Running”, do artista Gaho, invade a tela, poucos serão os espectadores não contagiados pelo desejo de “fazer acontecer”, de “correr atrás dos seus sonhos”. A OST possui uma letra certeira, capaz de detalhar o sentimento dos personagens, além de uma melodia que não te deixa ficar parado.


Flower of Evil – música “Feel You”, de Shin Yong Jae




“Flor do Mal” (악의 꽃) conta a história de Baek Hee Sung (Lee Joon Gi), um homem que esconde sua identidade e passado de sua esposa Cha Ji Won (Moon Chae Won), uma detetive. A vida familiar dos dois e de sua filha começa a ficar conturbada quando a equipe de Cha Ji Won passa a investigar uma série de assassinatos inexplicáveis. Os segredos de Baek Hee Sung pouco a pouco começam a ser revelados.

A série, dirigida por Kim Cheol Kyu e roteirizada por Yoo Jung Hee, possui um enredo complexo, cheio de surpresas e adrenalina. Sua OST leva o ouvinte ao ápice da adrenalina com canções como “Psycho”, de Doko, mas também traz músicas mais tristes e reflexivas, como “In My Heart”, de Lim Yeon. A canção escolhida para este tópico é “Feel You”, cantada por Shin Yong Jae. Esta música possui notas agudas e delicadas, capazes de fazer despontar lágrimas nos ouvintes. Quando “Feel You” começa a tocar, não se sabe se é a música que acompanha a trama ou se é a trama que é conduzida pela música.

“Talvez seja uma escolha errada, não sei / Só sinto muito /
Embora eu não saiba onde essa história vai acabar / Eu tenho que ir.”



Itaewon Class – música “Diamond”, de Ha Hyun Woo




A série “Itaewon Class” (이태원 클라쓰) tem como protagonista Park Sae Ro Yi (Park Seo Joon), um homem que, quando jovem, vai contra as injustiças que vê em sua escola e, a partir daí, se envolve em uma grande disputa com uma família dona de uma das maiores empresas da Coreia. O drama, dirigido por Kim Seong Yoon e roteirizado por Gwang Jin, fala sobre vingança, perseverança e luta contra injustiças. A série aborda temas como bullying, pessoas afro-coreanas, transexualidade e a ressocialização de ex-presos à vida cotidiana na Coreia.

Temas tão complexos quanto estes não poderiam ser deixados sem uma trilha sonora marcante. Dentre as várias músicas incríveis que compõem a OST, “Diamond”, cantada por Ha Hyun Woo, parece conectar a luta diária de todos os personagens. Afinal, todos eles são diamantes: não importa o quanto tentem feri-los, eles são a rocha mais sólida que existe e vão brilhar no escuro.


It’s Okay To Not Be Okay – música “In Your Time”, de Lee Su Hyun




A série “Tudo Bem Não ser Normal” (사이코지만 괜찮아) é estrelada por Seo Ye Ji, Kim Soo Hyun e Oh Jung Se, que trazem personagens complexos, envoltos em traumas do passado, vivendo em constante infelicidade. O diretor Park Shin Woo e a roteirista Jo Yong trazem um drama que conta sobre pessoas “quebradas” em processo de reconstrução.

Seo Ye Ji interpreta Ko Moon Young, uma escritora de livros infantis que fala e age como bem entende, muitas vezes não se importando com o sentimento alheio. Já Kim Soo Hyun interpreta Moon Gang Tae, um cuidador que trabalha em hospícios e dedica todo o seu tempo a cuidar do irmão mais velho, Moon Sang-tae (Oh Jung Se), um autista com um grande trauma de infância: ter presenciado o assassinato da própria mãe.

A série tem seus momentos de descontração, mas também faz o espectador refletir constantemente sobre a histórias de cada personagem, incluindo muitos pacientes e funcionários do hospício. Por ter esse caráter reflexivo, a OST é composta principalmente de músicas lentas com letras que remetem a tristeza, saudade, memória e medo. Em especial, a canção “In Your Time”, da cantora Lee Su Hyun (AKMU), fala sobre a reconstrução de uma relação esquecida no tempo e no medo.

“Todos os sentimentos que você me deu / Agora vou devolver para você e encher você / Deixe-me abraçá-lo /
Para que eu possa apagar sua tristeza e memórias dolorosas / Depois de conhecê-lo mais uma vez.”


Mystic Pop Up Bar – música “Dive”, de Jung Jin Woo




Fantasia, mistério e comédia: tudo junto e misturado no k-drama “Mystic Pop Up Bar” (쌍갑포차). A protagonista Weol Ju (Hwang Jung Eum) tem cerca de 500 anos de idade e administra um bar de rua inusitado, que está visível apenas para poucas pessoas. Tendo como colegas de trabalho o Chefe Gwi (Choi Won Young) e Han Kang Bae (Yook Sung Jae), Weol Ju segue na tentativa de terminar de pagar os seus pecados.

A série tem Ha Yoon Ah como roteirista e Jeon Chang Geun como diretor. O enredo é leve e divertido na maior parte do tempo, mas possui muitas músicas lentas compondo a trilha sonora, como uma lembrança da vida, morte e pós-morte da protagonista. Apesar disso, a OST escolhida, “Dive”, cantada por Jung Jin Woo, é animada e fala sobre mergulhar nos sonhos e voar em direção à luz.


The World of the Married – “Sad”, de Sonnet Son




O K-Drama “O Mundo dos Casados” (부부의 세계) bateu recordes na Coreia do Sul, se tornando o drama de maior audiência na história da TV por assinatura. Seu episódio final atingiu 28,4% de toda a audiência nacional. A série foi dirigida por Mo Wan Il e Kim Sung Jin; e roteirizada por Joo Hyun. Nela, a protagonista Ji Sun Woo (Kim Hee Ae) parece ter a vida perfeita, mas descobre estar sendo traída pelo seu marido, Lee Tae Oh (Park Hae Joon) e também por seus amigos. Essas traições geram uma jornada de vingança, raiva e tristeza para Sun Woo.

O drama leva o espectador a refletir e discutir acerca dos temas apresentados. Não é um enredo leve e, por focar principalmente nos sentimentos da protagonista, a OST transmite dor, perda e traição. A música “Sad”, cantada por Sonnet Son, é de rasgar o coração, principalmente no refrão, quando as notas altas parecem perpetuar a palavra “triste” (sad).

“Porque eu sei que as coisas não podem voltar ao que eram / Mesmo a minha dor está cansada do seu tom não familiar.



Crash Landing on You – música “Here I Am Again”, de Yerin Baek




O amor impossível de 2019/2020 veio com o casal principal da série “Pousando no Amor” (사랑의 불시착), dirigida por Lee Jeong Hyo. A roteirista Park Ji Eun trouxe a trama de Yoon Se Ri (Son Ye Jin), uma empresária bem sucedida da Coreia do Sul que, devido a um acidente, acaba caindo de parapente na Coreia do Norte. Ela conhece Ri Jeong Hyuk (Hyun Bin) e outros soldados norte-coreanos. Devido a relação conturbada entre os dois países, Se Ri tem que se disfarçar de norte-coreana até poder voltar para o seu país. Enquanto a trama se desenrola, o espectador acompanha o jogo de poder da família de Se Ri e do grande rival de Jeong Hyuk.

A trilha sonora é lenta e acompanha o sentimento de um amor impossível, que sofre com a distância. As letras trazem contrastes como quente e frio, perto e longe, presença e ausência. A OST “Here I Am Again” (Aqui estou de novo), cantada por Yerin Baek, é capaz de fazer o espectador acreditar novamente em destino e em amor verdadeiro, um amor tão forte que é capaz de quebrar barreiras políticas e territoriais.


Hospital Playlist – música “Confession Is Not Flashy”, de Kyuhyun




A série “Hospital Playlist” (슬기로운 의사생활), roteirizada por Lee Woo Jung e dirigida por Shin Won Ho, conta a história de cinco médicos cirurgiões que são amigos desde a faculdade. A trama acompanha o dia a dia de cada um no hospital, as suas maneiras de lidar com pacientes e situações de emergência, além de suas vidas pessoas fora do ambiente do trabalho. Os cinco amigos possuem também uma banda musical, que traz a verdadeira playlist desta história.

Assim como o drama, a OST é leve e agradável mesmo quando toca em temas mais sérios e tristes. Não é repleta de músicas para chorar, mas de canções para refletir e apreciar com carinho. A canção “Confession Is Not Flashy”, cantada por Kyuhyun (Super Junior), tem como foco os casais da história e traz uma letra fofa, que fala sobre proteção e carinho. Vale a pena conferir a OST completa deste drama!

“Eu dei para você um dia / um buquê de flores deslumbrante / A luz e a fragrância /
Agora você é mais bonita do que as flores.”


Leia mais:[LISTA] No dedilhar das teclas de piano: 10 OST de K-Dramas inesquecíveis!


Hi, Bye Mama! – música “Time, Like a Shining Star”, de Park Ji Min




O drama “Uma Segunda Chance” (하이바이, 마마!) conta a história de uma família da perspectiva de uma fantasma. Cha Yu Ri (Kim Tae Hee) é uma mãe e esposa que morreu em um acidente de carro, mas permaneceu na terra acompanhando o marido Cho Gang Hwa (Lee Kyu Hyung) e a filha. Yu Ri tem que deixar de ser fantasma em 49 dias para poder ter a chance de reencarnar, mas seu marido está novamente casado e a ideia de se despedir da filha pequena parece ainda mais dolorosa.

O roteiro de Kwon Hye Joo e a direção de Yoo Je Won foram capazes de compor uma trama leve, que faz o espectador se afeiçoar a cada pessoa, viva ou morta, que conta a sua história. É uma série que ensina a valorizar a vida e as pessoas amadas antes que seja tarde demais. As músicas da OST seguem a mesma ideia das de “Passarela dos Sonhos”, sendo animadas o suficiente para dançar, mas não para pular. Uma grande diferença entre as duas OSTs é que esta tem letras que remetem a saudade, amor materno e importância de amar. Em “Time, Like a Shining Star”, música cantada por Park Ji Min, a letra reafirma: “Eu estou aqui”, sendo a própria voz da personagem em seus momentos de reconexão com sua família.

Fontes: (1), (2), (3), LETRASMUSBR, ILyricsBuzz e KLyrics
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sair da versão mobile