Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Esporte

Olimpíadas de Tóquio: Um retrospecto da participação coreana nos Jogos Olímpicos

A contagem regressiva para a 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão (ou apenas Olimpíadas) já começou! Previsto para ocorrer inicialmente entre julho e agosto de 2020, o evento precisou ser adiado pela primeira vez devido à pandemia do Covid-19. Com sede em Tóquio, a Olimpíada começará no dia 23 de julho de 2021 e terá sua cerimônia final no dia 08 de agosto. Antes que a Tocha Olímpica chegue ao seu destino final, vamos relembrar a participação da Península Coreana nos Jogos.



Coreia do Sul

Fonte: World Archery

A estreia oficial da Coreia do Sul, como a conhecemos hoje, aconteceu na 14ª edição dos Jogos em Londres no ano de 1948. Em anos anteriores, alguns atletas sul-coreanos chegaram a participar da competição, mas, como o país ainda estava sob o domínio japonês, seus registros são contabilizados dentro do histórico do Japão nas Olimpíadas. 

Desde 1948, a República da Coreia esteve presente em quase todos os Jogos de Verão, estando ausente apenas da edição ocorrida em Moscou, em 1980. Assim como outros países, a Coreia aderiu a um boicote liderado pelos EUA como forma de retaliação contra a invasão soviética que acontecia no Afeganistão. 

Somando todos os Jogos dos quais participou, a Coreia do Sul tem um total de 267 medalhas, sendo que 70 delas foram conquistadas nas competições de Tiro com Arco. No ano de 1988, quando sediou a Olimpíada, o país teve a sua maior delegação, contando com 401 atletas. 

Os maiores nomes olímpicos são Jin Jong-oh, quatro vezes campeão nas competições de Tiro, e Kim Soo-nyung, também quatro vezes campeã na modalidade de Tiro com Arco. Jin Jong-oh também é o atual detentor do recorde mundial para a modalidade de Tiro com Pistola de Ar (10m) enquanto Kim Soo-nyung foi eleita, em 2011, a Arqueira do Século XX pela Federação Internacional de Tiro com Arco.



Coreia do Norte

A primeira participação da Coreia do Norte nas Olimpíadas de Verão aconteceu nos Jogos de Munique, em 1972. Diferentemente da Coreia do Sul, a nação ao norte da Península esteve presente na edição de 1980, sediada em Moscou, mas aderiu ao boicote de resposta liderado pela União Soviética para a Olimpíada de 1984, em Los Angeles. Ela também não esteve presente nos Jogos de 1988, sediados em Seul. 

Ao longo das dez edições em que esteve presente, a Coreia do Norte chegou a desfilar junto com a Coreia do Sul nas cerimônias de abertura das edições de 2000 e 2004, quando estava em voga a Política Raio de Sol. Mesmo desfilando juntas, as Coreias disputaram os Jogos de forma individual.

Os melhores resultados da Coreia do Norte são nas modalidades de Luta Greco-romana, Levantamento de Peso. Das 55 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos de Verão, 28 delas são de atletas dessas modalidades.

Fonte: Getty Images

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: Triballeau (AFP),World Archery, Olympics.com, Getty Images
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido