Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Cantor de folk Yang Byung Jip falece aos 70 anos de idade


O cantor de folk Yang Byung Jip faleceu na última sexta (24) aos 70 anos de idade. A notícia foi dada pelo crítico musical Park Seong-seo neste sábado.

De acordo com Park, ele e Yang marcaram de se encontrar em um café em Mapo-gu, mas o cantor não compareceu ao encontro nem atendeu suas ligações. O dono do café, que conhecia Yang, estranhou sua ausência e resolveu reportar o caso para a polícia. Policiais foram até a casa de Yang e o encontraram já sem vida. A causa da morte não foi revelada.

Yang Byung Jip nasceu em 1951 e debutou como cantor em 1974. Junto com Kim Min-ki e Han Dae-soo, ficou conhecido como os “cantores da resistência”, por atuarem em plena época da ditadura militar do país. Algumas faixas do seu primeiro álbum – Complaint – foram banidas pela censura por ter letras consideradas “vulgares”. Apesar disso, o álbum foi sucesso de público pelas mensagens que traz. Alguns de seus maiores sucessos foram versões de músicas do músico estadunidense Bob Dylan, um dos nomes mais influentes do folk no mundo.

Graduado em música pela Universidade Chung-Ang, Yang enfrentou a resistência de sua família para seguir carreira musical. Por exigência de seu pai, ele trabalhou em uma empresa de segurança, mas, um ano depois de iniciar o emprego, participou de um concurso de folk e terminou em 3º lugar.

Após o lançamento de seu álbum, Yang foi envolvido em uma polêmica onda de escândalos junto com outras celebridades da época por consumo de maconha. Após isso, decidiu encerrar temporariamente sua carreira de cantor e passou a viver como cidadão comum. Yang abriu um café na região de Sinchon bastante frequentado por famosos, mas o fechou em 1986 quando resolveu migrar para a Austrália, onde trabalhou como vendedor de carros, gerente de restaurante e repórter. Ele só retornou à Coreia em 1999.

Em fevereiro, foi lançada The SOUNDS of YANG BYUNG JIP, coletânea reunindo os maiores sucessos do cantor. Já no mês passado, Yang publicou sua autobiografia, intitulada The Man Who Met Bob Dylan (O Homem que Conheceu Bob Dylan), na qual conta sobre sua jornada musical.

Desejamos condolências para os familiares, amigos e fãs de Yang Byung Jip.

Fontes: (1), (2), (3)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    6 k-dramas com casais “friends to lovers” Jogadores brasileiros em times de futebol asiáticos 6 K-Dramas com Kim Ji-hoon K-Dramas e filmes com Lee Hyun Woo 5 K-Dramas com Choi Hyun-wook