Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Entrevistas Música

[ENTREVISTA] Brave Girls conta sobre dificuldades, esperança e nova fase na carreira


A indústria do entretenimento costuma ser cruel. Milhares de pessoas investem anos de suas vidas para seguirem o sonho de levar arte, música e esperança para ouvintes ao redor do globo. Em um mundo onde nem sempre esforço é equivalente a sucesso, grupos talentosos lutam diariamente, na esperança de alcançarem o topo.

Mesmo assim, a história da música é volátil. Em seu enredo, também contamos com pessoas persistentes e inspiradoras, que ás vezes se tornam bem-sucedidas de uma forma fora do comum, ou com as menores expectativas. O girlgroup Brave Girls, que estreou em 2011, viu uma oportunidade de chegar ao estrelato quase 10 após seu debut e conseguiu tornar a glória efêmera em uma situação contínua, agarrando o sucesso e continuando a produzir aquilo que sabem de melhor: músicas de qualidade e performances incríveis.

As integrantes do Brave Girls conversaram com Revista KoreaIN em uma entrevista exclusiva, falando mais sobre as gravações de seu mais recente sucesso ‘After We Ride’ e sua trajetória inspiradora.




O grupo estreou em 2011, e após algumas mudanças na formação, períodos de hiatos e lançamentos musicais, agora como um quarteto, MINYOUNG, YUJEONG, EUNJI e YUNA relançaram Rollin, uma das faixas principais de sua carreira. Segundo o grupo, aquele era um presente aos fãs do Brave Girls que continuaram com elas e elogiaram o lançamento anterior, em 2018. Apesar de contarem com excelentes canções, o grupo não tinha de fato conquistado uma grande audiência.

Neste período, como declarou YUJEONG em algumas outras entrevistas recentes, o disband estava quase certo. Elas passaram três anos sem qualquer promoção ou anúncio de novas músicas, o que deixou os fãs saudosos e com medo do destino desse grupo talentoso, mas subestimado.

Em 2020, o Brave Girls mostrou que ainda existiam e estavam unidas, quando lançaram o single ‘We Ride’ no mês de agosto. O lançamento não teve muita repercussão, apesar das divulgações.


Pouco antes do aniversário de 10 anos do grupo, elas viram uma reviravolta no sucesso obtido até então: Rollin se tornou viral após o canal do YouTube VIDITOR publicar um vídeo compilando as apresentações da faixa, colocando comentários positivos que estavam em cada um desses vídeos.

A maior parte era de apresentações em eventos de bases do exército, as palavras mostradas no vídeo vinham de soldados que conheciam a música e inclusive sabiam fazer a coreografia, sendo ela passada de “geração para geração” entre os batalhões. Essa publicação já passou de 22 milhões de visualizações.




Esse foi o momento em que o nome Brave Girls começou a crescer vertiginosamente nas pesquisas da Naver. Não demorou para a música crescer nos charts e em 12 de março conseguirem o primeiro perfect all-kill (PAK) da carreira, ao atingir o primeiro lugar da Gaon, mas também dos charts diários em tempo real da MelOn, Bugs, Genie, VIBE, FLO e iChart. Aquele sendo o primeiro de 131 PAKs.

Em 14 de março de 2021, as meninas do Brave Girls conquistaram sua primeira vitória em um programa semanal, no caso delas o Inkigayo, repetindo o feito no The Show, Show Champion, M Countdown e Music Bank. Um sucesso avassalador, que fez crescer não somente a popularidade delas no país e no mundo, mas a confiança na própria capacidade e potencial.

MINYOUNG comentou com sinceridade para a KoreaIN sobre a sensação de passar por essa grande mudança em suas carreiras. “Desde que Rollin’ se popularizou novamente eu tenho vivido dias que se parecem com um sonho. Sou grata a todos que nos apoiam.”, disse.



Aproveitando o momento na carreira, as meninas do Brave Girls lançaram o EP de verão Summer Queen, em junho de 2021, com dois singles, Chi Mat Ba Ram e Pool Party. Os singles dessa nova fase, repleta com mais esperança, também chamaram muita atenção, tornando elas um grande nome na indústria.

Como recompensa aos fãs, MINYOUNG, YUJEONG, YUNA e EUNJI também liberaram uma versão repackage de Summer Queen em 29 de agosto de 2021, com o single After We Ride. O sucesso emocional demonstra a gratidão pelo apoio e é uma promessa por ainda mais.




Em uma entrevista exclusiva à Revista KoreaIN, MINYOUNG, YUJEONG, YUNA e EUNJI falaram sobre continuar mantendo a esperança e como foi o processo de gravação do Repackage e de After We Ride. Confira abaixo:


KIN: Qual foi a sensação de ver Rollin’ se tornando viral e o Brave Girls ganhando mais e mais atenção?

YUJEONG: No início, todas as integrantes disseram para não criarmos muitas expectativas. Pensamos que poderíamos nos machucar caso criássemos expectativas em vão. Mas quando alcançamos o 1° lugar nas plataformas de música, todas choramos juntas. Eu sou grata às integrantes por terem estado comigo e também sou grata aos nossos fãs.


KIN: Qual foi a principal dificuldade durante os anos passados em sua carreira?

YUNA: Eu acho que o mais difícil foi me ver perdendo a minha confiança aos poucos. Felizmente, só haviam pessoas boas ao meu redor, então elas cuidaram muito de mim. Houveram muitos dias em que fiquei deprimida, porque queria retribuir esse carinho e não encontrava um caminho para isso, mas agora eu estou muito feliz.





KIN: Depois de ocupar os charts com Rollin’, High Heels e We Ride, vocês lançaram mais alguns sucessos, incluindo Chi Mat Ba Ram e Pool Party. Como foi a escolha dos lançamentos seguintes?

EUNJI: Depois de Rollin’, ‘We Ride’, que foi lançada no verão do ano passado, chamou a atenção de muitas pessoas. Nós preparamos esse lançamento para os fãs que ficaram curiosos com a história por trás desse casal que perdeu o interesse um no outro.


KIN: Com o lançamento de ‘After We Ride’, vocês podem nos dizer um pouco sobre as gravações e o processo criativo para esse comeback?

MINYOUNG: Na verdade, o nosso 5º mini-álbum ‘Summer Queen’, lançado neste verão, foi tão bem recebido que havia o plano de lançar um Repackage Album para retribuir os nossos fãs. Os preparativos deveriam ser iniciados após o término das promoções do nosso 5º mini-álbum, mas por conta da Covid-19, as atividades da próxima música que iríamos promover foram terminadas repentinamente. Então nós pudemos preparar o Repackage Album mais rápido do que imaginávamos e apresentar nossa nova música para os nossos fãs mais rapidamente. O nosso CEO nos disse que essa música, ‘After We Ride’, deveria expressar bem os sentimentos de despedida, então me esforcei para colocar emoção ao cantá-la.



KIN: O que vocês ainda esperam ou desejam para o futuro? Quais são as próximas metas?

YUNA: Nós queremos promover através do nome ‘Brave Girls’ por muito tempo e nos encontrar com os FEARLESS internacionais quando a [situação da] Covid-19 for estabilizada. Nosso objetivo é transmitir nossa mensagem de esperança não só na Coreia, mas também no exterior. Também penso que queremos expandir gradualmente nosso espectro musical através de gêneros musicais variados.


KIN: Quando suas canções viralizaram, alguns artistas e girl groups deram dicas de como lidar com novos fãs, fama, e outros detalhes. O que vocês – Brave Girls – gostariam de dizer para artistas que inevitavelmente irão se sentir inspirados pela sua história?

YUJEONG: Todas nós já fomos trainees e passamos por momentos difíceis, então entendo muito bem como é esse sentimento. Espero que todos não percam sua esperança e se animem.



KIN: O fandom do Brave Girls na América Latina é enorme e continua crescendo. Vocês veem muitos fãs do Brasil tentando interagir através do Instagram, Twitter, etc?

EUNJI: Entre os comentários nos nossos MVs e nos vídeos que publicamos no YouTube, eu vi comentários dos nossos fãs brasileiros. Eu fiquei muito feliz em saber que tem pessoas que nos apoiam no Brasil também! Vamos nos encontrar quando o corona se estabilizar!


KIN: Quando pensam no Brasil, qual a primeira coisa que passa pela sua mente?

YUJEONG: ‘Paixão’ me vem à mente, e ‘Samba’ também! Nós somos muito animadas, então eu acho que quando nos apresentarmos na frente dos nossos fãs brasileiros, vai ser mais divertido e animado!


KIN: O fandom FEARLESS no Brasil é MUITO apaixonado, eles vêm apoiando o grupo e realmente torcendo pelo melhor, vendo o Brave Girls crescendo mais e mais a cada dia. O que gostariam de dizer a eles?

YUNA: FEARLESS brasileiros! Estou muito feliz por poder compartilhar nossa história com vocês através dessa boa oportunidade. Nos vemos quando a Covid-19 for estabilizada! Até lá, fiquem saudáveis! Amo vocês!


O Brave Girls ainda mandou uma video mensagem exclusiva, através da KoreaIN, em agradecimento aos fãs brasileiros. Você pode assistir abaixo:


Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido