Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Fatou (BLACKSWAN) comenta acusações de bullying contra a brasileira Leia

Nos últimos dias, fãs têm acompanhado inúmeras manifestações de apoio e condenação às integrantes do BLACKSWAN. Pessoas próximas à Leia acusaram Fatou de cometer bullying contra a brasileira, gerando indignação em internautas e fãs do grupo. Até o momento, não houve qualquer pronunciamento formal por parte da empresa do grupo.

Apesar da falta de informações oficiais, reunimos o que já foi relacionado ao caso para contextualizar os acontecimentos. Confira a cronologia dos fatos até o momento.


Dia 12 de novembro

A primeira denúncia partiu da fanbase Access Leia no dia 12 de novembro. No primeiro momento, provavelmente com o intuito de proteger a identidade da fonte, a página não divulgou as mensagens da pessoa próxima que teria feito a denúncia. Isso pode ser visto na postagem feita no Instagram:

A postagem causou indignação entre os internautas, porém também levantou dúvidas sobre a veracidade do conteúdo. Diante disso, a própria página resolveu divulgar os prints da mensagem, ainda preservando a identidade da fonte. Os registros foram revelados através do perfil da fanbase no Twitter:

Diante das reações de deboche de algumas pessoas sobre os erros de ortografia nas mensagens, Leia escreveu uma mensagem em seu perfil pessoal no Twitter. Após isso, as suspeitas de que as denúncias eram verdadeiras aumentaram. Além disso, o mesmo perfil também curtiu mensagens da fanbase.


Ainda no dia 12, o perfil no Instagram @t0kyoui entrou em contato diretamente com a mãe de Leia para perguntar se as acusações eram verdadeiras. Os registros foram divulgados pelo perfil @XlAOMlN no Twitter junto com um vídeo para comprovar a veracidade do material. Na conversa, a mãe diz que a filha não está sofrendo bullying por parte de Fatou, mas também por Youngheun, líder do grupo:

Dia 14 de novembro

Após dois dias de total silêncio por parte da empresa do grupo e das partes envolvidas, Fatou usou seu perfil pessoal para postar uma longa mensagem contando a sua versão dos fatos. O texto foi deletado pouco tempo depois, mas alguns fãs conseguiram salvar as mensagens e postaram em outras redes sociais.

A tradução completa da mensagem lê-se:

Estive pensando sobre isso por algum tempo. Após considerar cuidadosamente tudo que está sendo feito e dito, não posso mais esconder. Temos uma integrante no nosso grupo chamada Leia (Larissa). Ela é uma gigantesca dor de cabeça para todos na nossa empresa. Do nosso CEO aos nossos professores e chegando à nós. O maior problema é que ela sempre, a cada segundo do dia, pensa apenas nela mesma. Isso é um grupo. Ela não é uma solista. Sem qualquer consideração pelas pessoas ao seu redor. Ela faz o que bem quer sem pensar nos outros. Todos têm que correr ao seu redor. Todos têm que dançar na sua batida. Todos têm que pensar sobre ela. Por que? Porque, na cabeça dela, ela deve ser sempre o foco de tudo. Você diz algo com o qual ela não concorda? Ela inventa uma história envolvendo o assunto e te transforma na vilã e ela sempre é a vítima.

Um pequeno exemplo. Enquanto esperávamos nossa apresentação de “Close to me” no Music Bank, nossa manager nos pediu para tirarmos fotos individualmente, porque ela precisava de nossas fotos sozinhas para postar no Instagram do grupo. Então era isso que eu estava fazendo, de repente ela apareceu perto de mim para tirarmos fotos juntas e eu lhe disse que não, que eu precisava tirar fotos sozinha daquela vez como as outras integrantes estavam fazendo e ela também deveria fazer eventualmente. Por eu ter dito não daquela vez, ela trouxe o assunto em uma reunião que tivemos com nosso diretor. Ela pegou a situação e transformou dizendo que eu não gostava dela e por isso não queria tirar fotos com ela. Houveram muitas situações desse tipo. Não apenas comigo, mas com as outras integrantes também, mas ela sempre focou em mim e não sei o porquê. Isso também aconteceu recentemente após chegar ao nosso dormitório, Lisa começou a ligar para sua amiga e dizer que vai nos arruinar quando estiver fora (isso também é algo que ela diz bastante, “Não quero estar aqui, não quero estar nesse grupo”). E pessoas vão ficar do lado dela de qualquer forma porque ela é brasileira e começou a rir alto com sua amiga.

Isso é algo que eu nunca esperei que saísse da boca dela. Fiquei muito chocada porque esssa não é a Leia que ela me mostra. Mas, recentemente, também descobri que ela é assim nas minhas costas. Ela continua torcendo e distorcendo suas palavras. Mostra um lado diferente dela para as pessoas que ela acha que serão úteis para ela mais tarde e lhes diz o que ela acha que poderá ajuda-la também. Ela manipula todos a um ponto que estou impressionada que alguém como ela exista de verdade. Uma coisa que ela também gosta de fazer é negar que algumas palavras tenham saído da boca dela, mesmo que existam 4 ou 5 pessoas no ambiente que claramente ouviram ela dizer tais palavras. Ela nega que tais palavras tenham saído da sua boca com a cara lavada. Isso é enlouquecedor. Quando perguntamos a ela se ela pensa no grupo, ela diz que não. Ela se sente mal e com inveja quando as outras integrantes ganham mais fãs e seguidores porque ela acha que sempre tem que ser o foco principal. Se ela não for, ela começa a lamentar e dizer que nós/as pessoas não gostamos dela…

Ela disse com todas as palavras que foi ela que trouxe os fãs que temos agora, mas cada integrante tem o próprio charme e talento que atrai fãs e pessoas. Ela tem problemas psicológicos desde que era mais nova no Brasil e tinha que tomar remédios, mas ela se move nas minhas costas e diz que precisa toma-las por causa de mim. Ela tinha hérnia de disco desde que morava no Brasil, mas agora diz que começou quando entrou na empresa.

Ela declarou que é a mais próxima de mim, mas fala mal de mim a cada chance que tem e depois volta agindo como se fosse próxima. Enquanto todo o tempo o que fiz foi apoia-la, sempre. Todos os dias. Então, nós fomos para a Bélgica para encontrar nossos Luminas belgas e para que eu revesse minha família após 2 anos. O fato de que eu veria minha família de novo não foi bem aceito por ela. Ela perguntou por que a Fatou podia ver sua família e ela não. Ao invés de ficar feliz por mim, como as outras integrantes, ela transformou isso em eu ‘odiando’ e cometendo ‘bullying’ contra ela sem nenhum motivo.

Foi por isso que eu explodi contra ela em 25 de outubro. Ela continuou negando tudo de novo e de novo, mudando suas palavras mais uma vez. Eu disse muitas coisas duras das quais me arrependo porque eu nunca deveria ter me rebaixado ao nível dela. Ela nunca pensa sobre as coisas que fez errado. Na mente dela, ela pode fazer coisas nojetas com outras pessoas, mas, quando você faz o mesmo com ela, é um problema. Ela diz que nunca cuidamos dela nos últimos 2 anos, enquanto corremos atrás da bunda dela o tempo todo. Ajudando-a com os ensaios, canto, dança e expressões faciais.

Sempre que ela estava triste ou tinha problemas, ela vinha até nós e sempre tentávamos ajudá-la e fazê-la se sentir amada e admirada, mas nada disso aconteceu na cabeça dela. Ela vive de acordo com o próprio cenário. Faz quem quiser de vilão, mas ela sempre é a vítima em todas suas histórias. Mais como se fossem fantasias a esse ponto que ela sai por aí e espalha. Não estou dizendo que sou perfeita. Estou muito longe disso e sempre falei. Cometi muitos erros, mas sempre me desculpei. E depois de me desculpar, o mesmo erro não se repete. Mas Lisa se desculpa e faz a mesma coisa novamente menos de dois dias depois. E quando você fica com raiva, ela diz: “Ah, você não pode ficar com raiva porque já me desculpei”.

Sim, você se desculpou, então deveria haver uma melhora nas suas ações. Por isso as desculpas dela sempre soam falsas e, de certa maneira, soam como “Tanto faz, eu já me desculpei, então você não pode dizer mais nada”. Há ainda muito mais que eu gostaria de dizer, mas, pelo mínimo de respeito que ainda tenho por ela, pararei aqui. Espero que haja corretamente, porque, se continuar assim, algum dia você encontrará alguém que não aceitará você tão graciosamente como nós fizemos.

Seguimos esperando declarações oficiais de Leia ou da DR Music, empresa responsável pelo BLACKSWAN. Assim que tivermos novas atualizações, atualizaremos o texto.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: DR Music (divulgação)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido