Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação Sociedade

Formas de estudo gratuitos para um intensivão TOPIK

O TOPIK é o exame de proficiência do idioma coreano e é muito importante para quem deseja morar, trabalhar ou estudar na Coreia, ou para quem deseja saber seu nível no idioma. No Brasil, o TOPIK é realizado duas vezes ao ano, a prova deste ano aconteceu em outubro e no ano que vem, 2022, a primeira aplicação está prevista para abril. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de estudo gratuitas para você já ir se preparando e tirar uma boa nota, confira!

A principal dica para se dar bem no TOPIK é adquirir muito vocabulário, principalmente para a etapa de 듣기 (audição). Então vamos começar com dicas para aquisição de vocabulário: 

Drops

O drops traz a ideia de flash cards, mas com desenhos. Então você irá ver a tradução uma única vez e depois irá assimilar o vocabulário apenas por meio de imagens. Ele não tem a opção de tradução para português, mas como seu foco é nas imagens, não fará muita diferença se você não souber inglês. A versão gratuita permite que você faça 5 minutos de treino por dia e possui muitas palavras do dia a dia, que são muito usadas no TOPIK.

Acesse aqui.

Mondly

A versão gratuita deste aplicativo oferece uma lição por dia e algumas fases desbloqueadas. Diferente do drops, este aplicativo é mais focado em construções de frases, então, além de adquirir vocabulário, você consegue também compreender algumas questões gramaticais aplicadas em frases simples.

Acesse aqui.

Diálogos

Outra forma de conseguir um bom vocabulário e treinar para a etapa auditiva é ouvindo diálogos simples, de ocasiões do dia a dia, para isto, indicamos o canal oficial do Instituto Sejong no YouTube.


Além do vocabulário, quem fizer a prova do TOPIK precisa conseguir ler textos mais longos e ter conhecimento da gramática coreana, principalmente partículas. Vamos então para as dicas de estudo gramatical.

Hanijemi

O canal Hanijemi traz várias aulas com dicas e explicações sobre questões gramaticais do coreano com questões das provas anteriores, mas os vídeos são em coreano.

Canal Yoo Na Kim

O Canal Yoo Na Kim no YouTube também possui uma playlist resolvendo provas antigas do TOPIK e contém explicações em português.

TOPIK GUIDE

Neste site você encontrará todas as provas antigas do TOPIK que foram disponibilizadas pelo governo sul-coreano, com áudio e gabarito.

É muito importante fazer provas antigas para se familiarizar com o formato do TOPIK e compreender melhor como cada matéria será pedida. Além disso, o site disponibiliza vários simulados.

Acesse aqui.

Estude bastante e boa prova!


Ana Raíssa da Luz
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Ana Raíssa Luz

    23 anos, mineira, graduada música, estudos em neurolinguística e army. Vivo uma eterna paixão pela Coréia.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido