Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Entrevistas

[ENTREVISTA] Gaho apresenta novo álbum “Fireworks” e revela vontade de fazer músicas com ritmo de samba e bossa nova

Você certamente conhece o hit Start Over, parte da trilha sonora do drama coreano sensação de 2020, Itaewon Class. Porém, talvez nunca tenha percebido que a voz por trás desse sucesso é a mesma voz que acompanhou cenas marcantes em While you Were sleeping (“Come to Me“) e Start Up (“Running“).

O responsável por dar ainda mais emoção a esses dramas é Gaho, artista solo que debutou em 2018 e tem tomado a cena musical coreana. Nesse dia 23, ele está de volta com seu primeiro álbum – Fireworks – e contou para a KoreaIN um pouco sobre sua carreira, influências musicais e expectativas para o futuro.

O artista revelou que passou estes últimos dias filmando conteúdos para seu novo álbum e participando de reuniões para decidir as melhores músicas e ideias para levar aos fãs. Gaho ainda disse que está se “esforçado muito para continuar apresentando boas músicas“.


Confira agora a entrevista exclusiva completa:


Revista KoreaIN: Muitas pessoas conheceram sua voz através das suas trilhas sonoras para dramas coreanos muito populares. Para todos que estão começando a te conhecer somente agora, você poderia se apresentar e falar sobre sua música?

Gaho: Eu sou um cantor e compositor que faz de tudo. Começando pela criação de letras, passando por composição e finalmente produção. POP, R&B, ROCK, tento passar por todos os gêneros , sem diferenciar entre eles, me divertindo enquanto mostro minhas próprias cores e estilo. Ao escutar minha nova canção, ‘Right Now’, do meu primeiro álbum completo, ‘Fireworks’, você poderá perceber um pouco de todos esses gêneros.


Revista KoreaIN: Primeiramente, parabéns por receber o prêmio “Estrela Hallyu da Próxima Geração” durante a “Newsis K-Expo 2021”! Como foi ter seu trabalho reconhecido dessa maneira? O que você acha que esse título, e outros que recebeu, significam para a sua carreira?

Gaho: Em 2020, através da minha OST para Itaewon Class, ‘Start Over’, fui introduzido para muitas pessoas. Mas ser reconhecido como um artista que liderará a Onda Hallyu? Fiquei muito agradecido e emocionado. No futuro, me esforçarei ainda mais, e espero poder apresentar boas canções para muitas pessoas.

Algumas pessoas me chamam de “Rei dos vocais” ou “potência das trilhas sonoras”, mas não acho que eu esteja nesse nível, então quero me esforçar ainda mais para ser digno desses títulos.




KIN: “Rush Hour” e “RIDE”, ambas lançadas este ano, têm apenas alguns meses entre elas, mas são músicas tão diferentes e que mostram lados diferentes de você e perspectivas ainda mais diferentes sobre o amor. Quais foram suas inspirações e pensamentos dos produtores durante o processo de criação dessas canções?

Gaho: “Rush Hour” é uma música que criei pensando nos sons revigorantes do Pop. Com sons de guitarra e um ritmo viciante, é uma música que compara a situação de estar inquieto em relação a pessoa que se ama com a hora do rush no trânsito.

Já “RIDE” é uma música que inclui um estilo que era o número 1 entre os estilos que eu queria experimentar. É um rock, mas eu não queria que fosse um rock com ar de ballad, como as canções que são famosas na Coreia. Então me preocupei muito com o arranjo e a melodia. Eu também queria que houvesse uma batida um pouco mais pesada com o Pop, então adicionei alguns elementos de R&B. Meus amigos da KAVE, com quem trabalho, me ajudaram a produzir uma variedade de sons, enquanto eu me focava no arranjo e na melodia.



KIN: No vídeo que mostra os bastidores de “RIDE”, você disse que em seu álbum completo, gostaria de mostrar aos fãs uma “atmosfera espetacular”. O que exatamente você quis dizer com isso e o que os fãs podem esperar de “Fireworks”?

Gaho: Ah~ Naquela época, acho que a música título do novo álbum já estava pronta. Quando você ouvir “Right Now”, após o álbum ser lançado, vai poder perceber que os gêneros musicais e a atmosfera da canção em si são grandiosas. 

Esse álbum completo é também uma coleção dos pensamentos variados que se passam na cabeça de alguém na casa dos 20, acho que falei em uma “atmosfera espetacular” porque durante todo o álbum você pode sentir uma grande variedade de espectros musicais. Eu acho que é legal que as pessoas, ao ouvirem o álbum, saibam que essas eram a personalidade e a atmosfera que eu tinha em mente.


KIN: Como foi o processo criativo por trás de “Fireworks”? Você pode nos contar um pouco mais sobre o álbum?

Gaho: Meu primeiro álbum recebeu o nome de “Fireworks” (fogos de artifício), porque eu estou com 25 anos e ao pensar em como é ter 20 e poucos anos, penso em fogos de artifício. 

O momento em que fogos de artifício sobem ao céu e ficam no ponto mais alto, é um momento muito curto. Durante a criação desse álbum, pensei em como meus 20 anos estão sendo o período mais brilhante da minha vida, e estou nesse momento de subida, prestes a chegar no lugar mais alto e mostrar todas as minhas cores e brilho.

Os bastidores desse álbum incluem muita gente que trabalhou muito duro, e eu realmente não sabia que havia tanto a se preparar para o lançamento de um álbum. Geralmente, para o lançamento de um single, não é necessário tanto tempo, mas estamos nos preparando desde o ano passado e agora parece que um novo mundo está nascendo, percebi que não é assim tão fácil. Mas o resultado foi muito bom, então espero que muita gente ouça. Também preparamos uma grande variedade de conteúdos, então esperem por isso!


KIN: Se você pudesse escolher apenas uma canção que representa o “Artista Gaho”, qual música seria?

Gaho: Acho que gostaria que a representante fosse ‘Stay Here’. Também há uma canção chamada ‘Pink Walk’. Nesse novo álbum também há uma variedade de atmosferas, do estilo da música título, à canções especiais, então esperem ansiosamente.



KIN: O “KAVE”, time musical do qual você faz parte, tem um conceito bem único (todos vocês cantam, produzem e têm uma banda juntos) que é incrível! Como o “KAVE” foi criado e qual a importância desse time para o seu processo criativo?

Gaho: Eu formei esse time com vários dos meus amigos. Levou muito tempo até que eu pudesse ter todos esses amigos juntos fazendo música.

Tem gente que conheci no ensino médio, tem gente que fez faculdade comigo, basicamente vários amigos conectados de formas diferentes. Por isso, podemos nos apoiar ainda mais e formar uma sinergia muito boa.  A parte mais importante de um time musical como esse é a paixão por música, então é essencial que nos entendamos e trabalhemos duro juntos, não é?



KIN: Você conhece algum músico brasileiro ou se interessa por canções do Brasil? Há alguma possibilidade de que seus fãs do Brasil possam, no futuro, ouvir alguma influência ou ritmo brasileiro na sua música?

Gaho: Eu quero experimentar com o samba e a bossa nova para alguma canção no futuro. Infelizmente, não conheço muitos artistas brasileiros, mas vou estudar bastante para poder produzir uma música com os ritmos que mencionei. Até lá, aguardem!


Para encerrarmos a entrevista, pedimos que Gaho deixasse uma mensagem para seus fãs no Brasil:

Oi, aqui é o Gaho. Tenho visto seu apoio não somente no Twitter, mas também no YouTube e outras redes sociais. Sou e sempre serei muito grato. Quando fizer uma turnê pela América Latina, vocês serão os primeiros a quem eu cumprimentarei! Por favor, cuidem da saúde e até que possamos nos encontrar pessoalmente, me esforçarei para trazer muita música nova para vocês. Pink Walk!!

Gaho

Fireworks, o primeiro álbum completo do Gaho, já está disponível nas principais plataformas de streaming, assim como a faixa principal, “Right Now“. Confira o MV abaixo!


Imagens: INNEXTTREND Entertainment
Marketing global: MJ Tonz Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Jeice Torres

    Brasileira morando e estudando na Coréia. Apaixonada por k-hip hop, filmes de terror e picolé de melão. Na luta pela fluência em coreano.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido