Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Curiosidades

Entenda o costume coreano de comparar os rostos de pessoas aos de animais

Em muitas culturas, ter a aparência comparada a de algum animal pode ser considerada como ofensa, mas na Coreia do Sul a história é muito diferente. Estamos falando do 동물상 (lido “dongmulsang”, que pode ser traduzido como “fauna”) que na gíria coreana significa “cara de animal”.



O dongmulsang consiste em relacionar as feições e personalidade da pessoa com algum animal. É um hábito bastante popular entre os sul-coreanos, principalmente entre os mais jovens. Além disso, é muito comum usar a técnica para descrever o seu tipo ideal.

Entre as celebridades, alguns adotam o animalzinho quase como um símbolo pessoal. Um exemplo foi o do grupo Stray Kids, que fez isso com o SKZOO em que cada membro recebeu seu mascote de acordo com o seu tipo no dongmulsang. Conheça agora alguns dos tipos mais populares e aproveite para descobrir o seu tipo no fim do texto.


Cachorro

Começamos a lista com um dos tipos mais fáceis de ser identificados: o rosto de cachorro. Calma, que isso está longe de ser ofensivo. Uma das principais características das pessoas com esse tipo de rosto são olhos grandes e arredondados. Além disso, os traços faciais são mais suaves, o que faz com que pareçam muito mais novas do que realmente são. Em termo de personalidade, aparentam fofos e amigáveis tal qual o cãozinho da foto acima.

Os grandes representantes dos cãezinhos entre os idols são: Baekhyun (EXO), Seungmin (Stray Kids), Yuqi ((G)I-DLE) e a Chuu (LOONA). Além deles, também estão nessa lista Cha Eunwoo (ASTRO) e Jeno (NCT DREAM).

Da esquerda para direita: Baekhyun, Seungmin, Yuqi e Chuu

Lobo

Assim como os lobos são os ancestrais dos cachorros, este tipo entra como uma subdivisão. Pessoas do tipo lobo também têm olhos arrendodados, mas nesse caso eles são compenetrantes e até meio misteriosos. Uma das características mais marcantes são as sobrancelhas marcantes, traços fortes e um maxilar bem definido. Ao contrário do animal, eles não passam uma aura agressiva, e sim mais madura. 

Os grandes representantes do Team Jacob de Crepúsculo entre os idols são: Sehun (EXO), Bangchan (Stray Kids), Zuho (SF9) e Olivia Hye (LOONA). Uma que não é comprovada, mas que parece muito se encaixar nesse grupo é a belíssima Siyeon (DREAMCATCHER).

Da esquerda para a direita: Sehun, Bangchan, Zuho e Olivia Hye


Gatos

Como já seria de se esperar, esse grupo é o completo oposto do cachorros. Os gatos têm olhos com o externo mais acentuados para cima e muitos artistas que se encaixam na descrição têm pálpebras monólidas. Os rostos dos gatos também têm traços mais marcantes. Em termos de personalidade, as pessoas com cara de gato passam uma aura forte, sexy e chiques. Do lado negativo, podem parecer um pouco difíceis de se aproximar.

Os grandes representantes do grupo entre os idols são: Key (SHINee), Hyunjin (Stray Kids), Yeji (ITZY) e Jennie (BLACKPINK). As menções honrosas incluem Suga (BTS), G-Dragon (BIGBANG) e Seulgi (Red Velvet).

Da esquerda para direita: Key, Hyunjin, Yeji e Jennie

Raposas

Assim como os lobos são considerados uma sub-divisão dos cachorros, as raposas são a dos grupo dos gatos. As pessoas que têm esse tipo de feição são muito parecidas com as de gato, a provável única diferença é o rosto ser mais triangular, especialmente o queixo e o nariz.

Os grandes representantes desses orelhudinhos são: I.N (Stray Kids) e Yeonjun (TXT). Há certa contradição com relação a Yeji (ITZY), já que alguns dizem que ela pertence a esse tipo e não aos gatos.

I.N e Yeonjun


Coelhos

Qual a primeira característica que vem a sua mente quando pensa em um coelho? Você provavelmente lembrou dos dentinhos. Algumas pessoas com cara de coelho têm os dentes frontais maiores como os dos roedores fofinhos, mas não é só isso. Elas também apresentam testas e bochechas grandes. Já o nariz e boca são menores que o resto da proporção do rosto. 

Os grandes representantes dos comedores de cenoura são: JungKook (BTS), Doyoung (NCT), Nayeon (TWICE) e Yuna (ITZY). As menções honrosas bastante citadas pelos internautas são Moonbyul (MAMAMOO), Soobin (TXT) e Minhyuk (BtoB).

Da esquerda para direita: Jungkook, Doyoung, Nayeon e Yuna

Cervos

Os cervos passam uma impressão de serem esbeltos e elegantes, não é mesmo? As pessoas que tem rosto parecido com esse animal passam exatamente a mesma vibe. Fisicamente, os rostos são mais alongados, com feições suaves, cílios longos. Além disso, também têm pescoços longos e uma elegância que fazem parecer alguém da realeza. 

Os maiores representantes dos saltitantes entre os idols são: Mina (TWICE), Yoona (SNSD), Minho (SHINee) e Jin (BTS). Uma menção honrosa e que não é confirmada é THE8 (SEVENTEEN).

Da esquerda para direita: Mina, Yoona, Minho e Jin


Dinossauros

Cena do filme Jurassic Park.
Crédito: Universal Studio

Não, estas pessoas não têm dentes afiados nem saíram do Jurassic Park. O tipo dinossauro é usado para descrever apenas rostos masculinos e quem faz parte desse grupo costuma fazer um grande sucesso entre as mulheres coreanas. Aqui as feições são bem definidas, o maxilar anguloso e a aura é mais “máscula”. Porém, a nível de personalidade, os dinossauros têm um grande carisma e muitas vezes escondem um charme inocente por baixo das suas faces duronas. O nível de detalhamento é tamanho que existe até dois tipos de dinossauro: os herbívoros, com personalidade mais doce, e os carnívoros, com um ar mais de “bad boy”.

Entre os herbívoros, os maiores nomes são o ator Gong Yoo e Chen (EXO). As menções honrosas incluem RM (BTS), Jonghyun (SHINee) – Shawols de plantão devem lembrar que o apelido dele é “Dino” – e DongHae (Super Junior). Já no time dos carnívoros temos o ator Kim Woo Bin e T.O.P (BIGBANG), com menção honrosa a Sungjae (BtoB).

Da direita para esquerda: Gong Yoo, Chen, Woo Bin e T.O.P

Bateu a curosidade para saber seu tipo de rosto? Seus problemas acabaram! Basta acessar o site Animal Face e postar uma foto sua para descubrir. Aproveita e conta pra gente qual foi seu resultado. E vale ressaltar que existem outros tipos de rostos também, será que vale uma parte 2?

Fontes: (1), (2), (3).
Imagens: reprodução e divulgação
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Catharina Lima

    Brasiliense que entrou no mundo kpop graças aos reizinhos também conhecidos como Super Junior. Ama conhecer novas culturas e aprender novas línguas. Fascinada por webtoons de suspense e k-hip hop.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido