Neste domingo (01), a ginasta sul-coreana Yeo Seo-jeong ganhou a medalha de bronze na disputa de salto da Ginástica Olímpica, nos jogos de Tóquio 2020. Com o feito, ela se tornou a primeira mulher coreana a conquistar uma medalha para ginástica, em Olimpíadas.
A atleta finalizou sua participação no salto com uma pontuação combinada de 14.733, superior a pontuação de outras atletas que eram consideradas favoritas ao pódio. Yeo foi premiada junto a estado-unidense Mykayla Skinner, que recebeu medalha de prata, e a brasileira Rebeca Andrade, em primeiro lugar com a medalha de ouro.
Yeo Seo-jeong apresentou o saltou mais tecnicamente difícil do dia, recebendo a pontuação mais alta. Seu primeiro salto combinou a pontuação de 6.200 em dificuldade com 9.133 em execução, resultando no total de 15.333. O segundo salto recebeu a nota 14.133. A combinação das duas apresentações trouxeram a nota final de 14.733.
Yeo Seo-jeong tem 19 anos e está em ascenção no esporte, que pode ser considerado uma herança de família. Ela é filha de Yeo Hong-chul, medalhista olímpico da ginastica, foi prata nos jogos de Atlanta em 1996. Sua mãe é Kim Yoon-ji, também ginasta, medalhista de bronze por times na ginásticas artística dos Jogos Asiáticos de 1994.
A Coreia do Sul não possui tradição competitiva nas categorias de ginástica artística, mas em algumas vezes na história chegou ao pódio de competições. Em Londres 2012, conseguiram medalha de ouro no salto sobre cavalo masculino, prata nas barras paralelas em Pequim 2008 e outras medalhas nos jogos de 2004 e 2000.
Fontes: (1), (2)
Imagem: Yonhap News e SBS
Não retirar sem os devidos créditos.