Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Curiosidades Datas comemorativas

[LISTA] Invenções que você (talvez) não soubesse que são coreanas

Anualmente no dia 4 de novembro é celebrado o Dia do Inventor. Para comemorar a data, traremos algumas invenções que a Coreia do Sul deu para o mundo.


Pluviômetro

Pluviômetros no Jardi Científico de Jang Youngsil, em Busan
Crédito: Wikimedia Commons 

O pluviômetro é um instrumento usado para medir a quantidade de chuva ocorrida em um local. O primeiro modelo do pluviômetro, chamado cheugugi, foi inventado por Jang Youngsil – apelidado de “Thomas Edison coreano” – em 1441, durante o reinado do rei Sejong. No século 15, a Coreia era o único país a usar um aparelho de medição para observações meteorológicas.


Prensa móvel

Réplica de uma prensa exibida no Museu de História Coreana, no aeroporto de Incheon.
Créditos: Wikimedia Commons

A prensa móvel foi inventada na Coreia no início do século 13. A invenção foi um desenvolvimento da tecnologia desenvolvida na China durante a Dinastia Song. Porém, o inventor considerado “pai” da prensa foi o alemão Johannes Gutenberg. Apesar disso, a prensa coreana antecipou a européia por um período de duzentos anos.


Jornal impresso

Parte do jornal mais antigo do mundo que se tem registro.
Créditos: Kim Jung Seok (Korea JoongAng Daily)

Para quem inventou a prensa, não é de se impressionar que também tenha inventado o jornal mais antigo do mundo, cujo registro consta nos anais da era Joseon. Batizado de Jobo, o jornal comercial e impresso diariamente cobria uma grande variedade de tópicos. Além das notícias diárias, também haviam notas sobre previsão do tempo e constelações.

Porém, aqui também há um conflito de informações para definir o real inventor do jornal. Oficialmente, pelo menos para o resto do mundo, o primeiro a imprimir um jornal foi o francês Johann Carolus. A Coreia do Sul já imprimia o Jobo desde 1577. Carolus já era nascido nessa época, mas tinha apenas dois anos de idade.


Tablet

GRIDPad
Crédito: Mark Richards (via Computer History Museum).

Como o país que é casa da Samsung, não é de se impressionar que a gigante tecnológica tenha lançados diversas inovações. Uma deles foi o primeiro tablet comercializado no mundo. O GRIDPad foi lançado em 1989 após a Samsung se fundir com a GRiD Systems Corporation. O produto é uma versão modificada do Samsung PenMaster, que não chegou a ser lançada comercialmente.


Tocadores de MP3

MPMan
Créditos: reprodução

Antes dos modernos smarphones aparecerem e agregarem funções de diversos aparelhos diferentes, a maior tecnologia disponível para ouvir músicas era os tocadores de MP3. O primeiro destes foi inventado em 1997 pela SaeHan Information Systems e batizado como MPMan, combinando com seus primos walkman e discman, que tocavam fitas cassete e CDs, respectivamente.

O MP3 foi uma das invenções destacadas em um dos nossos vídeos no TikTok. Confira e aproveite para seguir nosso perfil na rede @revistakoreain:

@revistakoreain

Confira 5 tecnologias desenvolvidas pela Coreia do Sul##AgoraVoceSabe ##foryou ##Coreia ##Korea ##CoreiadoSul ##fyp

♬ LALISA – 리사 (LISA)

Sobre o Dia do Inventor

Comemorado anualmente no dia 4 de novembro, o Dia do Inventor foi inventado por um inventor, obviamente. O alemão Gerhard Muthenthaler criou a data para homenagear todos aqueles que usam sua criatividade e trabalho árduo para trazer inovações para as nossas vidas.

Gostou da lista? Qual invenção você achou mais inesperada? Conte para nós nos comentários.

Fonte: (1)
Imagens: Wikimedia Commons, Kim Jung Seok (via Korea JoongAng Daily), Mark Richards (via Computer History Museum)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido