Uma loja localizada próxima à estação Jongno 3, em Seul, ganhou popularidade pela sua variedade de ramens disponíveis em uma enorme prateleira. A conveniência sem funcionários, aberta 24 horas, virou uma sensação entre cidadãos sul-coreanos.
Com o aumento nos casos de COVID-19, as lojas de autoatendimento ganharam atenção. Além disso, a praticidade das máquinas de venda automática que oferecem pratos completos em três minutos é um fator relevante para o sucesso.
Segundo dados da World Instant Noodles Association, os coreanos consomem em média 80 pacotes de macarrão instantâneo por ano. O país é o maior consumidor do produto, ficando na frente dos Estados Unidos, Japão e China.
Porém, a fama não está somente na Coreia do Sul. Com o crescimento da Hallyu – onda de popularização da cultura coreana -, o ramen expandiu também seu alcance global.
No mercado exterior, a China lidera como o país que mais exportou ramen coreano, seguido por Estados Unidos, Taiwan e Filipinas.
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Imagens: Freepik e The Korea Herald
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