Os homens da Coreia do Sul são obrigados a se alistarem no exército, seguindo a lei constituída em 1957 que é válida até os dias de hoje. Embora aqui no Brasil o cidadão possa ser dispensado por diversos motivos, na Coreia do Sul é diferente, e nem mesmo os artistas de K-pop escapam. Os fãs ficam apreensivos quando ouvem falar no assunto, já que o alistamento deve ser feito entre os 17 e 27 anos (18 e 28 anos na idade coreana).
Confira uma lista com os idols que foram e os que voltaram do serviço militar no ano de 2021:
Voltaram do exército em 2021
D.O. (EXO)
Do Kyung-soo (D.O.), membro do EXO, foi liberado do seu alistamento no exército em 25 de janeiro de 2021. O dever militar de D.O. durou 19 meses, tendo início em 1 de julho de 2019.
Após 6 meses de dispensa, o cantor lançou seu primeiro mini-álbum, Empathy (공감), que possui uma música com base latina, “It’s Love“, com versões em coreano e espanhol.
Sungjae (BTOB)
Yook Sung-jae, membro do BTOB, foi dispensado de seu alistamento no exército em 26 de setembro de 2021, porém, sua dispensa oficial estava marcada para o dia 19 de novembro. Por prevenção à COVID-19, os soldados foram liberados antes de voltar para a base militar. Sungjae se alistou em 11 de maio de 2020.
No dia 17 de outubro ele publicou nas redes sociais sua primeira foto após dispensa do exército sul-coreano.
Junho (2PM)
Lee Jun-ho, membro do grupo 2PM, que se alistou em 30 de maio de 2019, foi dispensado de seus serviços militares em 20 de março de 2021. A atuação de Junho no exército foi prestar para o serviço público devido a uma lesão no ombro.
Em 28 de junho deste ano, o 2PM lançou seu sétimo álbum, intitulado MUST. O grupo estava inativo há 5 anos.
Jinyoung (B1A4)
Jung Jin-young, membro do B1A4, foi dispensado de seus serviços militares em 9 de abril de 2021. A data de seu alistamento foi em 20 de junho de 2019 e o cantor cumpriu o serviço militar como servidor público.
Jinyoung fez um post em suas redes sociais para a anunciar sua dispensa do exército:
“Dispensado em 9 de abril! Eu voltei. Muito obrigado a todos aqueles que esperaram por mim. Eu farei o meu melhor. Fique saudável e feliz.”
Woohyun (INFINITE)
Nam Woohyun, membro do grupo INFINITE, foi oficialmente liberado de seu serviço militar em 4 de agosto de 2021, após 19 meses de alistamento. Woohyun se alistou no exército em 24 de outubro de 2019.
A primeira foto que ele publicou em suas redes sociais após seu alistamento foi em 6 de agosto.
“Ontem foi feliz”
Foram para o exército em 2021
Taemin (SHINee) – 31 de maio
Lee Tae-min, membro do SHINee, se alistou para o exército em 31 de maio de 2021, servindo oficialmente para a banda militar. Uma entrevista para a Military Manpower Administration divulgou algumas fotos dele.
Confira:
Chanyeol (EXO) – 29 de março
Park Chan-yeol, membro do EXO, começou seu serviço militar em 29 de março de 2021, sendo o quinto membro do grupo a se alistar no exército. Em sua rede social, Chanyeol se despediu de seus fãs com um simples “tchau”.
Young K (DAY6) – 12 de outubro
Kang Young-hyun, mais conhecido como Young K, membro do grupo Day6, se alistou para os serviços militares em 12 de outubro de 2021. Young K também era o DJ da rádio sul-coreana Kiss the Radio, porém, após sua saída, foi substituído por outros artistas.
Seu post de despedida em sua conta oficial nas redes sociais foi a frase de encerramento de seu programa de rádio.
“Este foi Day6 Kiss the Radio. Eu sou o DJ Young K. Tenham uma boa noite.”
Shownu (MONSTA X) – 22 de julho
Son Hyun-woo, mais conhecido como Shownu, líder do grupo Monsta X, se alistou no exército sul-coreano em 22 de julho de 2021. Na conta oficial do grupo nas redes sociais, Shownu se pronunciou e mostrou afeto aos seus fãs.
“Prometo encontrá-los novamente, e voltarei com boa saúde. Vou me tornar mais maduro e voltarei com um lado melhor de mim. Obrigado!”
Baekhyun (EXO) – 6 de maio
Byun Baek-hyun, membro do EXO, se alistou neste ano (2021) para o exército sul-coreano no dia do seu aniversário, 6 de maio. Em sua conta oficial nas redes sociais, Baekhyun se despediu e disse que voltaria em breve.
“D-1! Eu voltarei seguro”
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Instagram, Military Manpower (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.