A Seoul Milk, uma das maiores empresas do ramo de laticínios da Coreia do Sul, divulgou uma nota para se desculpar por um comercial polêmico.
O vídeo – que já foi retirado dos canais oficiais da marca, mas está sendo postado por outros usuários no YouTube – mostra um homem filmando secretamente um grupo de mulheres em um campo aberto. Todas vestem branco e fazem o que parece ser poses de yoga. Após o cinegrafista fazer um barulho, sua presença é percebida e todas as mulheres se transformam em vacas.
Veja o vídeo abaixo:
Muitos telespectadores compararam comportamento do cinegrafista do vídeo aos chamados “molkas“, como é chamada a prática de filmar pessoas secretamente. Além disso, o comercial também gerou debates sobre sexismo ao escolher representar as mulheres como vacas.
A declaração de desculpas foi postada pela Seoul Dairy Cooperative, empresa parceira da Seoul Milk:
Pedimos sinceras desculpas a todos que se sentiram desconfortáveis com o comercial de leite lançado dia 29 do mês passado.
Estamos levando este assunto de forma séria e conduziremos uma revisão interna. Tomaremos cuidados extra para que incidentes assim não ocorram no futuro.
Curvamos nossas cabeças em forma de desculpas.
Esta não é a primeira vez que a Seoul Milk é alvo de protestos desta natureza. Em 2003, a empresa fez um evento para promover sua mais nova marca de iogurtes. Na ocasião, um grupo de três modelos fez uma “performance artística” que consistia em espalhar iogurte e farinha de trigo em seus corpos nus.
O caso foi levado à justiça e Kang Mo, presidente da marca, foi condenado a pagar uma multa de 5 milhões de wones (pouco menos de R$24 mil reais) por obscenidade. As modelos que participaram da performance também foram multadas. Duas delas, identificadas como Wi e Choi, foram penalizadas em 500 mil wones (aproximadamente R$2400 reais). Já a terceira, identificada como Park, teve de pagar 2 milhões de wones (cerca de R$9.600) pois, além de participar da apresentação, também era presidente da chamada Associação Coreana de Modelos Nuas.
Fontes: (1), (2)
Imagem: reprodução
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