Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Ex-presidente sul-coreano Roh Tae-woo falece aos 88 anos

O ex-presidente sul-coreano Roh Tae-woo faleceu nesta terça (26) aos 88 anos de idade. Roh ocupou o cargo entre 1988 e 1993 e foi o primeiro presidente eleito de forma direta após o fim da ditadura militar no país.



Roh Tae-woo foi levado à emergência do hospital da Universidade Nacional de Seul no período da tarde, mas não resistiu. A saúde do ex-presidente já estava frágil nos últimos anos e ele recebia tratamento em sua casa para ataxia cerebelar e asma. A ataxia cerebelar é uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso e compromete os movimentos de várias regiões do corpo. Antes disso, em 2002, Roh também havia sido diagnosticado com câncer de próstata.

Antes de atuar na política, Roh foi general e teve uma brilhante carreira militar, tendo servido na Guerra da Coreia de 1950 a 1953. Roh também lutou na Guerra do Vietnã ao lado de Chun Doo-hwan, seu antecessor na presidência e que ajudou o amigo a se eleger ao elegê-lo como candidato ao cargo.

Durante seu governo, Roh recebeu destaque pelo seu trabalho diplomático, chegando, inclusive, a receber uma edição dos Jogos Olímpicos no país. Seu lema foi “Uma era de pessoas comuns”, que ajudou a desfazer a imagem militar sob a qual o país vivia até então. Além disso, também buscou diálogos com a Coreia do Norte e melhorou as relações diplomáticas com a União Soviética e com a República Popular da China.

Após o fim de seu mandato, em 1995, Roh e Chun foram julgados por acusações corrupção, traição e motim. Em 1997, Roh foi condenado a 17 anos de prisão e multa de 260 bilhões de wones (mais de R$1.2 bilhões), mas foi perdoado no mesmo ano.

Roh deixa a esposa Kim Ok-suk – com quem era casado desde 1959 – e dois filhos, Soh Yeong RohRoh Jae-heon.

Fontes: (1), (2)
Imagem: Reuters
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido