Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação K-pop

Dicas para estudar coreano com músicas


A música pode agir como um estímulo para potencializar o aprendizado de um novo idioma, por isso é frequentemente utilizada em cursinhos de idiomas.

Quem nunca ficou com uma música grudada na cabeça? É muito mais fácil decorar a letra de uma música que decorar um texto, correto? Sendo assim, é possível utilizar músicas para reforçar o aprendizado da língua coreana. 


Nenhum modelo de estudo funciona com todas as pessoas, então o modelo que vamos passar hoje talvez não seja perfeito para você, mas vale a pena tentar. 

Este modelo foi criado pensando em utilizar músicas para reforçar os três pilares principais do processo de aquisição de uma nova língua: 1. componente sintático; 2. componente semântico; 3. componente fonológico. Também vamos passar uma lista com algumas músicas fáceis e legais.

Modelo de estudo

1. Escuta focada e objetiva

Em primeiro lugar, é importante compreender que apenas ouvir uma música que você gosta muito não vai te fazer aprender coreano. Você pode aprender a pronunciar uma palavra ou outra, mas não saberá utilizá-la em outros contextos, por isso precisa ter uma escuta focada e com um objetivo, além de estudar a música.

Tente ouvir bem cada palavra e procure focar na pronúncia do cantor em cada parte. Comece com músicas lentas e com a fala bem nítida. Neste primeiro momento, não procure letra ou tradução, apenas foque sua audição na pronúncia do cantor. Tente identificar onde estão os “acentos” das palavras, divisão silábica, a métrica de cada frase e assim por diante. Ouça se atentando à fala.

2. Estudo da letra

Após ouvir a música prestando atenção nos tópicos citados anteriormente, imprima (ou escreva) a letra em coreano e destaque com uma cor diferente as palavras que você já conhece e com outra cor, as palavras que não conhece. Depois disso, procure a tradução das palavras desconhecidas e escreva próximo à palavra.

Depois deste passo, leia atentamente o texto, tentando compreendê-lo. Se ainda estiver difícil, procure a tradução de toda a letra apenas para compreender o contexto, mas não fique muito focado nisso, o objetivo é conseguir compreender sem precisar ficar lendo a tradução todas as vezes.

3. Pronúncia

Depois de ter estudado a letra, mesmo que ainda não tenha gravado todas as palavras ou esteja com dificuldades em algumas partes, comece a ouvir a música lendo o texto em pensamento. Depois de fazer isso uma vez, cante junto com o cantor, lendo a letra.

Se ainda estiver difícil, divida a música em partes (por exemplo: hoje irei treinar a pronúncia até a parte x). No YouTube, coloque a velocidade de reprodução mais lenta e vá acelerando na medida que conseguir pronunciar bem cada palavra.

O próximo passo será cantar sem o auxílio do texto. Tente cantar e lembrar das palavras corretas, sem utilizar o texto.

IMPORTANTE!
Sabemos que ler em hangul pode ser difícil para quem está começando, mas, por favor, tente evitar ao máximo (ou nunca utilizar) a romanização. No início pode facilitar, mas lá na frente você estará se prejudicando muito se aprender o idioma apenas com a romanização.

Agora que você já tem as dicas, confira a seguir nossas sugestões de músicas para usar no seu estudo.


1. Sung Si Kyung – “Every Moment of You”

Esta é uma música lenta e fácil de pronunciar. O cantor possui uma dicção boa e você vai conseguir entender bem cada palavra. O vocabulário dela não é complexo, mas possui muitas conjugações gramaticais que talvez sejam um desafio.



2. Park Hyo Shin – “Wild Flower” 

Este cantor é bem conhecido na Coreia e você vai encontrar esta música em vários karaokês por lá. Quase todas as músicas deste cantor são lentas e indico para aprender, pois ele tem uma dicção perfeita. Além disto, suas letras possuem muito vocabulário legal e palavras lindas. Ela é fácil de ser pronunciada.



3. Jinho (PENTAGON) e Rothy – “A little bit more” 

Mais uma OST para a lista, esta música é um hino para as fãs de dramas (neste caso, do drama O que houve com a Secretária Kim). A gramática desta música é simples e fácil de pronunciar. Tem algumas palavras que se tornam quase um trava-língua, mas é um desafio muito bom. Diferente das outras duas músicas, nesta a pronúncia das palavras é um pouco mais rápida.



4. Gaho – “Start”

Esta música é rápida e seu desafio maior será, sem dúvida, na pronúncia. A gramática e estrutura de cada frase é simples e o vocabulário também é relativamente simples.



5. EVERGLOW – “Adios”

Como quase toda música de K-pop, é mais difícil ouvir bem a pronúncia de todos os cantores e sempre tem aquele rap difícil no meio, mas é um desafio muito bom. Além disto, possui muitas partes em inglês, o que talvez dificulte um pouco o estudo.


Divirta-se enquanto estuda!

Fontes: (1), (2), (3)
Imagem: National Hangeul Museum
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Ana Raíssa Luz

    23 anos, mineira, graduada música, estudos em neurolinguística e army. Vivo uma eterna paixão pela Coréia.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido