Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Esporte

Saiba quantas medalhas a Coreia do Sul já ganhou nas Olimpíadas e as apostas para Tóquio

Este mês de julho acontecem as Olimpíadas de Tóquio 2021 no Japão. O evento, que estava originalmente programado para acontecer em 2020, teve de ser adiado por conta da pandemia de COVID-19. Este ano, os chamados Jogos de Verão acontecerão normalmente com a presença de todos os países confirmados anteriormente, incluindo a Coreia do Sul.



A Coreia do Sul, desde a sua primeira participação nas Olimpíadas em 1948, vem crescendo em meio aos esportes olímpicos e já demonstra ser uma potência olímpica em ascensão, dada sua dominância em variados esportes olímpicos e o crescimento e destaque em outros. Atualmente o país conta com um total de 267 medalhas olímpicas: 90 medalhas de ouro, 87 medalhas de prata e 90 medalhas de bronze, sendo que desse total, mais da metade (141)  foram conquistadas nos últimos 20 anos.

Parte do desempenho positivo crescente da Coreia nos esportes olímpicos pode ser explicado pela inserção do esporte enquanto elemento cada vez mais presente na cultura dos coreanos: sediar uma série de eventos esportivos de destaque, como os Jogos Olímpicos de 1988 e os Jogos de Inverno de 2018, incentivar a prática de esporte para todas a idades e manter atletas e personalidades do esporte em evidência podem ser alguns dos fatores a serem citados.

Um exemplo do esporte em evidência é a atleta Chang Hyejin, do Tiro com Arco, cujo rendimento nas Olimpíadas garantiu a ela um status de celebridade na Coreia: “Depois das Olimpíadas [do Rio 2016], eu consegui alguns fãs na Coreia. Tenho até mesmo uma fanpage. Esses fãs me seguem em todas as competições que vou, acompanhando os meus resultados e outras coisas […] O motivo pelo qual eu pude viver esta nova experiência é porque faço Tiro com Arco”, disse a atleta e atual campeã olímpica ao Olympic Channel.

Atleta de Tiro com Arco Chang Hyejin se tornou uma celebridade na Coreia. Fonte: Getty Images


Sete esportes para ficar de olho na Coreia

Seja por tradição, seja por renovação, a Coreia cresce em uma série de esportes olímpicos, sendo que dentre eles as modalidades relacionadas a tiro, artes marciais e outras lutas são as que mais se destacam e trazem novas medalhas. Por isso, fique de olho nestes 7 esportes pois, dado o desempenho do país nas edições anteriores, a Coreia entra como favorita ao pódio e medalhas.


Tiro com Arco

Esporte número 1 da Coreia da Sul no quesito desempenho olímpico, o Tiro com Arco é o esporte que mais trouxe medalhas ao país: são 23 medalhas de ouro, 9 de prata e 7 de bronze, totalizando 39 medalhas conquistadas no total. Desde a sua estreia na modalidade individual até a introdução das modalidades por equipe, a Coreia segue nos pódios olímpicos em todas as edições desde que o país asiático passou a competir no tiro com arco. Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, a Coreia ilustrou mais uma vez sua dominância no Tiro com Arco ao conseguir o ouro em absolutamente todas as quatro modalidades do esporte (masculino e feminino, individual e por equipes) e ainda garantindo o bronze na modalidade individual feminina.


Tiro Esportivo

Outro esporte de destaque para a Coreia do Sul é o Tiro Esportivo, sendo que o esporte foi responsável por trazer 16 medalhas olímpicas para o país: 7 de ouro, 8 de prata e 1 de bronze. Uma curiosidade sobre o Tiro Esportivo na Coreia é que ele é responsável pelo coreano mais bem sucedido no número de medalhas olímpicas: Jin Jong-oh subiu ao pódio do esporte nas Olimpíadas de 2004, 2008, 2012 e 2016, sendo 4 medalhas de ouro e 2 de prata. O recorde do número total de medalhas de Jing Jong-oh só é igualada pela coreana Kim Soo-nyung, do Tiro com Arco, que também possui 4 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.



Taekwondo

Originado na própria Coreia do Sul, o Taekwondo demonstra que a tradição do esporte no país segue inigualado já que a Coreia lidera no ranking de medalhas olímpicas de Taekwondo também. Ao todo são 19 medalhas: 12 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze. De 2000 até a última edição das olimpíadas em 2016, a Coreia do Sul ficou dentro do pódio em todas as edições em pelo menos uma modalidade. A coreana Hwang Kyung-Seon compartilha o maior número de medalhas conquistada no esporte (2 ouros e 1 bronze) com um americano e um iraniano. Levando em conta as novas regras adotadas nas olimpíadas dos Rio, que agora permite que cada país traga até 8 atletas para competir no esporte (anteriormente eram 4), as chances de medalhas para a Coreia do Sul em Tóquio também aumentam consideravelmente no Taekwondo.



Judô

Atualmente, a Coreia do Sul ocupa o terceiro lugar no ranking de países com maior número de medalhas no Judô, atrás apenas da França e do líder absoluto Japão. Até o momento, a Coreia possui 11 medalhas de ouro, 16 de prata e também 16 de bronze, totalizando 43 medalhas no total. Atualmente, o Judô é o esporte que mais possui medalhas olímpicas conquistadas na Coreia, mas no ranking oficial fica atrás do Taekwondo e do Tiro com Arco por não possuir a mesma quantidade de medalhas de ouro, já que o ranking prioriza primeiro as medalhas de ouro, depois as de prata e só então as de medalhas bronze.


Luta Olímpica

Com um total de 36 medalhas, a Luta Olímpica é outro esporte que pode trazer mais medalhas ainda para a Coreia do Sul em Tóquio. 11 medalhas de ouro, 11 de prata e 14 de bronze garantiram ao país asiático uma posição de destaque nas Olimpíadas, onde a Coreia do Sul figura no top dos países com maior número de medalhas em Luta Greco-Romana. Apesar de ter conquistado apenas uma medalha de bronze no esporte na última edição olímpica, o número de medalhas conquistadas ainda coloca a Coreia do Sul como um forte candidato a medalhas durante a competição.


Badminton

Após ter retornado oficialmente como esporte olímpico nas Olimpíadas de Seul, em 1988, o Badminton coreano contabiliza 19 medalhas no total, sendo 6 de ouro, 7 de prata e outras 6 de bronze. Atualmente o Badminton compartilha da mesma situação que a Luta Olímpica: a Coreia do Sul conquistou um bronze na última edição e agora precisa se recuperar em Tóquio para manter o padrão de medalhas conquistadas.


Boxe

Após enviar apenas um atleta e não ter conquistado medalhas na última edição dos jogos olímpicos de verão, a Coreia do Sul conta com um total de 20 medalhas totais nos jogos olímpicos, sendo 3 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze. O esporte foi responsável por uma medalha de bronze na estreia da Coreia do Sul nas olimpíadas, em 1948, sendo que outro destaque do esporte foi o ouro conquistado pelo atleta Park Si-heon durante as olimpíadas sediadas em Seul, no ano de 1988.



Outros esportes que também merecem destaque e menção do ponto de vista da Coreia são: Levantamento de Peso (15 medalhas), Esgrima (11 medalhas), Tênis de Mesa (18 medalhas), Handebol (7 medalhas) e Ginástica (9 medalhas).


Esportes Paralímpicos

No que diz respeito às Paralimpíadas, a Coreia do Sul não fica atrás. Atualmente, o país possui um total de 341 medalhas totais nos jogos paralímpicos: 126 de ouro, 108 de prata e 109 de bronze. A edição olímpica em que a Coreia do Sul conquistou mais medalhas foi justamente a de Seul, em 1988, ocasião em que foram conquistadas 40 medalhas de ouro, 35 de prata e 19 de bronze (94 totais), recorde que ainda não foi superado pelo país até o momento.

Nas Paralimpíadas do Rio, em 2016, a Coreia do Sul conquistou um total de 35 medalhas, com destaque para a natação, que rendeu aos coreanos 4 medalhas de ouro e 1 de prata.

Outros esportes que renderam uma boa quantidade de medalhas para a Coreia do Sul foram: o Tênis de Mesa (1 ouro, 3 pratas e 5 bronzes) e o Tiro Esportivo (2 pratas e 5 bronzes). Hoje, a Coreia do Sul figura no ranking dos 20 países com maior número de medalhas paralímpicas.

Fonte: (1)
Imagem: Inside the games e Getty Images
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Jô Mesquita

    Relações Públicas de formação, apaixonado por games e cultura pop. Se apaixonou pelo K-pop há mais tempo do que consegue se lembrar e hoje é colaborador da KoreaIN, tentando incluir e informar cada vez mais gente no universo do entretenimento sul coreano.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido