Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Youn Yuh Jung, Steven Yeun e poetisa Cathy Park Hong entram na lista de 100 Pessoas Mais Influentes de 2021 da TIME

Seguindo a tradição de anos, a revista TIME divulgou ontem (15) a lista das 100 Pessoas Mais Influentes de 2021 de acordo com seus jornalistas. Dividindo espaço com nomes como o do presidente Joe Biden, da diretora Chloé Zhao e da empresária Luiza Trajano – única brasileira da lista – estão três coreanos.



A primeira parte da lista é dedicada aos chamados Ícones. O destaque da seção é do Príncipe Harry e de Megan, o Duque e Duquesa de Sussex, e é nela que figura o nome de Cathy Park Hong. Hong é uma poetisa, escritora e professora nascida em Los Angeles com ascendência coreana. Sua nomeação se deve ao seus escritos e por seu trabalho em defesa das mulheres asiático-americanas. A comediante Ali Wong foi a responsável por escrever o texto sobre a poetisa e não poupou elogios para o seu livro Minor Feelings: An Asian American Reckoning. Nas palavras de Wong: “Me senti tão vista que não conseguia acreditar que aquele livro existia. E ele tornou-se mais relevante em um ano no qual a violência anti-asiática, que sempre existiu na América, foi fortificada tão agressivamente, colocando nossa comunidade em alta alerta e procurando por solidariedade“.

O segundo nome coreano na lista está na seção destinada aos Titãs, cujo destaque é a ginasta Simone Biles. E nela está ninguém menos que Youn Yuh Jung. A interpretação de Jung como a avó no filme Minari fez com que ela acumulasse prêmios e tornasse primeira atriz coreana a ganhar um Oscar. O texto sobre a atriz foi escrito por seu colega de elenco Steven Yeun, que já começou na primeira linha dizendo que não é fácil escrever sobre alguém que você admira. Yeun descreve a carreira de Jung como única, forjada por constantes conflitos contra tudo que tentava limitá-la: “Sou seu fã não apenas por causa de sua habilidade como atriz, mas porque ela tem sido uma presença singularmente única em tudo que eu já a vi fazer“.

A própria Jung foi perguntada sobre sua inclusão na lista e respondeu: “Foi um ano no qual eu simplesmente fiz o trabalho que sempre faço, mas recebi mais louvores que mereci. Ainda estou surpresa pela notícia de ter sido escolhida para a lista da TIME. Espero ter sido alguém que tenha tido influência positiva em outros e considero uma honra ter sido escolhida junto com pessoas muito melhores que eu“.

O último nome da lista está na seção dos Artistas e trata-se do próprio Steven Yeun. A atriz Tessa Thompson – que trabalhou com Yeun no filme Desculpe Te Incomodar e escreveu o texto sobre ele – descreve o ator como alguém com uma capacidade tremenda para compaixão, empatia, amor, vulnerabilidade e cuidado. Segundo ela, tudo isso foi canalizado por ele ao dar vida ao pai de família no filme Minari. O resultado não podia ser outro, Yeun foi indicado ao Oscar de melhor ator, tornando-se o primeiro asiático a conquistar tal feito. Thompson também fala do ativismo do ator: “Steven sempre se preocupou com as pessoas em sua comunidade e ver sua liderança me dá esperança de que chegaremos a um lugar onde realizações como as que ele alcançou serão francamente menos dignas de nota. Ele é um ser humano profundamente fantástico e um verdadeiro protagonista“.

A lista completa pode ser conferida no site da revista TIME.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Hook Entertainment, Chris Pizzello via AP Photo e Ssense.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido