Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Música

Conheça alguns artistas que faziam sucesso na Coreia antes do surgimento do k-pop – Parte 2

A Coreia sempre foi um celeiro de hitmakers e a KoreaIN já mostrou alguns artistas que faziam sucesso antes do K-Pop, mas, como a lista é grande, nós trouxemos mais alguns nomes que já bombaram – e ainda bombam – por lá!

Leia mais: Conheça alguns artistas que faziam sucesso na Coreia antes do surgimento do k-pop – Parte 1



Lee Seung-chul



O cantor Lee Seung-chul debutou de forma tímida em 1985, mas foi em 1986, ainda como parte da banda Boohwal (부활), que ele ganhou fama. Na posição de vocalista, eles ficaram conhecidos por músicas como My Love e Never Ending Story. Heeya (희야), primeiro hit da Boohwal ainda em 1986, até hoje confunde os fãs, que acham que a música pertence apenas a Lee Seug-chul. Em 1989, ele saiu da banda para lançar o primeiro de mais de 10 álbuns de estúdio, Don’t Say Good-Bye. Atualmente, Lee atua como apresentador e jurado na televisão.


Uhm Jung Hwa

Uhn Jung Hwa é uma atriz e cantora que começou sua carreira em 1993. Nesse ano, além do álbum Sorrowful Secret, ela atuou em seu primeiro filme, On a Windy Day, We Must Go to Apgujeong. Apesar da imagem sensual de Uhm Jung Hwa, seus próximos álbuns tinham bastante referência da dance music. O lançamento de “005.1999.06”, em 1999, trouxe os hits que a firmaram como uma ícone dos anos 1990: Poison, Invitation, I Don’t Know (몰라) e Festival. Nos anos 2000, a cantora focou em sua carreira como atriz e, em 2010, foi diagnosticada com um câncer na garganta, o que a levou a um grande hiato na carreira. Em 2017, ela voltou à ativa e um de seus mais recentes lançamentos é Hop In, lançada em parceria com a Hwa Sa. Ela também fez parte do projeto Refund Sisters junto com Hwa Sa, Lee Hyori e Jessi.


Yoon Sang



Produtor, compositor e cantor, Yoon Sang era, originalmente, baixista da banda de apoio do cantor Kim Wan-sun. Porém, no final da década de 1980, Kim Kwangsoo ofereceu-lhe a oportunidade de um debut solo, que resultou em Vol.1, seu primeiro álbum. Com elementos synthpop, Yoon Sang lançou ainda os álbuns Vol.2 (1991) e Vol.3 (1993), este último é o mais experimental de todos quanto à sonoridade.

Atualmente, atua como Professor de Música Contemporânea na Sungshin Women’s University, mas ainda nos anos 2000 ele compôs diversas canções para nomes como BoA e TVXQ.



Shin Hae-cheol



Conhecido por ser o pioneiro do rock experimental na Coreia, Shin Hae-cheol chamou a atenção do público pela primeira vez em 1988, ainda como membro da banda Muhangwedo, no 1988 MBC Campus Music Festival. Em 1990, ele lançou seu primeiro disco solo, alcançando o topo das paradas coreanas e ganhando diversos prêmios. Em 1992, lançou a banda N.E.X.T, deixando o pop de lado e abraçando o rock.

Ao mudar-se para Londres, em 1996, ele mudou seu nome para Crom e investiu na música eletrônica. Shin Hae-cheol faleceu em 2014, por negligência médica, após uma cirurgia de redução do estômago não autorizada pelo cantor.


Kim Hyun-chul



O cantor e compositor Kim Hyun-chul debutou em 1989 na indústria do entretenimento e, desde então, já lançou diversos discos e participou de inúmeros programas de televisão. Seu sucesso veio após o lançamento de hits como Train to Chuncheon e The Fall of the Moon, o que levou-o a ser uma referência para músicos das próximas gerações. Atualmente, ele é Professor do Departamento de Música Pós-Moderna da Kyunghee University.


Kim Kyung-ho



Lenda do rock coreano, Kim Kyung-ho é uma presença carismática nos palcos até hoje. Sua primeira aparição foi em 1989, em uma competição para novos talentos promovida pela KBS. Em 1991, ele alcançou o terceiro lugar no MBC’s University Music Festival com a música Long Goodbye, que faria parte de seu primeiro álbum, lançado apenas em 1995. Ganhando espaço na cena musical coreana, Kim Kyung-ho lançou seu segundo álbum em 1997 e a música People Who Make Me Sorrow alcançou o topo das paradas. Até 2003, quando sua voz começou a sofrer com nódulos nas cordas vocais, o cantor lançou várias músicas de sucesso, como Forbidden Love e Heartless. Em 2007 ele foi diagnosticado com necrose avascular, o que não o impediu de continuar a carreira. Nos últimos anos, o cantor participou de inúmeros programas de televisão e ganhou várias competições musicais.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.


Leticia Gonçalves

Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, teorias conspiratórias e não usa salto alto. Tem cara de brava, mas adora bater papo. Você disse Stray Kids?

[EXCLUSIVO] Grupo de k-pop SUPER JUNIOR negocia turnê no Brasil Dramas Coreanos com mais de uma temporada Empresas de KPOP investem em NFTs Girls Planet 999: Conheça o grupo Kep1er Programas Coreanos no Youtube