Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-drama TV

[LISTA] 6 personagens norte-coreanos em k-dramas para você conhecer

A história entre Coreia do Sul e Coreia do Norte sempre é algo interessante de contar, e é claro que os roteiristas de k-dramas não pensam diferente. Colocar um personagem norte-coreano em qualquer história é um grande sinal de sofrência e muito drama. 



Inserir personagens da Coreia do Norte em k-dramas não é um hábito novo dos roteiristas, até porque, nesta lista que preparamos tem personagens de dez anos atrás, afinal, fatos históricos são temas recorrentes nos k-dramas. Venha conferir!

Song Jaehee – Doctor Stranger (2014)

Song JaeHee (vivida por Jin Se-yeon) é uma jovem norte-coreana que se apaixona por Park Hoon (Lee Jong-suk), um estudante de medicina sul-coreano que vive no Norte desde criança por causa de um incidente do passado de seu pai. A relação entre os dois é intensa e verdadeira, o que não agradou alguns membros do governo do Norte, que decidem castigá-los de uma forma brutal: prender e assassinar o pai de Hoon diante de seus olhos. 

Após este trágico acontecimento, Hoon está determinado a fugir da Coreia do Norte com Jaehee, mas o plano acaba com ela caindo de uma ponte enquanto Hoon consegue voltar a viver no Sul. Anos depois, ele recebe a notícia de que JaeHee está viva em um acampamento na Coreia do Norte e decide economizar todo o dinheiro que ganhasse para tirá-la daquele lugar. Até que ele vê uma misteriosa médica anestesista chamada Han SeungHee (também intepretada por Jin Se-yeon)no Hospital Universitário de Myungwoo em Seul, e ela é extremamente parecida com JaeHee. Após confrontá-la, SeungHee nega ser quem ele pensa. Mas como pode uma mulher que se parece tanto com JaeHee, não ser ela?


Capitão Ri Jung Hyuk – Crashing Landing on You (2019)

Capitão competente da 5ª Companhia do Exército do Povo Coreano, Ri Jung Hyuk (Hyun Bin) é bem reservado e muito respeitado pela unidade que lidera e pelos moradores do vilarejo onde mora. Um prodígio do piano, estudava para se tornar um pianista antes de se alistar no exército norte-coreano depois que seu irmão mais velho morreu em um misterioso acidente de carro.

Embora venha de uma família política poderosa – seu pai é o Diretor do Politburo (Bureau Político do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia) -, Junghyuk prefere manter sua linhagem em segredo para investigar secretamente a morte de seu irmão mais velho. Ele esconde e protege Seri (Son Ye-Jin) depois que ela acidentalmente cai em seu território de patrulha. Enquanto tenta ajudar Seri a encontrar seu caminho de volta para a Coreia do Sul, ele começa a se apaixonar por ela e percebe que a conheceu antes, quando estava viajando para a Suíça com Seo Dan (Seo Ji-hye).


Seo Dan – Crashing Landing on You (2019)

Uma herdeira de loja de departamentos norte-coreana e aspirante a violoncelista, Seo Dan (Seo Ji-hye) tornou-se noiva de Ri JungHyuk por um casamento arranjado por seus pais. Embora esteja apaixonada por JungHyuk (Hyun Bin) desde que eram colegas de escola, ele não retribui os sentimentos dela, mas acaba concordando com o casamento.

Antes da data, Dan tenta impedir que o casamento se torne uma farsa depois de perceber que JungHyuk nunca a amou, mas com o tempo ela vai conhece e acaba se apaixonando por SeungJun (Kim Jung-Hyun).



Han MyeongWol – Spy MyeonWol (2011)

Han MyeongWol (Han Ye-Seul) é um agente na Coreia do Norte que trabalha para suprimir a onda hallyu no país. Ela vai atrás de pessoas que assistem a dramas, filmes ou música pop sul-coreanas, mas seu real desejo é ser uma agente especial como seu pai. MyeongWol recebe a missão de ir a Cingapura como guarda-costas da filha de um oficial militar de alta patente. A filha é obcecada pelo pop star coreano Kang Woo (Eric, do grupo SHINHWA) e vai especificamente para Cingapura para assistir ao show dele. Após o show, a filha do oficial pede para Han conseguir um autógrafo de Kang Woo, mas ela não consegue.

Quando Han volta para a Coreia do Norte, ela se encontra com o chefe dos agentes especiais, Choi Ryu (Lee Jin-Wook), que a informa que não a escolherá para a equipe de agente especial. MyeongWol então decide ir para a Coreia do Sul para completar sua missão sem informar seus superiores. Eles contatam o espião Han HeeBok (Jo Hyeong-Ki), que já está trabalhando disfarçado na Coreia do Sul, para dar a MyeongWol uma nova missão. A nova missão de Han é se casar com Kang Woo e persuadi-lo a ir para a Coreia do Norte.


Kim MiPoong – Blow Breeze (2017)

Um idoso que nasceu na Coreia do Norte e acumulou uma fortuna na Coreia do Sul sabe que seu tempo é curto. Um dia, ele coincidentemente descobre que tinha um filho que não conhecia. Ao tentar encontrá-lo, descobre que ele está morto, mas deixou uma filha que também foi desertada da Coreia do Norte e atualmente está morando em Seul.

Kim MiPoong (Lim Ji-Yeon) é uma garota norte-coreana inteligente e descontraída que estuda dança. Quando jovem, foi para Macau estudar e lá conheceu Lee JangGo (Son Ho-Jun), da Coreia do Sul. Eles se tornaram amigos e JangGo se tornou a primeira paixão de MiPoong, mas eles se separam quando ela teve que voltar para a Coreia do Norte. Alguns anos depois, MiPoong foge para Seul com sua mãe e seu sobrinho e acaba reencontrando JangGo, que agora é advogado. No drama, MiPoong e JangGo acabam encontrando o amor no meio da batalha por uma enorme herança.


Kang Saebyeok – Round 6 (2021)

jung-hoyeon-squid-game_4

O k-drama mais popular do momento também conta com uma personagem norte-coreana! Kang Saebyeok (Jung Ho-yeon), mais conhecida como 067, tentou escapar da Coreia do Norte com a sua família, mas seu pai acabou sendo assassinado no processo, enquanto sua mãe foi deportada na China.

Saebyeok e seu irmão mais novo conseguem ir para o Sul, mas tem que deixá-lo em um orfanato. Ela entra para o Jogo da Lula com o propósito de conseguir dinheiro suficiente para trazer sua mãe da Coreia do Norte e comprar uma casa para viver em paz com sua família. 

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Netflix, SBS, MBC, KBS, TVN (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.


Gabriela Oliveira

Jornalista de 22 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão. Complicada, perfeitinha (sqn), sagitariana e com um grupo favorito diferente a cada dia que passa.

Dramas Coreanos com mais de uma temporada Empresas de KPOP investem em NFTs Girls Planet 999: Conheça o grupo Kep1er Programas Coreanos no Youtube Saúde Mental – 5 K-Dramas que abordam o assunto