Lançada em 1999, o Naver foi o primeiro portal sul-coreano a usar seu próprio motor de busca. Ao longo dos mais de 20 anos de sua história, o chamado “Google coreano” conquistou um grande espaço no mercado e usuários no mundo inteiro. Conheça um pouco mais sobre história da plataforma e seus planos de expansão.
O início
A história da plataforma Naver começa na Samsung. Em 1997, foi criada uma start-up dentro da Samsung SDS, o setor de TI do Grupo Samsung.
Atualmente, o Naver tem seu próprio nome e história de expansão. Dominando não somente o mercado de notícias na mídia, como também todos os grandes setores de negócios digitais. Enquanto a Samsung é o maior conglomerado da Coreia do Sul, controlando uma enorme parcela de negócios offline, o Naver é visto como o equivalente on-line da Samsung, lucrando cada vez mais com suas plataformas digitais, seja em anúncios, blogs, webtoons ou vídeos.
“Google coreano” e investimentos no Japão
Em 1999, o Naver foi oficialmente lançado pela Naver Corporation, e apesar de ser usado majoritariamente na Coreia do Sul, sua popularidade tem crescido em países do leste asiático, tornando-se a quinta plataforma de buscas mais usada no mundo.
Em 2000, o Naver deu seus primeiros passos em direção ao Japão e investiu em uma versão japonesa de seu portal de notícias, mas tanto o portal quanto a ferramenta de buscas não fizeram sucesso na época, já que diferiam muito do formato que os japoneses já estavam acostumados. Porém, agora que conta com investimentos internacional e aprendeu com os erros no Japão, a Corporação Naver é dona de 50% da A Holdings, uma associação entre o Naver e a empresa SoftBank, que controla o Yahoo do Japão.
Expansão e estratégias
Para cada região, o Naver fará investimentos em diferentes áreas, assim, na Europa, a empresa planeja investir em plataformas de revendas locais, como o Wallapop da Espanha e o Vestiaire Collective da França.
Por ainda ser uma empresa pouco conhecida na Europa, optou-se por fazer investimentos em plataformas locais e dominantes, para que futuramente o Naver possa incorporar suas tecnologias a elas. Além disso, o Vestiaire Collective é uma plataforma francesa que funciona como um brechó online, com roupas de todos os tipos, até mesmo marcas famosas. O Naver está apostando nesse setor porque, além do mercado de revendas estar em ascensão, é uma das poucas áreas em que grandes empresas como o Google e Amazon não têm investimentos.
Já na América do Norte, o investimento será em webtoons e outras áreas de entretenimento, além da compra da plataforma Wattpad por 600 milhões de dólares. Visando principalmente o mercado dos Estados Unidos, o Naver tornou sua subsidiária americana como setor principal para lidar com webtoons.
Além disso, em parceria com a HYBE, o Naver transferiu a unidade responsável pelo V LIVE para a agência subsidiária beNX (atual WEVERSE COMPANY) e investiu mais de 320 milhões de dólares na beNX, e juntos planejam criar uma nova plataforma para fãs do mundo inteiro, integrando usuários do Weverse e V LIVE.
Para o mercado asiático, o Naver conta principalmente com o LINE, aplicativo de mensagens, para facilitar serviços comerciais e financeiros, não somente mensagens particulares. Um exemplo dessa expansão é o Smart Store, que consiste em um shopping online focado na venda de produtos de pequenos comerciantes, e estará disponível no Yahoo do Japão, LINE e no Yahoo Shopping. O serviço ainda será utilizado em Taiwan e na Tailândia, onde o LINE é muito popular.
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5)
Fontes imagens: Naver Corp site; SnackFever – reprodução.
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