Autoridades sul-coreanas informaram neste domingo (16) que identificaram mais contaminações por gripe aviária no país. Desta vez, o foco está em uma fazenda localizada em Yeongam, 384 quilômetros ao sul de Seul, com cerca de 33 mil patos. Este é o 21º foco de contaminação por gripe aviária encontrado na Coreia do Sul apenas neste período de inverno.
O governo alertou os fazendeiros sobre o crescimento de casos de gripe aviária no país e pediu a todos que reportassem qualquer sintoma suspeito em seus rebanhos. A gripe aviária é altamente contagiosa entre aves e pode causar até a morte, especialmente entre aves domesticadas.
O vírus da gripe aviária também pode infectar seres humanos. A contaminação é feita por contato com aves infectadas e afeta principalmente pessoas que trabalham diretamente com o manejo dos animais. De acordo com a Fiocruz, a taxa de mortalidade costuma ser baixa, mas é necessário diagnóstico e exames para que se saiba exatamente qual cepa causou a contaminação. Isso se deve ao fato do vírus sofrer mutações com o tempo, o que pode torná-lo mais contagioso ou mortal.
Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.