Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação K-pop

Dicas para estudar coreano com músicas


A música pode agir como um estímulo para potencializar o aprendizado de um novo idioma, por isso é frequentemente utilizada em cursinhos de idiomas.

Quem nunca ficou com uma música grudada na cabeça? É muito mais fácil decorar a letra de uma música que decorar um texto, correto? Sendo assim, é possível utilizar músicas para reforçar o aprendizado da língua coreana. 


Nenhum modelo de estudo funciona com todas as pessoas, então o modelo que vamos passar hoje talvez não seja perfeito para você, mas vale a pena tentar. 

Este modelo foi criado pensando em utilizar músicas para reforçar os três pilares principais do processo de aquisição de uma nova língua: 1. componente sintático; 2. componente semântico; 3. componente fonológico. Também vamos passar uma lista com algumas músicas fáceis e legais.

Modelo de estudo

1. Escuta focada e objetiva

Em primeiro lugar, é importante compreender que apenas ouvir uma música que você gosta muito não vai te fazer aprender coreano. Você pode aprender a pronunciar uma palavra ou outra, mas não saberá utilizá-la em outros contextos, por isso precisa ter uma escuta focada e com um objetivo, além de estudar a música.

Tente ouvir bem cada palavra e procure focar na pronúncia do cantor em cada parte. Comece com músicas lentas e com a fala bem nítida. Neste primeiro momento, não procure letra ou tradução, apenas foque sua audição na pronúncia do cantor. Tente identificar onde estão os “acentos” das palavras, divisão silábica, a métrica de cada frase e assim por diante. Ouça se atentando à fala.

2. Estudo da letra

Após ouvir a música prestando atenção nos tópicos citados anteriormente, imprima (ou escreva) a letra em coreano e destaque com uma cor diferente as palavras que você já conhece e com outra cor, as palavras que não conhece. Depois disso, procure a tradução das palavras desconhecidas e escreva próximo à palavra.

Depois deste passo, leia atentamente o texto, tentando compreendê-lo. Se ainda estiver difícil, procure a tradução de toda a letra apenas para compreender o contexto, mas não fique muito focado nisso, o objetivo é conseguir compreender sem precisar ficar lendo a tradução todas as vezes.

3. Pronúncia

Depois de ter estudado a letra, mesmo que ainda não tenha gravado todas as palavras ou esteja com dificuldades em algumas partes, comece a ouvir a música lendo o texto em pensamento. Depois de fazer isso uma vez, cante junto com o cantor, lendo a letra.

Se ainda estiver difícil, divida a música em partes (por exemplo: hoje irei treinar a pronúncia até a parte x). No YouTube, coloque a velocidade de reprodução mais lenta e vá acelerando na medida que conseguir pronunciar bem cada palavra.

O próximo passo será cantar sem o auxílio do texto. Tente cantar e lembrar das palavras corretas, sem utilizar o texto.

IMPORTANTE!
Sabemos que ler em hangul pode ser difícil para quem está começando, mas, por favor, tente evitar ao máximo (ou nunca utilizar) a romanização. No início pode facilitar, mas lá na frente você estará se prejudicando muito se aprender o idioma apenas com a romanização.

Agora que você já tem as dicas, confira a seguir nossas sugestões de músicas para usar no seu estudo.


1. Sung Si Kyung – “Every Moment of You”

Esta é uma música lenta e fácil de pronunciar. O cantor possui uma dicção boa e você vai conseguir entender bem cada palavra. O vocabulário dela não é complexo, mas possui muitas conjugações gramaticais que talvez sejam um desafio.



2. Park Hyo Shin – “Wild Flower” 

Este cantor é bem conhecido na Coreia e você vai encontrar esta música em vários karaokês por lá. Quase todas as músicas deste cantor são lentas e indico para aprender, pois ele tem uma dicção perfeita. Além disto, suas letras possuem muito vocabulário legal e palavras lindas. Ela é fácil de ser pronunciada.



3. Jinho (PENTAGON) e Rothy – “A little bit more” 

Mais uma OST para a lista, esta música é um hino para as fãs de dramas (neste caso, do drama O que houve com a Secretária Kim). A gramática desta música é simples e fácil de pronunciar. Tem algumas palavras que se tornam quase um trava-língua, mas é um desafio muito bom. Diferente das outras duas músicas, nesta a pronúncia das palavras é um pouco mais rápida.



4. Gaho – “Start”

Esta música é rápida e seu desafio maior será, sem dúvida, na pronúncia. A gramática e estrutura de cada frase é simples e o vocabulário também é relativamente simples.



5. EVERGLOW – “Adios”

Como quase toda música de K-pop, é mais difícil ouvir bem a pronúncia de todos os cantores e sempre tem aquele rap difícil no meio, mas é um desafio muito bom. Além disto, possui muitas partes em inglês, o que talvez dificulte um pouco o estudo.


Divirta-se enquanto estuda!

Fontes: (1), (2), (3)
Imagem: National Hangeul Museum
Não retirar sem os devidos créditos.

Ana Raíssa Luz

22 anos, mineira, professora de música (graduando em licenciatura em educação musical escolar) faço pesquisas na área de neurociência e sou army. Vivo uma eterna paixão pela Coréia.

5 K-Dramas com Cha Eun Woo Conheça o elenco de Solteiros, Ilhados e Desesperados 8 casais que saíram dos k-dramas para a vida real Festivais de Música na Coreia do Sul – parte 2 Histórias de Superação do KPOP